Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O momento do profissional de expansão varejista

Redação de Redação
7 de abril de 2015
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Por Marcos Hirai*

Fazer carreira no varejo era, há algum tempo, uma ocupação temporária e dificilmente fazia parte do objetivo de carreira dos jovens. Quem trabalhava no varejo era muitas vezes visto como “alguém que não teve outra oportunidade na vida”. Mas já faz alguns anos que o varejo deixou de ser coadjuvante para ser protagonista da economia brasileira, além de maior empregadora.

Fazendo um retrospecto, há cerca de 20 anos o varejo era dominado majoritariamente por redes familiares, informalidade, lojas desorganizadas, pouco informatizadas, gestão baseado no feeling do dono, amadorismo e pouca atenção para a organização e aparência das lojas e da exposição de produtos.

Beneficiado pela estabilidade da moeda, pelo incremento das políticas sociais e com o consequente ingresso de 40 milhões de novos consumidores (classe C), o varejo ganhou fôlego para se preparar para crescer e consequentemente evoluir. Redes internacionais ingressaram no Brasil, adquirindo redes ou comprando participações e trazendo na bagagem tecnologia e conceitos avançados de gestão e organização. A popularização do cartão de crédito e o cerco à sonegação de impostos pelo governo somados ao crescimento do sistema de franquias e da forte proliferação dos shopping centers nas cidades brasileiras completam o quadro.

Num panorama como este, o patinho feio começou a virar cisne e muitos jovens começaram a pensar seriamente em trabalhar no varejo e fazer carreira! Sim, agora o varejo se profissionalizou e ganhou um outro status. Trabalhar em varejo oferece um rol de oportunidades, com bons salários e desafios iguais ou superiores a de qualquer outro segmento da economia.

Mas um problema aflige o varejista – a falta de mão de obra qualificada. Num segmento acostumado a promover “gente de casa”, como o empacotador, que vira caixa, que vira gerente, que vira supervisor, que vira comprador, que vira diretor; agora precisa contar com profissionais e executivos mais preparados para a concorrência cada vez maior e com os desafios impostos pelas margens de lucros cada vez mais apertada e consequente aumento de eficiência. A presença dos players globais também exige esta qualificação.

Como alternativa de qualificação profissional nesse nicho, a Universidade Presbiteriana Mackenzie possui o curso de MBA de Expansão do Varejo, com início de turmas em maio. Serão 512 horas ministradas em dois anos de curso, que conta com executivos varejistas brasileiros entre os professores.
*Marcos Hirai (marcos.hirai@bgeh.com.br) é sócio-diretor da BG&H Retail Real Estate

Postagem anterior

Os mistérios do varejo da Índia – Parte 1

Próxima Postagem

Organizadores do LATAM têm primeiro encontro

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Artigos

O futuro do varejo passa pela personalização em escala

1 de outubro de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
Varejo

Drogarias Pacheco e São Paulo adotam escala 5×2 e ampliam folgas dos colaboradores

30 de setembro de 2025
Artigos

Quando a loja vira cidade

30 de setembro de 2025
Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Logística

Nestlé investe em CD no Nordeste e reduz prazo de entrega em até 4 dias

30 de setembro de 2025
Artigos

A cultura digital do foodservice: redes sociais, novas gerações e o futuro do branding

30 de setembro de 2025
Latam Retail Show

Experiência personalizada se consolida como diferencial competitivo no varejo

30 de setembro de 2025
Varejo

Natura lança programa para transformar consultoras em criadoras de conteúdo

30 de setembro de 2025
Varejo

Deloitte pede falência da Valdac e encerra ciclo das marcas Siberian e Crawford

29 de setembro de 2025
Próxima Postagem

Organizadores do LATAM têm primeiro encontro

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile