Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

É possível salvar o pequeno lojista de shopping centers?

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
23 de julho de 2020
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos
É possível salvar o pequeno lojista dos shopping centers?

Durante a pandemia, nada menos que 1,3 milhão de empresas fecharam as portas no Brasil, sendo que 46% delas encerraram suas operações de vez – as demais ainda têm esperança de reabrir à frente, em algum momento. Das que pararam de funcionar em função da pandemia, 99% são de pequeno porte. Os dados são do IBGE e confirmam pesquisa divulgada no mês passado pelo Boa Vista mostrando que cerca de 95% dos pedidos de falência ou recuperação judicial no país, durante essa crise, se referem a pequenas empresas.

Não é à toa que Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee, definiu o momento atual como ‘a crise do pequeno negócio’. Afinal, são os pequenos os que mais sofrem com a falta de receitas provocada pelo fechamento do varejo, a dificuldade de acesso a linhas de crédito e a necessidade de abraçar a omnicanalidade, com evidente sacrifício da margem de venda.

No mundo dos shopping centers o cenário não é diferente. Levantamento realizado alguns anos atrás por Renata Gomes, experiente especialista no setor, revelou que 70% dos lojistas em shopping centers brasileiros possui apenas uma loja. A imensa maioria desses proprietários de uma única operação são pequenos empresários. Quando percorremos centros comerciais Brasil afora fica ainda mais evidente a importância do lojista independente ou pequeno franqueado, seja para completar o tenant mix ou para adicionar cor local à mescla de marcas nacionais e regionais. E são esses os mais expostos aos efeitos da crise, que obriga o varejo a apressar o passo para adequar-se às novas demandas dos consumidores ao mesmo tempo em que fecha a torneira dos recursos necessários para que os pequenos possam evoluir no seu modelo de negócios.

Fica a pergunta: será ainda possível salvar os pequenos lojistas dos shopping centers? Ou seremos obrigados a repaginar os centros comerciais contando com uma quantidade significativamente menor de comerciantes locais? A resposta à essa questão não é simples.

Para começo de conversa, é preciso admitir que parte dos pequenos lojistas dos shoppings não conseguirá mesmo atravessar a crise. Estimativas da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) indicam que de 15 a 20% dos restaurantes independentes ficarão pelo caminho. Em outros segmentos o cenário não é muito melhor.

Por outro lado, os shopping centers seguirão na sua metamorfose, em ritmo acelerado, transformando-se em destino de entretenimento e hospitalidade, repleto de restaurantes agradáveis, operações de lazer e varejistas capazes de proporcionar experiências e fomentar relacionamento, que impulsionarão vendas em múltiplos canais simultaneamente. Essas características aplicam-se a poucos lojistas de pequeno porte. Muitos desses pequenos deverão naturalmente migrar para o comércio de rua, strip malls, polos comerciais em terminais de metrô e ônibus e centros comerciais orientados para valor e conveniência. Como consequência, os shoppings aos poucos ganharão um perfil mais parecido com o dos malls americanos, onde apenas cerca de 10% do mix é ocupado por varejistas locais.

É claro que muitas tentativas de apoiar o pequeno lojista continuarão acontecendo. A indústria tem procurado fazer isso, oferecendo financiamento na composição do estoque e apoio na operação. A Associação Brasileira de Franquias (ABF) tem também demonstrado preocupação em atenuar as dificuldades de franqueadores e, principalmente, franqueados. E redes de shopping centers, como brMalls por exemplo, estão ativamente engajadas na luta pela sobrevivência de seus lojistas de menor porte.

Talvez, entretanto, todas essas iniciativas sejam apenas paliativas, com potencial para simplesmente adiar o que parece inevitável. O futuro dos shopping centers, com tudo o que isso traz de positivo e negativo, passa por uma redução considerável na quantidade de pequenos lojistas e uma concentração maior na participação das redes nacionais e regionais.

Quem viver, verá.

NOTA: A Gouvêa Malls é uma consultoria de negócios e soluções para uma nova geração de centros comerciais planejados. Estamos à sua disposição para conversar sobre reposicionamento de shopping centers e evolução das suas estratégias de negócio. Para marcar uma reunião entre em contato com comercial@gsmalls.com.br.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Varejo já se prepara para uma Black Friday no ambiente digital

Próxima Postagem

Renata Brasil se junta ao time de Marketing do Itaú para reforçar agenda de transformação

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
RBfoto

Renata Brasil se junta ao time de Marketing do Itaú para reforçar agenda de transformação

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile