Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que fazer para que a inauguração de uma franquia seja um sucesso

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
22 de novembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 4 minutos

A importância da orientação da franqueadora para que esse dia seja um “UM DIA DE REI!”, gerando segurança para o franqueado e uma boa imagem para o mercado local e para o cliente.

Quando se trata da abertura de uma franquia, o que precisa ser considerado é que abrir uma unidade franqueada é diferente de abrir um negócio independente. Isso porque, até a data da abertura, o franqueado já passou por um longo processo de recebimento de muitas informações e de muito trabalho.

Para muitos, esse é o momento da conquista de um sonho de uma vida toda: ter o seu próprio negócio, estrear como empresário. Investindo suas economias, acreditando no suporte e prestígio da franqueadora, para ver os resultados esperados serem concretizados.

Esse é um momento muito importante de reconhecer e motivar o franqueado. É preciso dar a ele todo o suporte necessário, para que ele se sinta seguro na sua estreia. O trabalho é conjunto, ainda que o investimento da campanha de inauguração seja do franqueado, por ser uma ação de marketing local, o departamento de marketing da franqueadora deve orientá-lo e ajuda-lo não só nas tomadas de decisões, mas também provendo as artes que compõe o enxoval, pois deverá seguir a identidade visual determinada pela franqueadora.

A presença do franqueado nesse dia, junto a seus convidados, é de extrema importância, pois é nesse momento que se inicia todo um trabalho de relacionamento que deverá ser cultivado e trabalhado ao longo do ano.

Mas o trabalho para a inauguração se inicia muito antes da data definida. Em primeiro lugar, é necessário que o franqueado e a franqueadora estabeleçam juntos o prazo para a abertura da unidade, e então preparar um cronograma de inauguração, orientando o franqueado em todas as fases e ações necessárias:

  • Sinalização: mesmo que a unidade ainda esteja em reforma, a divulgação de que ali terá uma nova unidade de uma determinada franquia é de extrema importância. É parte de uma divulgação em que as pessoas começam a se familiarizar com esse novo estabelecimento, estimulando a curiosidade na vizinhança e criando expectativas nesses futuros clientes até a data da inauguração.
  • Evento de lançamento: para apresentar a nova unidade, é importante marcar um evento de lançamento, pensando em uma data que não coincida com feriados ou com outros eventos que possam ser de interesse do público-alvo. Avaliar se a inauguração terá lista de convidados ou se será um evento aberto, se terá coquetel, entre outras peculiaridades.
  • Campanha de lançamento: criar uma campanha de lançamento ajudará a divulgar a data de inauguração da unidade e estimular potenciais consumidores a uma visita. A campanha deverá ser lançada antes mesmo da data da abertura da unidade, por meio de ações de parcerias com outros estabelecimentos na região, por divulgação em redes sociais, utilizando segmentação e assessoria de imprensa.
  • Mailing de clientes: o novo estabelecimento ainda não possui um mailing de clientes cadastrados, mas pode-se criar um antes mesmo da abertura da unidade, seja utilizando as redes sociais e formulários da internet (por exemplo: no caso de um evento de lançamento aberto, com divulgação nas redes sociais, o franqueado poderá criar uma campanha segmentada com formulário de RSVP para confirmação da participação no evento de lançamento) ou até mesmo uma pesquisa rápida no entorno do estabelecimento.
  • Relacionamento: para manter uma comunicação efetiva com o público o ideal é que o software de gestão de unidade, provido pela franqueadora, seja integrado com CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). Caso o sistema de gestão não seja integrado, o franqueado poderá contratar uma plataforma à parte para auxiliá-lo no gerenciamento de todos os contatos com os seus clientes. Através do mailing formado a partir dos contatos realizados no evento de lançamento da unidade e de novos cadastros que serão realizados, o franqueado poderá desenvolver ações mais específicas como promoções de aniversário, lançamentos, liquidações, entre outras ações.
  • Promoções: para incentivar a compra ou experimentação do produto, poderão ser realizadas promoções de lançamento, ação de degustação de produtos ou entrega de sampling. O lançamento de promoções é uma estratégia de marketing bem eficiente em inaugurações. Para isso, oriente o franqueado na escolha de produtos com boa aceitação no mercado, aplicando um desconto atrativo nelas.
  • Marketing pós-inauguração: o franqueado deve saber que precisará guardar uma verba mensal para investir no marketing local da sua franquia. Não basta se concentrar em marketing apenas para o dia da inauguração. Para que uma empresa se sobressaia em um mercado tão competitivo, é necessário que ela invista sempre em ações locais. É importante que a franqueadora dê esse suporte ao franqueado, se antecipando e deixando campanhas de marketing à disposição dele para que possa produzir e realizar na sua unidade.

A inauguração de unidade é um dos momentos mais importantes na abertura de um novo negócio e, exatamente por isso, deve ser planejada cuidadosamente entre o franqueado e a franqueadora para que a unidade seja apresentada ao mercado e ao público-alvo com todos os seus diferenciais da forma correta, garantindo o sucesso inicial.

Por ser o ponto de partida para a construção de relacionamento com os clientes, todo empresário precisa se preparar e participar desse grande dia. Os representantes da franqueadora precisam se organizar para também estarem presentes, dando todo o suporte e o reconhecimento necessários ao novo franqueado. Esse é apenas o início da construção de um relacionamento saudável e lucrativo entre as partes.

 

Nota:

O Grupo BITTENCOURT atua com consultoria voltada para o desenvolvimento e expansão de redes de franquias e negócios. As consultorias e os programas especializados envolvem o desenvolvimento de negócios em todos os segmentos, formatação e implantação de sistemas de franquias e programas de desenvolvimentos de líderes para atuação no novo ambiente empresarial.  Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail contato@bcef.com.br

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Itens “comuns” da lista de compras do brasileiro nas lojas virtuais

Próxima Postagem

Loja da Tiffany & Co no Reino Unido recebe máquina de venda automática

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Loja da Tiffany & Co no Reino Unido recebe máquina de venda automática

Loja da Tiffany & Co no Reino Unido recebe máquina de venda automática

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.