Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Uma CHAVE para o novo mundo

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
16 de julho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
atendimento humanizado

O ditado popular “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!” está cada vez mais apropriado para o momento em que vivemos. Logo no início do isolamento social determinado pelos governantes na pandemia de COVID-19, a batalha entre Saúde e Economia nos impôs uma polêmica de difícil posicionamento. Manter o mercado “correndo”, com as portas abertas, e expor a sociedade a um risco de contaminação superior à capacidade de leitos nos hospitais… ou ficar esperando uma melhoria dos níveis de contaminação, com as portas fechadas, e expor a sociedade a uma crise econômica ainda mais aguda que aquela vivida nos últimos anos?

É realmente difícil defender qualquer um dos lados nesse cabo de guerra. Também é difícil encontrar o ponto de equilíbrio e encontrar o ritmo da caminhada, sem correr nem ficar parado. Cada empresa teve que buscar o seu próprio caminho e sua própria velocidade. Pudemos ver a grande maioria das empresas escolhendo o caminho da transformação digital (ou, no mínimo, incorporação de redes sociais para manutenção de contatos com o mercado consumidor) e, nesse tema, a velocidade foi intensa. As empresas estabeleceram processos ágeis para colocar no ar, em poucas semanas, projetos que durariam meses para serem implementados.

Outro ponto de rápida transformação foram os cuidados com a saúde das pessoas. As empresas de atividades essenciais, que mantiveram suas atividades durante todo período de quarentena, rapidamente estabeleceram novos processos e equipamentos de proteção para proporcionar segurança aos clientes e equipes de trabalho.

A união dos dois temas acima começa a nos direcionar para um caminho onde todos precisaremos passar e, de alguma forma, muitos já estão caminhando. Os primeiros passos já estão sendo dados e muitas empresas já estabeleceram novos processos, canais de vendas, competências etc., mas será que as pessoas estão sendo capacitadas para o Novo Mundo? Será que as empresas estão aproveitando esse momento de quarentena para requalificar suas equipes? Independente da transformação digital e dos cuidados com a saúde a cultura da sociedade está em processo de mutação! E a transformação das culturas corporativas? Estão se transformando também!

Será pouco eficaz para as empresas, se investirem em grandes transformações, mas não atuarem intensamente na capacitação do desenvolvimento e qualificação de seus times nesse momento. Um excelente exemplo de investimento em transformação da cultura corporativa, que vem sendo intensamente conduzido, é a Danone. A empresa realizará o Campus Experience Brasil 2020, trata-se de um evento para os seus 4.500 funcionários, onde o objetivo é fomentar o modelo mental (mindset) de inovação e transformação digital. Por causa da pandemia, será online e contará com temas como inovação, colaboração em rede e foco no consumidor. O evento está em linha com a visão corporativa da Danone chamada One Planet One Health (Um Planeta Uma Saúde, em tradução literal), a qual defende que os indivíduos, ao fazerem suas escolhas de consumo, escolhem o mundo que querem viver. O resultado esperado é que os profissionais Danone apliquem essas novas competências em suas rotinas de trabalho.

Como podemos ver, as transformações do mundo virão e, como a Danone, as empresas serão obrigadas a requalificar suas culturas corporativas para que as transformações estruturais tenham resultados positivos na sustentabilidade das empresas. Será importante usar a C.H.A.V.E. para abrir as portas da empresa para o Novo Mundo. Enquanto o Mundo ainda está em processo de transformação, use os cinco pontos da C.H.A.V.E. para requalificar suas equipe e não ficar parado, enquanto ainda não podemos correr:

CUIDADOS COM AS PESSOAS
HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
ATITUDE 24×7
VISÃO AMPLIADA EM 360°
ESTRATÉGIAS DE CURTO PRAZO

Cuidados com as pessoas: a sociedade valorizará quem se preocupa com a saúde das pessoas.

Humanização do Atendimento: mesmo que haja forte transformação digital nas empresas, a sociedade continuará valorizando a conexão emocional entre seres humanos.

Atitude 24×7: estar conectado o tempo todo na transformação da cultura da sociedade e disponível para o cliente sempre que ele precisar, sabendo desaprender para reaprender.

Visão ampliada 360º: compreender as demandas da sociedade e ter um propósito de atuação que contribua com resultados positivos para ela.

Estratégias de Curto prazo: reduzir os prazos de revisão dos planos estratégicos para ajustar às demandas emergentes (que serão cada vez mais intensas).

* Imagem reprodução

Postagem anterior

99 expande serviço de entrega para mais cidades brasileiras

Próxima Postagem

Brasil inteiro já conta com a iniciativa do Banco Carrefour para pequenos empreendimentos

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
carrefour

Brasil inteiro já conta com a iniciativa do Banco Carrefour para pequenos empreendimentos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.