Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Daniel Shapiro, professor de Harvard, fala sobre negociação e conflitos durante o LATAM Retail Show

Redação de Redação
29 de agosto de 2018
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show
Tempo de leitura: 3 minutos

O professor de Harvard e especialista em negociação de conflitos e diálogo, Daniel Shapiro, foi o destaque desta quarta-feira no LATAM Retail Show, o mais completo evento para o varejo, franchising, e-commerce, foodservice e shopping centers da América Latina, que acontecerá até amanhã (30), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Durante sua apresentação Shapiro comentou que a todo instante todo mundo está negociando algo, seja na vida pessoal ou profissional, e compartilhou com o público algumas de suas estratégias de negociação. “Em qualquer negociação, o desafio é lidar com o emocional, pois todos nós podemos passar por várias emoções ao longo de uma negociação, seja rancor, raiva, afeto, amor, paixão, ciúme, nostalgia, entre outras”, diz Shapiro.

De acordo com ele, em qualquer área, inclusive o varejo, é impossível se desprover das emoções e ser apenas racional em uma negociação. “No entanto, em vez de focar em suas emoções, concentre-se em cinco aspectos: valorização, autonomia, conexão, status e papel. O mais importante deles durante uma negociação é a valorização, pois ninguém gosta de se sentir desvalorizado, não ser ouvido ou não ser compreendido, e ela tem um grande impacto nas emoções. As equipes mais efetivas de empresas têm conflitos, mas muitos ocorrem por falta de valorização. Três elementos são essenciais num processo de valorização: entender o ponto de vista do outro, encontrar o mérito no que o outro pense, sinta ou faça e comunicar seu entendimento a respeito disso”, analisa Shapiro.

Para o professor de Harvard, apesar de a maior força de uma negociação estar justamente na valorização, há outros muito importantes. “Um deles é a autonomia, que é a capacidade de se tomar decisões sem a imposição de outras pessoas. Muitas vezes, o problema não está no resultado, e sim no processo que o originou. Por isso, devemos adotar o conceito de sempre consultar antes de decidir. O terceiro item em uma negociação é a conexão que deve existir entre você e outra pessoa ou um grupo, pois ela também causa um poderoso impacto nas emoções. Os outros dois aspectos são o status e o papel que ambos os lados representam em uma negociação”, conclui Shapiro.

Esta foi a primeira vez que Shapiro esteve no Brasil, país que ele conhece muito bem. No ano passado, ele ministrou uma palestra exclusiva para estudantes brasileiros de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. Sua missão da vida é ajudar as pessoas a interagir de forma mais eficaz.

Em Harvard, Shapiro implementou um Programa de Negociação Internacional e já aconselhou de líderes de países devastados pela guerra a grandes executivos, além de mais de 500 empresas. Com base nessas experiências e em seus anos de pesquisa em Harvard, desenvolveu uma variedade de abordagens para ampliar a influência e a liderança nos negócios, no governo e na vida.

Shapiro lançou negociações bem-sucedidas no Oriente Médio, Europa e Leste Asiático e presidiu o Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico sobre Resolução de Conflitos. Por meio de financiamento sem fins lucrativos, também desenvolveu um programa de resolução colaborativa de problemas que atingiu mais de um milhão de pessoas em mais de 20 países. É autor do best-seller Negotiating the Nonnegotiable: How to Resolve Your Most Emotionally Charged Conflicts, que apresenta inovadores métodos para superar conflitos no trabalho e em casa.

O Latam Retail Show acontecerá até 30 de agosto e reúne importantes líderes, que, juntos, discutirão como superar as barreiras do presente e do futuro do varejo e consumo. Neste ano, a temática central é “As transformações do ecossistema de negócios com resultados” e abordará todas as mudanças pelas quais a cadeia de negócios vem passando, a evolução no perfil do consumidor e a necessidade em haver um equilíbrio nas relações tanto no varejo quanto na indústria, shopping centers, e-commerce, foodservice, franquias e em diversas outras áreas.

Dividido em congresso e exposição, o LATAM Retail Show começou como Fórum Latino-americano do Varejo, por 18 anos, e há quatro passou a ser realizado no seu formato atual. “Este é um evento para todos os perfis de varejistas, pois congrega conteúdo de altíssima qualidade, com a excelência com que é realizado e cria oportunidades para a relação de negócios. O Latam Retail Show é formado por tomadores de decisão, onde concorrente não é concorrente”, afirma Marcelo Toledo, CEO da GS&MD, empresa do grupo GS& Gouvêa de Souza, organizador do evento.

(Foto: Terassan Fotografia​)

Postagem anterior

Walter Longo fala sobre ter alma digital para gerir negócios na era pós-digital

Próxima Postagem

Ayrton Senna ganha sua primeira loja física com experiência de compra em Realidade Virtual

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Ayrton Senna ganha sua primeira loja física com experiência de  compra em Realidade Virtual

Ayrton Senna ganha sua primeira loja física com experiência de compra em Realidade Virtual

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.