Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Tudo não terás

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
6 de agosto de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
[the_ad id="169690"]

Se o tema geral é o momento, nada mais atual do que a discussão das perspectivas sobre as eleições presidenciais que vão para a rua com as definições oficiais dos candidatos a presidente e vice, com a propaganda oficial e os debates.

[the_ad id="138406"]

E quais os potenciais impactos no comportamento do mercado, do consumo e do varejo. Este é o tema do momento até porque o quadro de indefinição está impactando o desempenho setorial de forma marcante. A somatória de greve dos camioneiros, resultado da Copa do Mundo e agora eleições tem impacto direto na cautela dos consumidores e no resultado das vendas, com reflexos no emprego, expansão e investimentos. Estamos andando de lado fazem alguns meses.

O cenário das candidaturas

[the_ad id="99067"]

Talvez o candidato ideal fosse aquele que somasse a experiência de Alckmin, a visão financeira global de Meirelles, a proposta ideológica de Flávio Rocha (mesmo já afastado da disputa direta), a visão sustentável de Marina Silva, a militância aguerrida do PT, a visão econômica de Paulo Rabello (agora definido como vice), o destemor de Bolsonaro, a empolgação de Ciro, o equilíbrio de Álvaro Dias, a renovação proposta por Amoedo e mais eventual alguma coisa da Manuela D’Ávila, Boulos, Eymael e outros.

Mas o dito popular do “Tudo não terás” explica mais uma vez a importância das escolhas, especialmente quando as cartas estão colocadas na mesa e uma análise de nossa realidade recente é absolutamente desanimadora pelo fosso que tem se ampliado entre o que temos vivido no Brasil e a realidade internacional. Conseguimos o prodígio de estarmos ficando para trás na América Latina!

É inegável que um balanço das últimas décadas mostra um país quase à deriva, sem projeto e visão, sendo administrado pela contingência do momento e se distanciando de melhores níveis em educação, saúde e segurança, atribuições fundamentais do Estado.

Um país que tem sobrevivido pela resiliência do setor privado concorrendo em absoluta desiqualdade de condições com outros países.

Realisticamente somos competitivos globalmente no agronegócio e em alguns poucos setores de serviços e indústria.

No varejo e na distribuição, a flexibilidade e capacidade adaptativa permitem a sobrevivência de cada vez menos empresas de origem nacional e cresce de forma marcante a participação de empresas globais em todos os setores, com poucas e honrosas exceções, como eletroeletronicos, móveis, calçados e farmácias.

Sem juízo de valor, apenas de fato, até porque essa é a irreversível tendência mundial. E poucas empresas nacionais, muito poucas, se reposicionam para buscarem sua internacionalização.

Um novo ciclo se iniciará em poucos meses

As regras e os candidatos, suas chapas, coligações e estratégias de comunicação já estão praticamente definidas, com alguns poucos detalhes por serem concluídos e alguns elementos permitem alguma análise definitiva.

A menos que haja algum fato novo absolutamente imprevisível, teremos as eleições definidas no segundo turno, o que deverá significar pelo menos mais quatro meses de letargia na economia.

De outro lado, quem quer que seja eleito, terá que dirigir o país com um Congresso que será marcado por baixa renovação. Apesar da enorme expectativa, para não dizer absoluta necessidade, a renovação não será aquela que precisaríamos por conta das regras de uso das verbas de comunicação.

Por mais destemido, visionário e voluntarioso que seja o presidente eleito, dentro do jogo democrático, ele terá que ter a experiência e habilidade para governar com um Congresso cujas características são sobejamente conhecidas.

O que gera alguma esperança é que parece haver entre os candidatos com maior chance, um certo compromisso com a continuidade de mudanças estruturais, especialmente envolvendo as reformas previdenciária, tributária e política, sem o que nada terá efeito prático em termos de transformação da realidade atual.

Da mesma forma, entre os mais cotados e com real chance de avançarem, parece haver consenso da absoluta necessidade de não haver nenhum recuo no combate à corrupção, o pior legado dos últimos governos.

Nas próximas semanas, teremos uma visão mais clara das reais chances dos candidatos nesta eleição e, como sempre, se renovam esperanças de que o que tenhamos pela frente seja melhor que o passado recente e que possamos sair para um novo ciclo de expansão e crescimento, potencializando todos os elementos que já permitiram, num passado não muito distante, que fossemos uma das maiores economias do mundo, condição da qual nos afastamos exclusivamente por conta de nossos próprios erros e opções equivocadas.

Ainda que aceitemos plenamente que tudo não teremos, podemos decisivamente atuar para termos mais do que temos. É uma questão pessoal de opção e decisão pela transformação.

 

Nota:

Entre os dias 28 e 30 de agosto, no Latam Retail Show, no Expo Center Norte, em São Paulo, serão apresentadas as perspectivas de curto, médio e longo prazo que irão impactar o mercado no Brasil, na América Latina e no Mundo e os impactos que as próximas eleições podem ter no varejo brasileiro, pela visão e contribuição de mais de 160 palestrantes e debatedores, líderes que inspiram líderes, em diversos painéis.

*Imagem reprodução

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Livraria Cultura investe em laboratório de inovação para ser digital

Próxima Postagem

Multicoisas inaugura loja com universidade corporativa

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Multicoisas inaugura loja com universidade corporativa

Multicoisas inaugura loja com universidade corporativa

Por favor login para participar da discussão
[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.