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Home Artigos

Faça valer cada centavo investido em ações de trade marketing

Alexandre Machado de Alexandre Machado
21 de agosto de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

Ouvi essa frase de um executivo da indústria de bens de consumo retratando sua preocupação e cautela com os investimentos que são feitos em trade marketing. Deixando claro que não há espaço para iniciativas sem comprovação do ROI (retorno sobre investimentos). A palavra de ordem é fazer mais com menos e esse novo modelo de administrar os negócios tem como consequência a busca frenética pela eficiência operacional.

Essa diretriz traduz exatamente as prioridades da empresa e seus reflexos na relação comercial com o varejo e a execução nos pontos de venda.

Eu, particularmente, compartilho com esse modus operandi, principalmente quando é possível analisar a representatividade desta conta no orçamento da área comercial. Não se admire se ela figurar entre as duas principais contas.

Para quem não é do ramo, estão contidas nesta conta, entre outras, as despesas com a equipe de promotores de vendas, seja ela interna ou terceirizada por meio de agências de trade. Esse “exército” de pessoas que no varejo de auto serviço e nos atacados (cash and carry) exerce como atividade principal a movimentação das mercadorias da retaguarda (estoque) ao ponto de venda (gôndola).

Porém, essa atividade principal se desdobra em uma dezenas de outras, tais como: pedidos, pesquisas de preços, correções de preços, controles e execução dos planogramas, montagens de ponto extra, mapeamento de rupturas, produtos avariados, data de validade, leitura de facings e até a limpeza de embalagens e gôndolas. Para citar algumas das mais comuns e que tomam um bom tempo da equipe.

Aí vem o desafio… Como garantir que essa equipe esteja executando as tarefas conforme a estratégia desenhada? Que sejam padronizadas em qualquer ponto de venda, independente da região? Que o modelo de alocação e cobertura esteja no ponto ótimo entre nível de serviço e o custo de servir? Que a equipe esteja no tamanho ideal?

Essas são algumas perguntas típicas que um trabalho de otimização busca responder.

Pode parecer complexo, mas existem alguns atalhos:

  • Clareza nos objetivos da área de trade marketing e o papel da equipe de merchandising neste contexto;
  • Pesquisa estruturada em campo para mapeamento das atividades e medição das principais variáveis que influenciam na rotina da equipe, de forma a constatar o que é realizado em campo, de que forma e com qual produtividade;
  • Adequação do atendimento por meio de critérios claros de alocação do promotor no ponto de venda;
  • Clareza nos papéis e responsabilidades das equipes por cargo (promotores e equipe de supervisão);
  • Aumento do esforço para atividades foco e exclusão daquelas de baixo valor e que faziam sentido em algum momento do passado;
  • Uso intensivo de ferramentas/ app e métricas para controle e gestão da equipe de merchandising (campo e supervisão).

Se sua empresa já passou por isso certamente colhe os frutos desse trabalho e compartilha com o pensamento do executivo mencionado no início deste artigo. Caso ainda não tenha encarado esse desafio, fique sabendo que ainda é tempo, pois os benefícios são inúmeros.

No dia 30 de agosto, durante o evento Latam Retail Show, no Expo Center Norte, em São Paulo, teremos um painel que contará com a presença da Cencosud – Colômbia, que dividirá conosco uma rica experiência que mescla muito bem a eficiência e produtividade por meio do uso da tecnologia, revisão de processos e gestão.

 

Nota:

Nós da GS&Consult somos experts em varejo e relações de consumo. Estamos comprometidos em ajudar as marcas a avaliar e superar esses desafios e apoiamos no desenvolvimento de suas estratégias e na construção de suas operações de varejo e distribuição. Saiba mais no nosso site www.gseconsult.com.br

*Imagem reprodução

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Alexandre Machado

Alexandre Machado

Luiz Alexandre de Paula Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

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