Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O Foodservice de 2019 em grandes números

Vólia Simões de Vólia Simões
6 de março de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Food delivery

O foodservice fecha 2019 com números positivos, aumentando em +5% o número de visitas no setor, significando aproximadamente 604 milhões de visitas a mais em alimentação fora do lar do que no ano de 2018¹.

Dois cenários principais justificam esse contexto: por um lado, a recuperação lenta e contínua do setor após recessão recente, por outro lado tendências no comportamento de consumo que vêm alterando a dinâmica do segmento.

Em termos de recuperação, o que se nota é que públicos mais prejudicados no cenário recessivo começam a voltar apara o foodservice nas proporções anteriores à crise. Destacam-se neste contexto classe C e famílias, por exemplo.

Os primeiros vêm ao foodservice como um movimento de longo prazo. Acentuam-se diante do cenário econômico de recuperação das taxas de desemprego ainda muito focadas em empregos informais e autônomos, que favorece muitas vezes a remuneração em faixas periféricas.

Segundo dados o IBGE, no último trimestre de 2019 registravam-se  aumento de 3,3% em empregados do setor privado sem carteira assinada ou trabalhadores por conta própria, um aumento de quase 1 milhão de pessoas em relação ao mesmo período do ano anterior².

O segundo grupo que se recupera neste período são visitas com três ou mais pessoas – incluindo famílias, isto é, mesclam adultos e menores de 18 na mesma refeição – com um crescimento de 10% em 2019 (duas vezes maior que o ritmo do foodservice).

Movimento interligado ao retorno da Classe C, que também acessa o foodservice em grupos e momentos de lazer, este crescimento ocorre não só dentro dos restaurantes e lanchonetes, mas também dentro de casa: 31% do crescimento dos grupos é unicamente dentro do delivery digital.

Delivery digital, aliás, é tendência que continua impulsionando o foodservice e revisitando a dinâmica de consumo. Hoje representa 5% de todos os pedidos realizados no foodservice, e cresce dois dígitos nos dois últimos anos, em ritmo descolado do cenário de recessão e posterior lenta recuperação do setor.

Acompanhar informações sobre o cenário econômico e transformações no comportamento de consumo nos permitem antecipar tendências que vêm pra transformar não só o foodservice, mas o varejo como um todo, e se beneficiar das novas dinâmicas do segmento.

¹Fonte: Pesquisa CREST® com consumidores de refeições preparadas fora do lar, realizada pela GS&NPD, parte integrante do Grupo GS& Gouvêa de Souza.  Para dúvidas ou obter mais detalhes da metodologia; entre em contato no e-mail: info@gseinteligencia.com.br

²Fonte: IBGE – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mensal

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Lego se compromete com sua expansão na China

Próxima Postagem

Hering apresenta resultados abaixo do esperado após fechamento de 2019

Vólia Simões

Vólia Simões

Vólia Simões é head de Inteligência de Mercado e especialista em pesquisa e insights para o Varejo e Foodservice da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Hering

Hering apresenta resultados abaixo do esperado após fechamento de 2019

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.