Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A moda é shopping a céu aberto (ou pelo menos parte dele)

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
10 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos
Espaço de recreação infantil BarraCadabra, no BarraShopping Sul, em Porto Alegre

Espaço de recreação infantil BarraCadabra, no BarraShopping Sul, em Porto Alegre

Quem visita o BarraCadabra, área de recreação infantil localizada em um antigo espaço do estacionamento do BarraShopping Sul (Multiplan), em Porto Alegre, às margens do Guaíba, sai encantado com o cenário e com os 39 brinquedos, incluindo escorregas, pula-pulas e trampolins, que fazem a alegria de crianças de 0 a 13 anos de idade. O ingresso para o parque, com cerca de 2.500 m2, é gratuito e os clientes adoram o ambiente descoberto, bem ao lado do mall fechado.

Rooftop do Shopping Tacaruna

Essa tendência, embora não seja exatamente nova, tem se espalhado mais rapidamente nos últimos tempos, país afora. No Recife, por exemplo, o Shopping Tacaruna investiu mais de R$ 6 milhões ano passado para transformar o último piso do seu deck park em um incrível rooftop, inaugurado com uma roda gigante de 20 metros de altura. No Natal, um tobogã com 35 metros de comprimento fez a festa de mais de 12 mil clientes, que escorregaram felizes com o céu sobre as cabeças e 270 lojas sob os pés. Atualmente, nos fins de semana acontecem espetáculos infantis e diariamente brinquedões, mesas, cadeiras e poltronas ficam à disposição dos clientes que querem curtir a bonita vista para as cidades de Recife, de um lado, e de Olinda, de outro.

Evento no jardim do Shopping Plaza, em Casa Forte

O Tacaruna não foi o primeiro a explorar o desejo dos recifenses pelos espaços abertos. Em 2015, o Shopping Plaza, em Casa Forte, construiu um jardim gramado em uma das entradas do shopping, onde acontecem agradáveis eventos para diferentes públicos, incluindo até funcionários de lojas. Nessas ocasiões, quiosques temporários possibilitam que os lojistas vendam produtos para os frequentadores.

Plaza High Line, desenvolvido pelo Plaza Shopping, em Niterói

A onda dos lugares abertos em shoppings fechados tem permitido aos departamentos de marketing renovar o cardápio dos eventos em shoppings. Um bom exemplo é o Plaza High Line, programa que o Plaza Shopping (brMalls), em Niterói, desenvolveu, também no estacionamento descoberto, com vista deslumbrante para a Baía de Guanabara. Mesclando arte, gastronomia, música e diversão, em um local repleto de ambientes instagramáveis, o shopping criou uma nova opção de diversão e encontros para a população da cidade. Apenas na primeira edição desse ano, o Plaza High Line atraiu mais de 20 mil pessoas.

Quadra de vôlei no ParkShopping Canoas

Criativa também foi a solução do ParkShopping Canoas (Multiplan), que construiu pista de skate, quadras de vôlei e futevôlei, com direito até a chuveiros e arquibancadas, em um trecho do estacionamento descoberto.

Pet Park no Shopping Vila Velha

Soluções como essas surgem por toda parte. O Shopping Vila Velha (brMalls) instalou um Pet Park permanente, para deleite dos animais de estimação e seus donos, na frente do empreendimento.

Rooftop do Shopping Light, em São Paulo

O rooftop do Shopping Light (Gazit), em São Paulo, já é usado para eventos há tempos.

Terraço do Shopping Barra, em Salvador

Já o terraço do Shopping Barra (Enashop), em Salvador, surgiu faz pouco tempo para agitar o verão soteropolitano.

A diferença dessas iniciativas para as atrações que ocupavam temporariamente os estacionamentos dos shoppings, como circos, pistas de kart, parques de diversão e feirões de diversos tipos, está no aspecto mais permanente dos espaços atuais. Diante do desejo dos frequentadores por áreas ao ar livre, que possam substituir os lugares públicos onde, no passado, costumavam viver momentos agradáveis, os shopping centers vão se adaptando e descobrindo maneiras de oferecer a sensação de shopping a céu aberto, mesmo sendo empreendimentos fechados.

Esse movimento tem nome: placemaking. Significa criar um senso de lugar, onde as pessoas possam viver experiências de relaxamento, entretenimento, socialização e descobertas, em ambiente confortável, conveniente e seguro. Os pilares do placemaking são gastronomia, diversão e ambiente. E essa é a nova fronteira do marketing em shopping centers.

*Imagens divulgação e Luiz Alberto Marinho

Postagem anterior

Evento Arte & Ciência Capellux reúne os principais dermatologistas do país

Próxima Postagem

Saiba como fazer uma transição de carreira sem sair do emprego

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Saiba como fazer uma transição de carreira sem sair do emprego

Saiba como fazer uma transição de carreira sem sair do emprego

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.