Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A carteira dos brasileiros está mais magra

Redação de Redação
21 de agosto de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inteligência de mercado, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Eduardo Yamashita*

Que a carteira das famílias brasileiras está ficando mais magra não é novidade, mas a questão é: quão menor ela está?

Segundo a Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do IBGE de junho/2015, ela está cerca de R$ 1 bilhão mais magra, se comparada com o mesmo período de 2013. A massa salarial das famílias brasileiras, ou seja, a estimativa da soma dos salários de todos os brasileiros caiu de R$ 50,4 bilhões em junho de 2013 para R$ 49,5 bilhões em junho de 2015, uma redução de 1,8%.


Leia também:
– LATAM Retail Show, o varejo nunca mais será o mesmo
– Credenciamento grátis para expo: vantagens ao participante LATAM Retail Show

O impacto na renda das famílias brasileiras tem sido causada principalmente pelo expressivo aumento no desemprego e pela alta inflação.

O desemprego está no maior patamar desde 2010, alcançando 6,9% em junho de 2015, ocasionado sobretudo pelo fechamento de vagas, que apenas no mercado formal foram 900 mil a menos, na comparação do primeiro semestre de 2015 com o primeiro semestre de 2014.

Além do desemprego, a alta inflação também contribui para a redução da renda real das famílias, que no acumulado de 12 meses ficou em 9,56% em julho de 2015. O impacto é ainda maior ao considerarmos que os itens que apontam maior aumento de preços são aqueles de primeira necessidade como Moradia e Alimentação.

Potencial para recuperação de renda?

Dificilmente haverá uma recuperação na renda no curto prazo, uma vez que a tendência do desemprego ainda é de alta e que as empresas e governo estão com seus custos pressionados, fazendo com que eventuais ganhos de renda real não sejam tão expressivos como nos últimos anos.

Nesse cenário, as famílias de classe mais baixa são as mais impactadas, que além de ter sua renda mais comprometida e em itens de primeira necessidade, em geral também não possuem reservas financeiras expressivas e serão mais dependentes de crédito, que por sua vez está mais caro e com sua concessão mais rigorosa.

*Eduardo Yamashita é diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

Diretor da rede de lojas Marisa é palestrante do LATAM Retail Show

Próxima Postagem

LATAM Retail Show, o varejo nunca mais será o mesmo!

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

LATAM Retail Show, o varejo nunca mais será o mesmo!

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile