Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Redesign 2014: resgatando a identidade nacional

Redação de Redação
12 de junho de 2014
no Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Na última semana de maio a Fecomércio SP abrigou, durante dois dias, a terceira edição do Redesign, principal evento do setor de design de varejo no país. Organizado pela GS&MD e com consultoria do arquiteto Manoel Alves Lima, o evento trouxe renomados pensadores do design nacional e internacional. Uma das discussões que ganharam mais ênfase durante o evento foi a necessidade de ressaltar a identidade nacional. Adelia Borges e Carlos Ferreirinha apresentaram suas visões sobre o tema. Uma excelente reflexão para esta semana em clima de Copa do Mundo.

Adelia Borges, jornalista e assumidade quando entra no jogo o design brasileiro, afirmou para a Revista Mercado & Consumo que “À medida que a globalização avança, mais se valorizam nos mercados internacionais os produtos, serviços e ambientes que expressam a sua origem e localização”. A questão, então, é descobrir como essa valorização se dá no mercado nacional. “Nossos designers, grafiteiros, artistas, artesãos e estilistas vêm despertando cada vez mais interesse, ganhando espaço comercial e presença na mídia internacional. No entanto, segundo conhecedores do mercado de varejo, essa valorização ainda não chegou ao varejo”, analisa a jornalista.

Carlos Ferreirinha, consultor especialista em varejo de luxo, compartilha da ideia de que é preciso sair da mesmice para se destacar no mercado global. “Sem dúvida alguma, as marcas brasileiras devem se esforçar para não fazerem mais do mesmo. Devem ser capazes de criar valor competitivo de brasilidade, atributos e essência. Ou inovamos pelo que somos ou será muito dura a competitividade”, alerta.

Com a chegada de grandes redes internacionais ao mercado brasileiro, as empresas nacionais precisam de agilidade e planejamento estratégico para se manterem no jogo. “Passamos uma existência indo para fora e observando as marcas de prestígio internacional. Por que não tê-las no Brasil? Agora, as marcas brasileiras precisam se movimentar urgentemente pela inovação, como fez a Riachuelo, que abriu nos Jardins (bairro nobre de São Paulo) uma linda loja recheada de histórias bacanas”, disse Ferreirinha.

Leia a matéria na íntegra na Revista Mercado & Consumo, edição 07. Uma publicação da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

Redesign 2014 – Como energizar a loja em 5 tendências de design

Próxima Postagem

Novos formatos: a loja multifuncional

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos
Economia

Justiça decreta falência da Oi após quase 10 anos em recuperação judicial

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Novos formatos: a loja multifuncional

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile