Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A hora e a vez das ações de treinamento

Redação de Redação
16 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rodrigo Anunciato*

O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (Icec), divulgado no início deste mês pela Confederação Nacional de Comércio, Bens e Serviços (CNC), aponta quedas de 7,7% no mês de março em relação ao mês de fevereiro.

Segundo especialistas, a queda na confiança dos empresários dos setores avaliados no Icec pode levar a um aumento significativo das demissões ao longo do ano.

O que fazer frente a esse cenário?

Essa é a pergunta que a maior parte do empresariado brasileiro se faz nesse momento, e uma das possíveis respostas pode estar mais perto do que se imagina.

De modo geral, cenários econômicos desfavoráveis exigem maior empenho criativo por parte das empresas, bem como revisões consideráveis de questões que envolvem produtividade e efetividade.

Entretanto, essas não são as únicas ações a serem adotadas pelas empresas que buscam garantir sua atuação em meio à turbulência econômica atual.

Nesse momento, um dos meios para se fazer isso é por meio do investimento ainda mais intenso em ações de treinamento, revisão de processos e adoção de novos procedimentos de trabalho.

Pode parecer insensato à primeira vista, mas essa é uma das maiores e melhores opções para o momento, pois, de modo geral, períodos de baixa produção permitem ao empresariado alavancar a qualificação do capital humano de suas empresas, favorecendo assim a obtenção de índices ainda mais expressivos de produtividade e efetividade profissional, mesmo com quadros de colaboradores mais enxutos.

Iniciativas que fazem a diferença

A General Eletric (GE), seguindo essa linha de atuação, inaugurou um centro de treinamento no Rio de Janeiro.

Algumas das maiores empresas varejistas do País tem investido fortemente na construção de suas universidades corporativas, visando a formação não apenas de suas lideranças, mas também de seus níveis de base, o que permite que colaboradores que nunca estiveram em uma sala de treinamento possam finalmente integrar uma.

Segundo o Índice Global de Investimentos de Talentos (GTCI), divulgado pelo Human Capital Leader Institute, o Brasil figura no 49° lugar no ranking com 93 nações que investem no crescimento, na atração e na retenção de profissionais.

O resultado do país no GTCI deixa claro que ainda há muito por fazer quando o assunto é o capital humano das empresas e reforça não apenas a importância, mas a urgência de que o empresariado brasileiro compreenda definitivamente que o fortalecimento econômico está diretamente ligado ao fator humano.

Com isso, fica claro que investir no capital humano agora trará benefícios às organizações não apenas no longo prazo, mas no curto e médio também.

Àqueles que de fato quiserem fazer a diferença nesse momento precisarão não apenas reavaliar seus programas de treinamento, mas finalmente compreender que o aprimoramento profissional por meio do treinamento é um investimento e não um custo que só se assume quando o momento econômico é favorável.

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

A epidemia do pessimismo contagioso

Próxima Postagem

Panorama do mercado de Food Service no Brasil

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Panorama do mercado de Food Service no Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile