Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

A combinação mágica de Eficiência, Flexibilidade, Produtividade e Felicidade no Home Office

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
24 de agosto de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Woman in surroundings of digital technology

Woman in surroundings of digital technology

[the_ad id="169690"]

É parte da nova realidade e veio para ficar. O que eram iniciativas isoladas e limitadas a um ou dois dias por semana, a pandemia transformou em elemento permanente do cenário emergente. E o desafio no novo home office (HO) dominante passou a ser como combinar de forma mágica Eficiência, Flexibilidade, Produtividade e Felicidade.

[the_ad id="138406"]

Para muitos, nesse novo ambiente do home office, uma reinterpretação mais ousada poderia caracterizar que não é que você trabalha em casa, mas …. você mora no trabalho.

Muito simples discutir virtudes e flexibilidade do HO quando se está na zona sul de São Paulo e tem seu escritório isolado em casa ou no apartamento, devidamente equipado com internet estável e de alta velocidade, laptop atual e mais impressora e copiadora. E os filhos já estão criados e estão independentes. Nesse caso a vida profissional e pessoal tem um upgrade existencial mágico e a recém descoberta das virtudes do HO é um dos legados positivos da pandemia. Mas isso é para os happy few.

[the_ad id="99067"]

A questão é muito mais complexa quando se mora num apartamento menor. Seu companheiro(a) também é obrigado(a) a trabalhar remoto, a internet oscila e é instável e o plano contratado, quando disponível, entrega muito menos, mas a conta permanece igual. Complica mais ainda se os filhos estão em idade escolar e sem aulas. As reuniões virtuais se multiplicam e os sábados e domingos foram incorporados como dias quase normais de atividade por conta da pressão do mercado recessivo apesar da carga contratada de trabalho e o salário terem sido reduzidos em 50%. E na maioria dos casos ainda falta, ou é inviável, avós que possam ficar com os filhos em alguns momentos para permitir um nível mínimo de concentração.

E pode ser pior ainda, se for um dos novos desempregados gerados pela pandemia e está sendo feito algum bico para gerar alguma receita além do auxílio emergencial.

Seguramente essas imagens, com cores e tons em diferentes intensidades são, de fato, as dominantes.

Para completar o desenho do macro cenário, cresce o número de organizações que, por questão de custo ou racionalização, além das questões de saúde e prevenção, define que o HO será a nova realidade e reduz espaços corporativos e frequência aos escritórios. Em alguns casos adotando políticas que podem envolver apoio na comunicação e internet, na reconfiguração do auxílio alimentação e eventual transporte, bem como questões ligadas a equipamentos para o trabalho em casa ou, ops, morar no trabalho!

O tema central para todas as organizações que operavam em escritórios corporativos é como maximizar as componentes Eficiência, Produtividade e Flexibilidade sem esquecer da vital vertente da Felicidade, dentro da nova realidade.

Por muitos anos aperfeiçoamos os elementos que poderiam contribuir para o melhor desempenho nos espaços corporativos envolvendo layout, ergonomia, comunicação visual, eletrônica e digital, espaços recreativos e de inovação, alimentação no trabalho, luzes, cores, cheiros, plantas e muito mais. Negócios surgiram e cresceram especializados na busca dessa combinação ótima. E muitos estudos e pesquisas foram desenvolvidos, produtos criados e repensados, consultorias contratadas para buscar esse cenário ideal que contribuísse para a maior eficiência e satisfação de todos no ambiente corporativo.

E de repente, não mais que de repente, absolutamente tudo tem que ser novamente repensado.

Estamos, definitivamente, começando um novo ciclo onde a solução híbrida de HO e trabalho no ambiente corporativo deverá ser reconfigurada na perspectiva, ao menos atual, de que o período no escritório deverá ser menor do que aquele em casa, com todos os seus reflexos na vida das pessoas, das comunidades, no transporte e na reconfiguração da geografia de consumo. Um novo e vasto campo de pesquisa, estudo, aprendizado, serviços e soluções. Mais um legado da pandemia.

E o desafio que se impõe é a busca dessa combinação mágica, no mínimo nos dois ambientes, escritório corporativo e casa, que permita melhorar a Eficiência, a Flexibilidade, a Produtividade e, haja desafio, a Felicidade.

NOTA: O repensar do consumo impactado pela evolução do home office combinado com o escritório corporativo, também será tema que estará na pauta do Global Retail Show, de 13 a 19 de setembro, em 15 países e apresentado por perto de 280 líderes desses setores em todo o mundo. E com duas pesquisas exclusivas, uma sobre o comportamento e atitudes pós-Covid, realização da Mosaiclab e apoio da Toluna, e outra como os empresários brasileiros do setor avaliam a evolução do varejo, essa com apoio da FGV.

* Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Usuários do aplicativo Magalu contarão com Black Friday “antecipada”

Próxima Postagem

Cristal trincado: receita da Swarovski deve cair em um terço este ano

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Swarovski

Cristal trincado: receita da Swarovski deve cair em um terço este ano

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.