Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que podemos esperar sobre tecnologias na NRF?

Caio Camargo de Caio Camargo
9 de janeiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, NRF Retail's Big Show, Startup
Tempo de leitura: 3 minutos

Nesse próximo final de semana, boa parte do varejo brasileiro estará de olho nas novidades e tendências da 108ª NRF’s Big Show, o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, que acontece tradicionalmente todo ano em Nova Iorque.

Além das palestras, um dos grandes destaques está na área da Expo que conta com mais de 700 fornecedores e áreas destinadas à inovação e startups, apresentando conceitos, soluções e tecnologias que podem se tornar padrões do mercado, buscando otimizar operações e criar melhores experiências.

A tônica nos últimos anos estava no uso cada vez maior de dados, com foco na inteligência artificial e sua aplicação em relação a big data, ou em como transformar os dados hoje disponíveis, como métricas de gestão ou desempenho, em insights e ações. Na ultima edição, se as tecnologias mostraram maturidade e inovação em relação à compilação e complexidade dos dados gerados, se mostraram próximas, mas ainda não ideais, na questão dos insights.

É inegável o impacto que as transformações do mercado chinês e o conceito de “new retail” (e que será tema de algumas disputadas palestras no evento) irão causar na questão de soluções e tecnologias.

Pessoalmente, imagino que as soluções de meios de pagamentos serão de grande interesse do público nessa edição. Diversos mercados, inclusive o brasileiro, já começam a estudar o impacto de como soluções iguais ou similares ao WeChat e o AliPay irão moldar o relacionamento entre empresas e consumidores no futuro de seus mercados. Algumas empresas brasileiras, como Magazine Luiza e Mercado Livre (Mercado Pago), entre outras, vêm anunciando iniciativas de desenvolvimento de aplicativos alinhados a essa nova realidade.

A maneira de se pagar poderá mudar também. Sistemas que possibilitem o pagamento através de maneiras inusitadas, que passam pelo reconhecimento facial, o reconhecimento de digitais até palma da mão, são esperados, imaginando um futuro com menor necessidade de se utilizar dinheiro ou cartões para o processo de pagamento.

Na mesma linha, o foco em autosserviço será ainda mais intensificado, pensando em lojas autônomas, na esteira de exemplos não somente vindos da China, como a rede de supermercados Hema, mas até mesmo modelos já em processo de rollout nos Estados Unidos. É o caso da Amazon Go, a loja de conveniência autônoma da Amazon, que funciona sem a necessidade de caixas ou funcionários e já conta com cerca de 10 unidades. Dessa forma, acredito que boa parte dos conceitos de “Loja do Futuro”, que sempre são alardeados por diversos expositores, principalmente players como Intel, Microsoft e IBM, irão flertar cada vez mais com esse novo modelo de compra.

Há grandes expectativas sobre as soluções do Startup Zone, que, no ano passado, apresentou novidades, porém ainda pouco maduras em seus modelos de negócio ou para serem implantadas. Como o mercado de startups, globalmente falando, vem se tornando cada vez mais maduro, com crescimento dinâmico, são esperadas tecnologias mais “prontas” e factíveis à realidade do varejo, talvez também para a realidade brasileira.

Quem vai à NRF com o Grupo GS& têm a sua disposição oito horários para um tour guiado à feira, além de conferir uma síntese sobre as novidades em nosso Retail Executive Summit, realizado ainda em Nova Iorque.

Se você não vai à NRF, você poderá conferir não somente as novas tecnologias, mas tudo o que de melhor aconteceu durante a NRF em nossos eventos de pós-NRF em diversas capitais, chamados Retail Trends.

Um grande abraço e nos vemos lá.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Partage compra Shopping Poços de Caldas, ampliando atuação no interior

Próxima Postagem

Queda de receita e novas parcerias da Apple impactam a rede Best Buy

Caio Camargo

Caio Camargo

Caio Camargo é especialista em inovação no varejo, com mais de 26 anos de experiência. Atua como conselheiro voluntário da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e Business Advisor, é palestrante e autor do bestseller "Arroz, Feijão & Varejo".

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Queda de receita e novas parcerias da Apple impactam a rede Best Buy

Queda de receita e novas parcerias da Apple impactam a rede Best Buy

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile