Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo Sustentável pós-George!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
9 de junho de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejo Sustentável pós-George!

Os movimentos sociais nos ensinam muito. A mim sim, e principalmente àqueles que não avisam ou atendem as previsões do comportamento humano.

Estes movimentos imprevisíveis, forçam a sociedade a encarar seus pênaltis, suas incoerências, de forma frontal, escancarada e exigem muita reflexão!

Estamos em meio a pandemia global onde somos todos obrigados a repensar hábitos, valores, higiene, prioridades, ritmo de vida, apegos, compaixão ao próximo, propósito, equilíbrio físico e emocional. Parece bastante, sim? Porém, de repente… como se o tsunami não fosse suficiente, surge o furacão George Floyd.

Como disse sua própria filha, em aparição pública: “…ele deve estar feliz, pois mudou o mundo!” Ele escancarou em escala global os nossos preconceitos, nossa imperfeição, as diferenças de oportunidade, a nossa tolerância a desigualdade social e forma pouco solidária com que normalmente encaramos as coisas, a nossa incivilidade.

Agora, vem a pergunta: Como estes movimentos sociais impactam o mercado? O que tudo isso tem a ver com o nosso varejo? Resposta: Tudo!!!

O varejo de certa forma é espelho de uma sociedade. Varejo e consumo refletem as necessidades e os desejos das pessoas. Sociedade essa, que exposta a tão “muvucado” contexto começa a se questionar, e de alguma maneira a olhar-se para este espelho de maneira diferente, e em algum momento do tempo, essa mesma sociedade não se reconhece mais.

Ela anseia por mudanças, e também por um varejo diferente! Um varejo com genuíno propósito! Um varejo onde o propósito faça parte do “core”, da essência, da estratégia a execução das vendas e que as evidências sobre isso, sejam verdadeiras.

Já se sabe e muito se lê sobre o quanto as pessoas/consumidores – globalmente – estão mais engajados e propensos a considerar empresas ou marcas que cuidam das pessoas e do planeta.

A Covid-19 está acelerando algumas tendências, e para o varejo, vem criando seu novo “normal”: digitalização, consciência do bem estar social, consumo redundante em baixa, maior cuidado com a saúde, online shopping…

E o George nos tornou mais conscientes que tem algo bem errado por aí…

Ou os negócios são redesenhados a respeitar, contribuir em evoluir essas relações com o planeta e TODOS os seus habitantes ou elas serão parte do passado (ainda bem!).

Expressões e lamentos não dão mais conta do recado. A sociedade exige posicionamento e atitude proativa. O Varejo Sustentável não tolerará o silêncio empresarial a todas estas questões, e elas poderão custar muito caro na perpetuidade e relevância das marcas e produtos.

Por outro lado, aquelas empresas ou negócios que se posicionam tão pouco estão livres de reações contrárias, um exemplo interessante foi a Nike – que em 2018 tentou abrir este caminho – com o jogador Colin Kaepernick, da NFL, a liga de futebol americano, que dividiu a opinião pública naquele momento, ao ajoelhar-se durante a execução do hino nacional americano, em protesto contra a violência policial, quem diria, hoje a Polícia repete esse mesmo gesto em apoio a igualdade e solidariedade!

Quando os anúncios foram lançados, pessoas ameaçaram queimar seus tênis, a hashtag #BoicoteNike foi parar nas listas de mais usadas no Twitter e as ações da empresa caíram 3%. Entretanto, depois da campanha, as vendas subiram, e desde então as ações se valorizaram 30%.

No fundo no fundo, queremos mais justiça, menos desigualdade, mais civilidade e educação, tudo isso em um planeta menos poluído!

A pandemia nos impõe novos modelos de vida e prioridades.

George Floyd nos impõe mais justiça e menos desigualdade.

Dica do dia: Assuma uma posição que acredite, ocupe um lugar genuíno e que lhe aproxima ao seu propósito e boas vendas!

NOTA: A GS&Consult, consultoria de negócios do grupo Gouvêa de Souza atua da Estratégia a operação dos negócios apoiando as empresas a redirecionarem seus planos estratégicos de forma ágil e transformadora l Jean Paul Rebetez (jean.rebetez@gsmd.com.br)

* Imagem reprodução (Chandan Khanna/AFP)

Postagem anterior

Domino’s usa drone para entregar desconto nas janelas dos clientes

Próxima Postagem

Estudo aponta que consumo das classes C e D cai 12% na quarentena

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Estudo aponta que consumo das classes C e D cai 12% na quarentena

Estudo aponta que consumo das classes C e D cai 12% na quarentena

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.