Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

China assume o protagonismo do varejo mundial

Redação de Redação
7 de fevereiro de 2019
no Destaque do dia, Eventos, NRF Retail's Big Show
Tempo de leitura: 2 minutos

Marcos Gouvêa de Souza, sócio-diretor do Grupo GS& Gouvêa de Souza, abriu esta edição do Retail Trends – Pós NRF 2019, evento da GS&MD Conteúdo e Relacionamento que traz os conteúdos e tendências do NRF Retail’s Big Show, falando sobre o exemplo da China, que se tornou um gigante no varejo mundial.

“Nesta edição do NRF, pela primeira vez, os Estados Unidos admitiram o protagonismo da China no cenário do varejo mundial”, afirmou Gouvêa. Ele trouxe o exemplo da Luckin Coffee, uma rede de cafeterias que surgiu há apenas 13 meses e já se espalhou pelo país. A previsão é que ela chegue a 4 mil unidades até o final deste ano. Outros exemplos do gigantismo chinês são a Tencent, que surgiu há apenas 20 anos e já tem um valor de mercado 80% superior ao da rede Walmart, e a gigante Alibaba, que se espalha pelo mundo com seu e-commerce que vende de tudo.

“Os Estados Unidos ainda continuam o maior varejo do mundo, mas a disrupção que vem da China vai transformar o mercado global”, explicou Gouvêa.

A China está no caminho para se tornar a maior economia do mundo. “A previsão é que a virada aconteça em 2028. Indo mais para frente, em 2050, que está muito próximo, a economia chinesa deverá ser o dobro da americana. E não apenas a China, mas a Índia também deverá estar na frente dos Estados Unidos”, falou Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS& Gouvêa de Souza.

Esta mudança já está acontecendo e as empresas americanas estão sofrendo na China. Um exemplo são as ações da Apple, que caíram mais de 20%. As vendas lá vão muito mal, pior do que qualquer cenário poderia prever.

“É um mercado agressivo, com uma concorrência brutal. A população é enorme e ávida por consumidor”, falou Yamashita.

A inovação é importantíssima e é nela que os chineses se destacam. Os modelos de negócio mudaram e verdadeiros ecossistemas surgiram na China, como a Tencent, Alibaba e muitos outros. Eles são organizações sem fronteiras, com negócios independentes e conectados, com uma coordenação central. “O Alibaba percebeu em 2010 que tinha um problema em seu ecossistema. Alguns vendedores não produziam na quantidade necessária. Isso acontecia porque não tinham dinheiro e não conseguia empréstimos nos bancos. Assim, resolveram usar a força de outros membros do ecossistema”, contou Yamashita. Com isso, criaram uma empresa para financiar as demais componentes do ecossistema.

“Os Estados Unidos acordaram para a China e nós devemos acordar também. Além disso, esse mundo tão volátil exige novos formatos de negócios. Este cenário está muito mais próximo do que podemos imaginar”, concluiu Eduardo.

* Imagem: Rodrigo Augusto

Postagem anterior

Propósito e pessoas são fundamentais para o novo varejo

Próxima Postagem

Conceito de Blended Retail é uma das pautas em evento pós-NRF 2019

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Conceito de Blended Retail é uma das pautas em evento pós-NRF 2019

Conceito de Blended Retail é uma das pautas em evento pós-NRF 2019

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.