Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Novas relações entre shoppings e lojistas: a fórmula do ganha-ganha

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
5 de setembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Malls, Shopping centers
Tempo de leitura: 2 minutos

“Eu queria que vocês soubessem que vocês mudaram a nossa história. A história da nossa empresa e, principalmente, a história das nossas vidas. Eu me reinventei como pessoa, eu me reinventei como profissional. Não tenho como agradecer a vocês”.

Quem disse isso, de forma sincera e espontânea, foi Danielle Mendes, da Animasom, rede carioca de casas de festas infantis. O agradecimento foi dirigido aos executivos da brMalls, durante o encerramento da primeira edição do brMalls Partners, programa desenvolvido pela maior companhia de shopping centers do país, em conjunto com a Endeavor.

Você pode achar incomum ouvir elogios de varejistas a empresas de shopping centers. E é mesmo. Mas outros empresários que participaram do programa fazem coro com Danielle. Durante o LATAM Retail Show, o maior evento de varejo da América Latina, que aconteceu semana passada, em São Paulo, os representantes da Tasty Salad, Singular Pharma e da Laces foram unânimes em reconhecer a importância dos ensinamentos obtidos por meio dos encontros, treinamentos e mentoria de profissionais experientes, durante o ano em que fizeram parte do projeto. “Até agora a gente abria lojas. Só depois do brMalls Partners podemos dizer que temos um projeto de expansão da empresa”, afirmou Patrícia Lion, da Tasty, durante o painel sobre ‘as novas relações entre shoppings e lojistas’, dentro do LATAM.

Essa relação entre lojistas e shopping centers tem sido marcada, ao longo dos anos, mais por conflitos do que por colaboração. Em boa parte, isso decorre da natureza imobiliária que norteou o surgimento dos shoppings por aqui e colocou em cantos opostos proprietários, preocupados em elevar seus ganhos, e inquilinos, que lutam para garantir melhores condições comerciais e viabilizar seus negócios.

No entanto, a profunda transformação que afeta o varejo em todo o mundo tem levado algumas empresas, mais antenadas com as novidades, a repensar a conveniência desse antagonismo. Afinal, a sobrevivência de shoppings e varejistas passa necessariamente pela oferta de lojas físicas capazes de oferecer produtos e serviços ajustados às novas demandas dos exigentes consumidores modernos.

Consciente da necessidade de apoiar o desenvolvimento e expansão de lojistas com potencial para atender a esses clientes, a brMalls decidiu reinvestir parte do seu resultado no brMalls Partners, que recebeu inscrições de 300 varejistas nacionais e entrevistou 30 deles para, no final, selecionar os 15 que fizeram parte do primeiro ano do programa. Os resultados foram animadores: o crescimento no faturamento desses varejistas foi superior a 30%. E muitos partiram para abrir mais lojas, não necessariamente em empreendimentos da brMalls (o regulamento não faz nenhuma exigência nesse sentido).

Durante esse painel no LATAM Retail Show fizemos uma enquete com a plateia, perguntando quem eles achavam que devia fomentar o desenvolvimento de novos varejistas: se o Governo Federal, entidades de classe, shopping centers, os próprios varejistas, nenhum deles ou todos eles. A maioria escolheu a opção ‘todos’, o que faz muito sentido. Shoppings e varejo estão no mesmo barco, e juntos são capazes de gerar riqueza e empregos. Se mais redes de shopping centers e mais varejistas unirem forças para multiplicar a quantidade de marcas estruturadas e adaptadas ao novo mercado de consumo, todos ganham. E a imagem do ‘relacionamento gangorra’, onde para alguém estar no topo outro precisa estar no chão, pode ser aposentada de vez.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

RDS Sell Out Expert lança Tabloide Show com foco no comportamento do consumidor no PDV

Próxima Postagem

As oportunidades que as agências bancárias oferecem para o Retail Real Estate

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
As oportunidades que as agências bancárias oferecem para o Retail Real Estate

As oportunidades que as agências bancárias oferecem para o Retail Real Estate

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.