Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mais sobre reinvenção das lojas

Redação de Redação
18 de maio de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Marcos Gouvêa de Souza*

A FAO Schwartz foi uma loja ícone no segmento de brinquedos em sua emblemática localização na esquina do Central Park, na 5ª Avenida, em Nova Iorque (EUA), desde 1986. Foi e não será mais, pois brevemente irá fechar e poderá reabrir em outra localização, com aluguel e custos menores, já que a operação atual não mais comporta os valores envolvidos.

A empresa, fundada em 1870, portanto com 145 anos, chegou a ter 40 lojas nos Estados Unidos e hoje permanecia apenas com sua loja ícone no General Motors Building, aberta em 1986, e foi vendida para Toys R Us em 2009 como resultado do processo de transformação estrutural do segmento de brinquedos, constantemente desafiado pelos formatos orientados para descontos e as vendas online.

Os investimentos e custos dessa localização sem dúvida conspiram para a necessidade de mudança para algo viável em outro local, mas muito tem a ver com a constante migração da compra dessa categoria para o canal digital que cria novos e crescentes desafios para as lojas tradicionais que não migrem para o conceito Multiproposta, onde oferecem muito mais do que apenas produtos e precisam incorporar serviços, soluções, entretenimento, experiência, relacionamento, educação e muito mais, podendo até vender produtos.

Essa parece ser, mais uma vez, a constatação baseada no que temos visto em todo o mundo nesse processo de profunda transformação que hoje ocorre no varejo global.

É sintomático que no mesmo momento que uma FAO Schwartz muda em Nova Iorque por conta de suas dificuldades, em São Paulo abre a primeira loja Eataly, um novo conceito e formato de loja no desafiador segmento de alimentação. O setor é um dos mais consolidados mercados do País, onde os cinco maiores operadores respondem por quase 40% da vendas totais do segmento de super e hipermercados.

A proposta do Eataly também é emblemática, pois foi desenvolvida por Oscar Farinetti, um empreendedor italiano que havia atuado na área de produtos eletrônicos e converteu, em 2007, uma antiga fábrica de bebidas em Turim nesse conceito que reúne loja de produtos para alimentação e local para consumo, operando restaurantes e bares num mesmo espaço, na visão de proporcionar uma experiência ampla que envolve apelos os mais diversos para atrair consumidores que estejam buscando algo diferenciado nessas categorias.

Ou seja, alguém egresso de um segmento extremamente comoditizado e competitivo, como o de eletrônicos, converte uma antiga fábrica abandonada, símbolo da mutação econômica de uma região, em um conceito que mescla produtos, serviços, experiência e muito mais dentro da nova realidade de transformação dos negócios no mercado.

Essa nova realidade impõe oferecer mais do que produtos a preços competitivos para os clientes. Isso faz toda a diferença num cenário em que a internet cria mais alternativas, conveniência e facilidades para consumidores que só faz crescer a oferta e as vendas por meio do comércio eletrônico por operadores sem nenhuma loja, atuando através de sites cada vez mais amigáveis e entregas programadas, mesmo no segmento de alimentação, como é o caso de Ocado, na Inglaterra, Amazon Fresh e Fresh Direct, nos Estados Unidos, ou mesmo Hola Chef, na Índia, e muitos outros.

Tudo que envolve essas profundas transformações que ocorrem nos negócios com o crescimento da importância estratégica dos canais digitais por conta do avanço das vendas, relacionamento, promoção e propaganda e o uso de informações coletadas a partir das transações na reconfiguração das lojas. é parte do cenário da Omniera. E isso redesenha absolutamente tudo.

O que está em discussão é como as lojas estão se reinventando, especialmente aquelas que estão no meio do caminho, que não são os templos das marcas de luxo nem o depósito despojado daquelas só orientadas para preço baixo. É aí que mora o perigo.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Postagem anterior

Especialista norte-americano em gerenciamento de projetos estará no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

O varejo e as mídias sociais

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

O varejo e as mídias sociais

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.