Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O único caminho para evolução do esporte brasileiro

Luiz Paulo Pinto de Moura de Luiz Paulo Pinto de Moura
28 de novembro de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

É consenso que as oportunidades de desenvolvimento do esporte brasileiro, geradas diretamente pela Copa do Mundo de 2014 e pelos Jogos Olímpicos de 2016, ficaram para trás. Em 2017, as já esperadas dificuldades de financiamento do esporte nacional foram confirmadas e ganharam ainda maior dimensão com o agravamento das crises econômica e política no país. Rapidamente o sistema federativo esportivo brasileiro, com exceção do futebol, passou de uma época de abundância histórica de recursos para uma fase de problemas de fluxo de caixa, que dura até hoje.

Esta é a realidade que as lideranças do esporte brasileiro enfrentam no momento. Entre os inúmeros desafios, dois são urgentes: Superar as dificuldades financeiras de curto prazo e promover a necessária evolução da qualidade do produto esportivo nacional para fãs, mídias e marcas. Neste contexto é comum ouvirmos no meio esportivo duas perguntas: – É possível as organizações esportivas colocarem em prática as soluções para esses desafios?’ – Caso positivo, qual é o caminho capaz de acelerar essa evolução?

Sou otimista e acredito que as soluções são possíveis. Meu pensamento baseia-se no seguintes pontos. Primeiro, a expectativa de retomada do crescimento econômico do país, fundamental para o reaquecimento de importantes fontes de receita do setor esportivo, como patrocínios, aquisição de direitos de transmissão, venda de ingressos e produtos licenciados. O segundo ponto é consequência da digitalização da sociedade. As áreas de mídia e marketing estão em plena transformação e a tendência é o crescente uso das verbas de comunicação das marcas em ações ligadas a produção de conteúdo e experiências. Esta tendência pode gerar um fluxo adicional de receitas para o esporte nacional, se o setor estiver preparado para estas entregas. O terceiro fator é a entrada no Brasil de novos “players” globais de mídia como Facebook e outros.

Na busca por conteúdo local, essas empresas podem trazer novas receitas, além de dar mais visibilidade e valorizar as propriedades esportivas nacionais. Por último, estamos vendo no Brasil os resultados e o sucesso de algumas propriedades esportivas que passam a ser referências de boas práticas de gestão para o mercado. Tanto propriedades internacionais com operações locais como NBA e UFC, quanto diferentes projetos nacionais que vem mostrando nítida evolução, como os casos do Flamengo, da NBB e do Rugby Brasil.

Porém, os pontos acima só poderão realmente impulsionar de forma ampla o esporte brasileiro, se todos os agentes do setor (entidades, atletas, patrocinadores, mídias, agências, instituições de ensino e setor público), unirem esforços e priorizarem um único caminho: acelerar a gestão profissional, inovadora, eficiente e continuada do esporte nacional. É fundamental encontrar as formas de implantar, o mais rápido possível, estruturas organizacionais totalmente atualizadas e capacitadas para entender e atender as demandas atuais do esporte como um negócio de entretenimento e mídia.

Se desejamos que o esporte e a prática esportiva em nosso país continuem impactando e transformando positivamente a vida das pessoas, este é caminho a seguir.

Muito acima de agendas de interesse pessoal, este deve ser o propósito e o legado das lideranças do esporte brasileiro.

NOTA: No SUMMIT SPORTLAB, no dia 05/12, quinta-feira, serão apresentados diversos temas atuais ligados à gestão do esporte. Estarão presentes os principais líderes e executivos do esporte brasileiro, debatendo assuntos como: experiência do fã, programas de patrocínio, ativação, o novo consumo de conteúdo esportivo, digitalização da sociedade, o futuro da mídia, o mercado de streaming, gestão de propriedades esportivas e projetos sócio esportivos, entre outros.

Para os participantes será a oportunidade de conexão com importantes “players” do mercado esportivo, além da troca de conhecimentos e revisão do pensamento estratégico e operacional sobre o esporte enquanto produto de entretenimento, conteúdo multiplataforma, instrumento de marketing e agente de desenvolvimento humano.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

E-commerce cresce nesta Black Friday na América Latina e no Caribe

Próxima Postagem

A cannabis possui enorme potencial terapêutico para doenças neurodegenerativas

Luiz Paulo Pinto de Moura

Luiz Paulo Pinto de Moura

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
A cannabis possui enorme potencial terapêutico para doenças neurodegenerativas

A cannabis possui enorme potencial terapêutico para doenças neurodegenerativas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.