Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O impressionante crescimento dos coworkings no mercado brasileiro

Marcos Hirai de Marcos Hirai
28 de fevereiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos

A WeWork, gigante americana focada em espaços de coworkings, vem rapidamente crescendo no Brasil. Nos últimos dois anos, esteve entre as maiores locatárias de escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, sendo grande responsável pelo recuo da taxa de vacância deste tipo de imóvel nestas cidades (em 2017 a taxa de vacância na cidade de São Paulo era de quase 20%).

A fórmula é simples: por mais que se defina como uma “comunidade”, a WeWork ganha dinheiro mesmo é com a locação ou sublocação de imóveis. Ela aluga ou compra propriedades (e na crise, isto significou grandes “barbadas”) faz reformas e subloca posições a empreendedores e funcionários por preços maiores do que os custos.

Depois que os prédios ficam prontos, os próprios inquilinos ajudam a formar o conceito de comunidade. Projetos recém-criados, startups em fase de expansão, mentores, fundos de investimento e gigantes de olho em novas tecnologias ocupam não apenas seus escritórios, mas espaços comuns de descontração e de eventos sobre o ecossistema empreendedor.

A WeWork é uma gigante mundial e seus números impressionam: fundada há apenas 9 anos, em Nova York, ela atualmente conta com 562 endereços e 5.000 funcionários, em 97 cidades de 23 países. A imobiliária-startup é hoje avaliada em 20 bilhões de dólares, e foi considerado o sexto negócio inovador mais valioso do mundo – atrás de SpaceX, Airbnb, Xiaomi, Didi Chuxing e Uber. As receitas crescem rapidamente, podendo chegar a US$ 2,3 bilhões de dólares neste ano. Recentemente, recebeu um novo investimento adicional de US$ 2 bilhões do SoftBank, o que eleva a avaliação de mercado da The We Company (nome do grupo) para US$ 47 bilhões. Com o novo aporte, o banco japonês soma US$ 10,5 bilhões investidos na empresa.

No Brasil, a WeWork conta com vinte unidades: quatorze na capital paulista, duas em Belo Horizonte e quatro no Rio de Janeiro. São mais de dez mil membros, tornando a operação brasileira uma das cinco maiores do mundo em número de integrantes. Até o final do ano, a empresa pretende expandir para pelo menos mais quinze endereços no país, incluindo a chegada em Brasília, Porto Alegre e Curitiba.

De acordo com a pesquisa Censo Coworking Brasil 2018, o número de espaços de trabalho compartilhados no Brasil aumentou de 810, em 2017, para 1.194 em 2018, distribuídos em 169 municípios diferentes. O aumento, de 43%, é bem inferior aos 114% vistos de 2016 para 2017. Mesmo assim, o setor movimentou 127 milhões de reais, um crescimento de 57%.

A maior concorrente da WeWork é a Regus, que está no Brasil desde 1994 e fatura por aqui R$ 500 milhões, operando 46 centros de negócios em 11 cidades. A IWG (dona da Regus) pretende investir R$ 100 milhões este ano e planeja abrir cerca de 30 novas unidades. No ano passado, abriu no país a primeira unidade da Spaces, que oferece um perfil mais “descontraído”, com cara de Vale do Silício e que foi adquirida para bater de frente com a WeWork.

Curiosamente, foi a Regus que inventou o compartilhamento de escritórios em 1989. Mas, enquanto a WeWork já é avaliada em US$ 20 bilhões, um múltiplo equivalente a 20 vezes sua receita, a Regus vale só US$ 2,1 bilhões na Bolsa de Londres, o equivalente a pouco mais que o faturamento de um ano. Ainda mais curioso: a IWG dá lucro e domina o setor com folga. O que explica uma diferença de valor tão grande? Na teoria, o modelo de negócios é o mesmo: ambas alugam imóveis em contratos de 10 a 20 anos, investem para adaptar o ambiente e depois locam as baias e salas para terceiros em contratos de aluguel flexível. Na prática, a história é diferente. Mais do que escritórios descolados, a WeWork passou a oferecer a experiência de comunidade, networking e tecnologia, tornando-se a escolha preferida das startups – e convencendo os investidores de que o futuro do trabalho se dará dentro de seus espaços. Por causa disso, ela tem sido avaliada como uma empresa de tecnologia.

Entenderam a diferença entre “compartilhamento de escritórios” com “coworking”? Tudo igual, mas muito diferente! Esta é a diferença das empresas digitais das tradicionais. E a sua empresa, faz parte de qual delas?

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Multiplan tem 150 mil m2 de ABL disponíveis para expansão

Próxima Postagem

Tirolez lança o primeiro queijo cottage com geleia de fruta do Brasil

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Tirolez lança o primeiro queijo cottage com geleia de fruta do Brasil

Tirolez lança o primeiro queijo cottage com geleia de fruta do Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.