Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Sinal vermelho até para estoicos

Redação de Redação
22 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
[the_ad id="169690"]

Por Marcos Gouvêa de Souza*

[the_ad id="138406"]

A combinação perigosa de renda familiar com menor expansão, emprego em queda, crédito caro e inadimplência com tendência de crescimento e, principalmente o menor índice de confiança dos últimos 10 anos, e que continua a piorar, criou um cenário onde a luz vermelha está acesa até o para os mais estoicos empresários e dirigentes de negócios no país.

Saímos de uma situação de luz verde no final do ano passado, evoluímos para a luz amarela logo após as eleições e chegamos à luz vermelha no período de apenas quatro meses numa escalada que, era sabido, deveríamos passar para promover um realinhamento geral na área econômica, sabidamente fora dos eixos. A diferença fundamental está no fato de que um cenário seria passarmos por esse inevitável período com a esperança de transformações relevantes e inevitáveis no plano politico, econômico, social e financeiro. Outra coisa, absolutamente diferente, é passarmos por esse calvário, com a expectativa de mais do mesmo.

[the_ad id="99067"]

E é essa expectativa que domina o cenário e que faz com que os índices de confiança dos consumidores e empresários de todos os segmentos econômicos estejam em patamar tão baixo o que realimenta todo o processo, pois baixa confiança empresarial é sinônimo de menor investimento com contração de emprego e para o consumidor significa menor propensão a consumir com adiamento de compras. Ambos serão responsáveis diretos pelo agravamento do quadro macro econômico e a perspectiva de que antes de melhorar ainda vai piorar.

Até mesmo para estoicos de plantão o quadro geral inspira crescente preocupação.

O estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão de Cítio no início do século III a.C. e propõe que se viva de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a indiferença em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio deveria obedecer à lei natural, reconhecendo-se como um elemento na grande ordem e propósito do universo, devendo, assim, manter a serenidade em relação às tragédias e as coisas boas.

Manter investimentos, gerar empregos e olhar o futuro está cada vez mais difícil no cenário de negócios e o sentimento dominante é de cautela, preocupação e foco no dia a dia, busca de maior eficiência e produtividade dos recursos existentes e adiamento de projetos.

No varejo significa, figurativamente, mais barriga no balcão e menos olhos no futuro.

O dramático da situação atual é o sentimento de que talvez esse período de profundo e sabidamente inevitável ajuste econômico não tenha o efeito depurativo que deveria ter, precipitando revisão de estruturas, políticas e práticas e que estejamos passando novamente por um momento onde a maior parte da conta é passada para o setor privado sem que o Estado, genericamente, faça sua parte e corrija os erros estruturais que gerou.

No universo das idealizações, toda crise tem a virtude de precipitar mudanças radicais e estruturais e, no caso brasileiro atual, isso deveria significar o enxugamento da máquina pública, a revisão dos sistemas tributário e trabalhista, a re-orientação do foco da política externa e a revisão da estrutura burocrática existente, elementos que comprometem a eficiência e produtividade do País, tornando-o menos competitivo no mercado global.

O que temos visto e ouvido são muitos discursos e propostas convergentes com essas idéias mas, no real, assistimos à continuidade das práticas e estruturas existentes e uma crescente dificuldade de avanço travada no sentimento coletivo de que não existe determinação férrea, genuína e inspiradora, para promover as mudanças que precisam ser feitas.

E para agravar ainda mais o cenário econômico, comprometendo esforços de revisão nesse sentido, o País acompanha atônito o desenrolar do enredo pontuado de corrupção, ausência de ética e desvio de recursos públicos que têm sido mostrados diariamente.

Nesse mar de incertezas e preocupações, como bem pontuou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em recente manifestação, o que pode haver de auspicioso, buscando encontrar um fio de esperança, é o que temos visto na Justiça, na mídia e nas ruas.

Será uma questão de tempo. Com maior ou menor sacrifício. Com mais ou menos dor. Mas o País irá purgar os desvios recentes e reencontrar seu caminho desde que, e somente se, os que têm a responsabilidade de liderar não se omitam e assumam uma postura mais inquisitiva e decidida de trabalhar pelas mudanças que precisamos. Deixou de ser uma questão de opção. Não há estoicismo que resista ao quadro atual.

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Panorama do mercado de Food Service no Brasil

Próxima Postagem

Velhos problemas, novas soluções

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem

Velhos problemas, novas soluções

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.