Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Treinamento: o desafio da retenção de funcionários no varejo

Redação de Redação
20 de março de 2014
no Destaque do dia, Entrevistas
Tempo de leitura: 3 minutos

O consumidor atual é reflexo de novas tecnologias e do crescente poder econômico da classe média.  Para lidar com este novo perfil, os varejistas precisam buscar as competências necessárias e novas metodologias de treinamento. Confira a entrevista com o diretor da área de Treinamento da GS&MD – Gouvêa de Souza, Artur Motta.

A retenção de funcionários é um problema hoje no varejo. Como manter o funcionário feliz e produtivo?

As estatísticas mostram que um dos principais motivos de desligamento dos funcionários de qualquer colocação é principalmente porque ele não recebe e não vê oportunidade de desenvolvimento. É importante destacar o seguinte: não é o item que aparece com maior índice de citações, mas é o que aparece com maior frequência de citações, por exemplo, o funcionário pode dizer que está saindo por causa de remuneração e desenvolvimento. Da mesma forma, pode dizer que está saindo por causa do chefe e por causa do desenvolvimento. Então, o principal é fazer com que este funcionário se sinta desenvolvido de forma pessoal ou de uma forma estruturada por meio de planejamento.

O ponto principal são as políticas de recursos humanos e isso envolve desenvolvimento,  remuneração, cultura, clima, etc. No que se refere especificamente a desenvolvimento, ele pode ser feito de forma mais informal com uma atividade imediata como apresentar um texto, um livro, um site e discutir em grupo ou fazer de forma estruturada através de um programa de capacitação ou de uma Universidade Corporativa. Nestes dois casos, a vantagem é padronizar e direcionar conforme a organização espera daquele funcionário. O  varejo tem uma mão-de-obra ainda jovem, normalmente no primeiro emprego, então, oferecer estas oportunidades de desenvolvimento forma o colaborador para assumir novas funções e, com isso, o retém. Sempre cito a iniciativa das universidades corporativas como um bom exemplo a seguir.

Qual a varejista hoje que está apta a fazer uma universidade corporativa?

Universidade Corporativa significa ter planos e cursos estruturados para necessidades específicas de seu negócio. Não significa oferecer o mesmo curso nem que todos os funcionários serão capacitados todo semestre como em uma universidade tradicional.  Eu acredito que toda e qualquer rede varejista pode começar a estruturar uma universidade corporativa pensando em médio e longo prazo.

Quais ações de grandes varejistas relacionados a treinamento têm dado resultado positivo?

Os programas que dão certo não são apenas focados no imediatismo, mas pautados por uma necessidade e, principalmente, em um objetivo de médio e longo prazo, como o programa Jeito de Atender de uma grande varejista que definiu quais seriam os pilares de atendimento, para chegar aos objetivos. A partir dos pilares, definiu as evidências e capacitou a equipe de lojas. Por exemplo, como se mostra disponibilidade para os clientes, que é um destes pilares do atendimento? Dar bom dia, boa tarde, falar com um sorriso, direcionar o olhar para o cliente.

Outro varejista desenvolveu o Programa Jeito de Gerir, que trabalha a gestão da equipe de lojas, indicadores, pessoas e foco em clientes.

Outro exemplo é que em algumas universidades corporativas,  o participante do programa apresenta um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) mensurado numericamente e que traz resultado positivo para a empresa.

O consumidor está cada vez mais empoderado exigindo um novo tipo de atendimento. O varejo está preparado?

O varejo não está preparado. Hoje, com o surgimento das novas tecnologias e a expansão da classe média, o poder do cliente vem aumentando e uma série de varejistas continua atuando em um formato antigo. O varejo atual precisa entender seu papel no relacionamento com o cliente e como transformar o ponto de venda em algo relevante.

E como o varejo deve preparar essa equipe?

Em primeiro lugar, muito treinamento e segundo, o treinamento precisa ser personalizado porque cada varejista tem as suas características de marca e se relaciona com tipos diferentes de clientes. A grande missão do treinamento é transformar os negócios por meio das pessoas e fazer com que os valores da marca sejam traduzidos no ponto de venda.

Quais os principais desafios na área de gestão de capital humano?

Um dos principais desafios é trabalhar a educação corporativa como um todo. Hoje, temos como uma das principais missões transformar negócios através das pessoas, isso não é feito  simplesmente com projetos de capacitação individual focados em curto prazo, mas desenvolver programas alinhados à necessidade do negócio de forma diferenciada.

 

 

 

Postagem anterior

Comércio eletrônico já tem 51,3 milhões de consumidores

Próxima Postagem

Natura e BB são únicas do Brasil entre as mais éticas

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos
Economia

Justiça decreta falência da Oi após quase 10 anos em recuperação judicial

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem

Natura e BB são únicas do Brasil entre as mais éticas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile