Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

2021 – Seja protagonista!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
24 de novembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Faltam apenas quatro semanas úteis para o término do ano mais “sui generis” que, tenho certeza, todos – das gerações aqui presentes – vivemos. Oxalá! Política, econômica, psicologicamente e porque não dizer mortalmente, em que quase 170 mil pessoas no Brasil já perderam a vida.

O que podemos esperar de 2021? Olhamos para 2021 com esperança de que as coisas avancem, que o Brasil se torne mais amável, civilizado, educado e com menor diferença social e que a nossa economia, especialmente o segmento de varejo e consumo, possa ser protagonista nesta retomada.

Porém, olhando de perto os números que se apresentam, temo ficar somente na esperança.

Como sabemos, o auxílio emergencial, apesar de deixar as contas públicas em risco, colocou no mercado mais de R$ 182 bilhões nas mãos de aproximadamente 65 milhões de brasileiros desamparados.

Fonte: Portal da Transparência – Adaptação e análise: Mosaiclab Total disponibilizado: R$ 182,3 bilhões Beneficiários: 65,2 milhões
Total disponibilizado: R$ 182,3 bilhões
Beneficiários: 65,2 milhões

O auxílio começou a ser reduzido no mês de outubro e, pelo que o governo indica, ele deve ser limitado a 14 milhões de pessoas com a metade da previsão de receita individual do que foi durante a pandemia.

Outro número que assusta bastante neste momento é o número de desempregados. Hoje, falamos em 13,8 milhões, porém o que não se divulga é que a força de trabalho diminuiu aproximadamente 11 milhões de um ano para outro, ou seja, além dos 13,8 desempregados, temos mais de 11 milhões que estão fora da força de trabalho, totalizando quase 25 milhões de pessoas não produtivas!

E, para desafiar ainda mais o contexto, temos a inflação batendo na porta dos cidadãos brasileiros na casa do 3,89% ano, sendo que a de alimentos atingiu 9,17% ano.

A resposta para tantos desafios não é fácil, no entanto, tudo aponta para uma saída menos mágica e mais responsável possível por parte de cada um de nós. Vejamos estes outros dados.

Hoje no Brasil estima-se que existam mais de 1,6 milhão de vagas não preenchidas por falta de capacitação técnica, e aqui não me refiro a graduação ou pós graduação nas ciências exatas, me refiro a educação básica – leia-se ensino médio. Nos últimos dois anos, 60% das vagas ofertadas não foram ocupadas devido à falta de qualificação dos interessados. Entre os problemas, estão dificuldade de se expressar e de fazer contas, falta de conhecimentos básicos em inglês e informática e poucos anos de estudo.

Segundo o SINE (Sistema Nacional de Emprego), mais de 500 mil vagas foram oferecidas de janeiro a maio deste ano e apenas 37% foram preenchidas!

Existem postos de trabalho sobrando e falta qualificação dos postulantes.

Na nossa visão, se empresas, governo e indivíduos não buscarem/fomentarem aprimoramento intenso, continuaremos num país só de esperança e não de conquistas. Crescimento vem do investimento em aperfeiçoamento.

2021 será melhor somente se investirmos conjuntamente na produtividade e na capacitação em todos os níveis.

Imagem: Reprodução

Jean Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.

Postagem anterior

Nestlé lança e-commerce com doces de Leite Moça; lembre história da marca

Próxima Postagem

Sobe de 48% para 63% o índice de pessoas que pretendem aproveitar a Black Friday

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Consumidor une meios físico e digital para compras da Black Friday

Sobe de 48% para 63% o índice de pessoas que pretendem aproveitar a Black Friday

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.