Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O momento do varejo nos Estados Unidos

Redação de Redação
14 de setembro de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Eventos
Tempo de leitura: 5 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

Foram mais de 500 pessoas para assistir 50 apresentações condensadas em dois dias de intensos trabalhos envolvendo algumas das principais empresas varejistas cotadas na bolsa norte-americana, reunidas pela Goldman Sachs em sua 22ª Conferência Global de Varejo em Nova Iorque, no hotel Plaza, revendo de forma estruturada o momento e o futuro próximo do mercado e seu possível impacto no desempenho das ações dessas empresas.

Na plateia, analistas do mercado financeiro e varejista e empresas de investimentos que assistiram e puderam debater as apresentações comparando dados, desempenho e projeções que são, cautelosamente, desenhadas a partir do desempenho recente. E que cada um defina sua própria visão sobre o mercado, o segmento e a empresa.
Se é possível, ambiciosamente, buscar alguns pontos de consenso em tudo que foi mostrado, eis uma lista-síntese do que pode ser percebido:

a. Crescimento moderado. O desempenho do varejo norte-americano apresenta tendência de moderado crescimento no momento e tudo indica que assim permanecerá e, se expurgado o efeito do crescimento das vendas no e-commerce, em diversos segmentos o crescimento das vendas só das lojas físicas seria próximo a zero. O efeito do forte crescimento do e-commerce é de fato o elemento que influenciará o crescimento geral das empresas varejistas norte-americanas no mercado interno nos próximos períodos, mas de forma geral existe cautela com respeito à expansão global de negócios no futuro próximo por conta do rearranjo de todo o cenário econômico;

b. Digital é o ponto focal. O impacto do digital nas empresas varejistas norte-americanas é de fato o ponto mais importante de todo o processo atual. Para empresas como Macy’s, que no ano passado declarou que 50% de suas vendas totais eram impactadas pelo digital, neste ano aumentou esse nível de influência para 60%. Existe uma clara visão que é miopia considerar os 13% de representação do e-commerce sobre as vendas totais do varejo como referência mais importante e de fato o melhor indicador desse impacto é, como calculado pela Macy’s, o quanto o digital, incluindo o e-commerce, impacta no negócio total do varejo, a ponto de marcas tradicionais que vinham enfrentando sérias dificuldades, estarem se reinventando a partir do digital. Nesse aspecto, o valor de mercado atingido pela Amazon, próximo e até mesmo superando em alguns momentos o valor de mercado do Walmart, com faturamento equivalente a um quarto do maior varejista global, é um sinalizador importante dessa nova realidade. (Veja aqui o “Momentum” de 3 de agosto, sobre esse assunto do valor de mercado da Amazon);

c. Millenials são o maior desafio. A crescente representatividade da geração Millenial no mercado e no varejo especialmente dos EUA será o maior desafio a ser enfrentado pelas marcas e redes pois seus hábitos, atitudes, comportamentos, visões e perspectivas já estão afetando e afetarão de forma decisiva o futuro das empresas e dos negócios;

d. Em busca das experiências que diferenciem. Em tempos de crescente participação do digital em tudo que envolve o varejo, encontrar experiências que criem vínculos mais fortes com os consumidores se torna preocupação permanente e constante. Não são só as experiências na loja física, mas também, principalmente, na Omniloja, essa que emerge como o futuro do antigo ponto de venda, ao mesmo tempo que se renova o desafio de gerar também experiências no próprio e-commerce. Existe uma visão predominante que a opção Buy Online & Store Pickup deverá ser um das alternativas de mais forte crescimento nos próximos anos por conciliar aspectos positivos dos dois canais;

e. Valorização do Dólar vai impactar comportamento interno. A forte valorização do dólar ocorrida em muitos mercados, inclusive no Brasil, irá impactar o desempenho das empresas varejistas, tanto nas vendas feitas para o exterior quanto no custo dos produtos a serem ofertados no mercado;

f. Impactos no turismo também irá afetar desempenho em segmentos e regiões. A perspectiva de uma redução do fluxo turístico internacional para o mercado norte-americano irá afetar mais diretamente alguns segmentos de mercado e regiões geográficas, o que poderá ser parcialmente compensado pelo turismo interno;

g. Visão mais local. O cenário global de maior instabilidade em muitas regiões, mesmo em mercados mais maduros, e a perspectiva de enfraquecimento econômico de mercados emergentes, além de criar cautelas com a alocação de investimentos para essas regiões, fará com que atenção adicional seja desviada para aproveitamento de oportunidades no mercado interno que mostra condições de continuar expandindo em termos de consumo com menor risco em diversas categorias, porém sempre pautado pelo aumento da competitividade nos preços e margens que é ponto de grande preocupação;

h. O desafio da transparência no preço. A transparência de preços inerente a um maior acesso às informações sobre o que é praticados pelos diversos canais e concorrentes irá redesenhar toda a estrutura e o desempenho futuro do varejo (este assunto será tema do Momentum da próxima semana);

i. Big Data para customizar. Consensual a percepção de que o mais importante aspecto envolvendo a incorporação de Big Data pelos varejistas e fornecedores, tem muito a ver com a possibilidade de individualização e customização do relacionamento e como tal as empresas deverão acelerar seus projetos nessas áreas;

j. Delivery same day é parte da nova realidade. O empoderamento dos consumidores e a permanente busca de alternativas para superar expectativas e jogar o jogo da crescente busca de conveniência pelos clientes está institucionalizando a prática do Same Day Delivery, envolvendo não só os varejistas pure players, pela combinação de alternativas como a oferecida por Whole Foods e Home Depot através de programas associados;

k. Somar para não dividir. Os últimos anos têm mostrado oportunidades de somar esforços de marcas, conceitos e negócios, fazendo emergir uma nova realidade de projetos desenvolvidos em conjunto. Exemplos dessas iniciativas envolvem JC Penney, mais uma vez em busca de sua reinvenção, Macy’s, Home Depot, Gap e muitas outras. Interessantes inovações vindo de combinações com Nike, Mens’ Warehouse, Best Buy, Ben Harper e outras marcas. Nessas novas alternativas são criadas linhas, categorias e produtos diferenciados e operações compartilhadas para permitir a geração de uma estratégia integrada, nas lojas físicas e no ambiente digital, que possa tornar as empresas mais competitivas.

De fato é no mínimo pretensioso tentar num artigo de tendências consolidar alguns dos aspectos observados, para além dos números que foram a parte dominante de todas as discussões por conta da característica e do foco do evento. Mas servem como pontos de reflexões e inspiração.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

Burger King procura McDonald's para criar hambúrguer em conjunto

Próxima Postagem

PORTAL REVISTA EXAME: "Qual o seu nível de indignação?"

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem

PORTAL REVISTA EXAME: "Qual o seu nível de indignação?"

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.