Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Carta final do 4º LATAM Retail Show – 2018

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
3 de setembro de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos

No cenário global, definitivamente, vivemos tempos voláteis, imprevisíveis, e em profunda e constante transformação.

Na realidade nacional, muitos outros elementos devem ser acrescidos ao já instável quadro global, tornando a atividade empresarial muito mais complexa e desafiadora. Quando não desestimulante e frustrante.

Os períodos recentes foram marcados pelo crescimento da corrupção, pelo desvio de recursos, pelo desvirtuamento do papel do Estado e pela política do compadrio que deixaram um enorme legado de problemas a serem resolvidos.

Foram anos em que regredimos em termos econômicos, políticos e sociais, e onde Educação, Segurança e Saúde, atividades de responsabilidade indissociável do Estado, não foram sequer cuidadas da forma como deveriam.

Períodos onde perdemos talentos para as oportunidades além fronteira, frustrados com a situação e as perspectivas locais.

Períodos onde ser empresário, dirigente ou profissional, especialmente no comércio e no varejo, se tornou mais difícil e desafiador pelos equívocos cometidos na condução dos assuntos de responsabilidade do Estado. E, em parte, por nossa própria omissão.

Não mais pode ser aceito que nossa história, nossa sociedade e o sonho de um país melhor sejam tratados de forma simplista e apenas ao sabor dos interesses de curto prazo.

Precisamos encarar a realidade que o país só será viável e saudável se enfrentar os desafios das reformas estruturais, especialmente a Previdenciária, a Tributária e a Política, com os riscos inerentes da eventual impopularidade por sua implantação.

No momento em que o Brasil se prepara para decidir quem o conduzirá no próximo período presidencial, bem como os nossos representantes no Congresso Nacional, as entidades e associações de todos os setores relevantes que envolvem o consumo, o comércio e o varejo – os maiores empregadores privados do país – se unem para manifestar sua determinação de atuarem em prol da construção de um Brasil mais justo socialmente, mais ético nos negócios e nas relações empresariais e comprometido com um projeto de longo prazo que potencialize seus recursos, competências e vocações.

Estamos todos sensibilizados que não será com palavras ou manifestos que mudaremos o que ocorreu nos últimos tempos.

Por isso mesmo, convocamos todos aqueles que estão comprometidos com um projeto de um país maior e melhor na política, na economia e nos temas sociais, a estarem conosco para tornar essa proposta uma realidade.

Talvez seja esta uma das mais importantes oportunidades para nos envolvermos de forma decisiva para construirmos o futuro que queremos, com as transformações estruturais que não mais podem ser adiadas.

Quem é do comércio e do varejo sabe ouvir e interpretar as demandas emergentes.

Ou mudamos ou estaremos nos condenando a ficarmos cada vez menos relevantes globalmente e seremos cobrados por gerações futuras pelo legado de um país dilapidado.

O empresário nacional dos setores de comércio e varejo quer transformar de forma positiva o Brasil e este é o momento definitivo de assumir esse compromisso publicamente.

Este é o texto da carta que, pela primeira vez, foi assinada por 33 entidades nacionais e regionais ligadas aos setores de Comércio e Varejo, manifestando sua posição sobre o momento do país. O material foi elaborado e divulgado no encerramento da 4ª edição do LATAM Retail Show.

ABAAS – Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço
SINDILOJAS SÃO PAULO
ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
ABEMD – Associação Brasileira de Marketing de Dados
ABF – Associação Brasileira de Franchising
ABIESV – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo
ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização
ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento
ABRALOG – Associação Brasileira de Logística
ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil
ACELERA VAREJO
ABVP-PE – Associação de Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil – Pernambuco
AGV – Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo
AMPRO – Associação de Marketing Promocional
ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção
ASBRA – Associação de Supermercados de Brasília
ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – São Paulo
CDL-Fortaleza – Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza
CDL-POA – Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre
CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas
FCDL – Bahia – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia
FCDL-CE – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceara
FECOMERCIO – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
IED – Instituto Europeo di Design – Brasil
O NEGÓCIO DO VAREJO  PLURAL
RDI – Retail Design Institute Brasil
SINCOVAGA – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios
IFB – Instituto Foodservice Brasil
IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo
LIDE COMÉRCIO – Grupo de Líderes Empresariais do Comércio

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Mercado Livre lança aplicativo para entregas em até um dia

Próxima Postagem

Forno de Minas realizará investimentos em foodservice e criação de produtos

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Forno de Minas realizará investimentos em foodservice e criação de produtos

Forno de Minas realizará investimentos em foodservice e criação de produtos

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile