Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um polvo com muitos tentáculos – Ecossistemas de Negócios

Jean Rebetez de Jean Rebetez
4 de junho de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

Afinal de contas o que é um “ecossistema de negócios” e como e para que são construídos?

Os ecossistemas de negócios se configuram por uma multiplicidade de negócios, canais, operações, produtos, estratégias e atuações que um grupo empresarial possa ter.

Invariavelmente, esses negócios são sinérgicos e se apoiam mutuamente, ampliando a oferta ao mercado, atendendo demandas específicas internamente ou externamente e gerando valor ao todo.

Um verdadeiro ecossistema extravasa as fronteiras nacionais e adquire presença global se tornando verdadeiras organizações globais (Global – ORGANIZATION – SYSTEM-HUB, termo primeiramente usado por Scott Galloway). Além de serem mundiais, omnicanais, multiplataforma para seus produtos e serviços, essas organizações agregam muito mais diversidade ao negócio, incluindo serviços financeiros de toda sorte, lojas físicas ou digitais de várias bandeiras e marketplaces, com comunicação e mídia, soluções em tecnologia e sistemas de distribuição. Além disso, elas possuem CRM integrado a tudo isso, identificando, mapeando e predizendo a melhor oferta para quem precisa.

Muito mais complexos e onipresentes, os ecossistemas de negócio são uma evolução do conceito GOSH. Um verdadeiro polvo organizacional, com diversos tentáculos, capturando tudo que é possível para um núcleo central da organização.

Estes sistemas estão só começando, podemos ouvir já os exemplos que vem da China, especialmente ALIBABA e TENCENT entre os mais notórios. Porém, alguns grupos organizacionais tendem a evoluir os seus negócios para a diversidade de atuação e ofertas, como é o caso da AMAZON, APPLE, WALLMART, CARREFOUR e outros gigantes.

Independente do tamanho da organização e seus mecanismos, o que estes ecossistemas ensinam?

Que a construção de um modelo de expansão tem que considerar a agilidade na ampliação da oferta omnicanal, tornando uma organização mais ágil (o que os clientes querem, onde eles querem e quando querem), com diversidade dos formatos de atuação, alianças estratégicas que geram valor, dinâmica de otimização dos custos e maior seletividade e produtividade dos investimentos.

O mais importante ressaltar talvez seja que a consciência de uma ampla base de clientes e múltiplos pontos de contato sejam as soluções mais eficazes para a expansão de uma organização que pretende prosperar em um mundo cada vez mais consolidado e em transformações.

Criar sinergias sustentáveis para o negócio garante a longevidade dele. Não estar atento às múltiplas conexões possíveis limitarão o negócio e seu potencial, transformando-o em um nicho específico e relevante apenas para uma pequena parcela. A tendência natural nos melhores casos é a sua estagnação ou quem sabe até mesmo sua extinção.

Sempre podemos exponenciar mais os negócios do que já fazemos, ampliando sua atuação, diversificando sinergicamente, com novos modelos e formatos. Não importa o tamanho do negócio, importa a visão estratégica de atuação e expansão.

Quem viver verá!

NOTA: A GS&Consult, unidade de consultoria do Grupo GS& Gouvêa de Souza, é expert em relações de consumo, varejo omnicanal e suas integrações estratégicas. Nossos projetos sempre têm como ponto de partida onde podemos realizar mais com que temos. Para saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajudar!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

iFood investe em marketplace para restaurantes

Próxima Postagem

Walmart Canadá apresenta novo conceito de loja omnichannel

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Walmart Canadá apresenta novo conceito de loja omnichannel

Walmart Canadá apresenta novo conceito de loja omnichannel

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile