Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

O entretenimento pode ajudar os shopping centers e as vendas do varejo

Redação de Redação
12 de agosto de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Inovação, Malls, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Marcos Hirai*

[the_ad id="138406"]

Num momento conturbado em que vivemos, com retração do consumo, fica visível a diminuição do fluxo de pessoas nos shopping centers e nos polos comerciais de ruas. No varejo, alguns setores têm apresentado queda de mais de 30% nas vendas, comparando com as do ano passado. O ticket médio diminui, os itens por venda também e a inadimplência aumenta. Demissões de funcionários de lojas e da estrutura organizacional e novas lojas foram adiadas e a expansão revista. 


 Leia também:

 – Credenciamento gratuito para expo e vantagens para participante do LATAM Retail Show

– Diretor da Martin Brower é palestrante do LATAM Retail Show 


Nos shopping centers, há a consequência direta do cenário entre os varejistas – um aumento de lojas vagas e a profusão de tapumes. Consequentemente, tem o aumento da inadimplência e as renegociações de aluguéis entre locatários e locadores. Outro efeito são inaugurações sendo adiadas e novos projetos paralisados, afinal faltam lojistas para tantos shopping centers.

Num cenário como este, o que fazer? Talvez a palavra de ordem seja REINVENÇÃO.

O pensar diferente atinge o varejista que precisa fazer uma profunda análise do seu mix de produtos, pricing e atendimento diferenciado alinhados com a nova realidade do consumidor.

Mas e os shopping centers, como lidar com a vacância num cenário onde a expansão varejista está comprometida? Surgem aí novos players, onde se destaca o entretenimento.

Entretenimento em shopping centers

O Brasil é um dos países mais carentes em parques de diversões no mundo, temos parques antigos e mal conservados. Somos, porém, a terceira nacionalidade que mais frequenta os parques da Disney nos EUA. Isto prova que os brasileiros adoram se divertir, mas não encontra atrações correlatas no Brasil. Diante deste cenário, a combinação de parques de diversões com shopping centers reúne uma excelente simbiose.

Os parques, quando concebidos de grande porte, com tecnologia de ponta, podem atingir os anseios de um público interessado e ávido por consumir diversão de primeira linha. Recentemente, o Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, no Espirito Santo, instalou o simulador “Nave Mágica”, o mesmo equipamento existente no Epcot, no complexo Disney em Orlando – “Soarin”.

A Nave Mágica leva a cada embarque, 24 passageiros em uma viagem de imersão ao fundo do mar com mudanças de sensações movimentando os cinco sentidos humanos – com frio ou calor, vento, movimentos, cheiros, fumaça – de acordo com o que é exibido numa grande tela curva de 180m². Os assentos ocupados ficam sobre duas plataformas robóticas que, amparadas por seis eixos móveis sob comando de um sofisticado software, acompanham os movimentos do que é contado na história.

O intuito deste investimento de R$ 30 milhões do Grupo Sá Cavalcante foi o de movimentar o centro comercial e torná-lo um “hub social” onde entretenimento e lazer se complementam com as lojas. O shopping inserido junto com três concorrentes próximos se diferencia e traz um público atraído pela atração que acaba consumindo nas lojas do shopping. Ganham todos, lojistas, shopping e consumidor. Que isto se torne um case de referência nos shoppings brasileiros.

Em tempo: no próximo dia 27 de agosto será realizada a 3ª edição do Retail Real Estate, evento integrante do Latam Retail Show (um dos maiores eventos do setor varejista da América Latina), que ocorre no Expo Center Norte em São Paulo – SP. O congresso reúne lojistas, mercado imobiliário e shopping centers para discutir o futuro dos pontos comerciais. Cases, palavras e debates com mais de 14 palestrantes nacionais e internacionais.

*Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

PORTAL REVISTA EXAME: "Nunca Antes"

Próxima Postagem

Seminário discute aspectos legais e operacionais da segurança em shopping centers

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Seminário discute aspectos legais e operacionais da segurança em shopping centers

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.