Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As trocas de comando das marcas internacionais no Brasil

Marcos Hirai de Marcos Hirai
7 de junho de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Lush, WalMart, Starbucks, Adidas, FNAC…o que estas marcas tem em comum? Bom, todas elas mudaram recentemente de mãos aqui no Brasil. As marcas permanecem no varejo brasileiro, ao menos por ora, mas, de subsidiárias ou filiais, passaram a ser operações franqueadas ou licenciadas. A lógica é que, em mãos de operadores locais, as operações possam ser mais rentáveis, mais dinâmicas e melhor geridas. Num mercado complexo como o nosso, com a cara e complexa estrutura tributária, regras trabalhistas pesadas, altas taxas de juros, problemas logísticos, incertezas políticas, economia volátil, faz com que a gestão de empresas nos moldes da matriz muitas vezes se torne uma fonte de problemas e dificuldades.

Com a troca de comando, é muito provável que a marca volte a reluzir e volte a crescer no nosso mercado. É o caso da Starbucks que agora está sob gestão do fundo de investimento SouthRock, que promete voltar a abrir lojas nos próximos meses, inclusive em novas praças, já que, até hoje,  possui lojas apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O anuncio da venda do WalMart no Brasil ao fundo de private equity Advent International, que comprou 80% nas operações do Walmart no Brasil, ocorreu esta semana.  Advent planeja expandir as bandeiras desenvolvidas pelo Walmart no Brasil, como Maxxi, usada nas lojas de atacarejo, e Todo Dia, de lojas de vizinhança, bem como o clube de compras Sam’s Club.

A Adidas resolveu concentrar suas vendas pelos canais digitais, onde pretende mais do que dobrar suas vendas nos próximos 2 anos. Fechou uma série de lojas em todo o Brasil, mas manterá lojas físicas com franqueados. Estes, por sua vez, deverão abrir novas em breve.

A FNAC por sua vez sofre pelo segmento que atua (livros, CDs e DVDs) e precisou vender a subsidiária brasileira para concentrar os esforços nas suas lojas da Europa. A Fnac Darty, grupo francês que controla a rede no Brasil, disse que licenciará a marca Fnac para a nova empresa, ou seja, vai manter o mesmo nome– e vai realizar uma recapitalização para ajudar a companhia a recuperar sua posição no mercado. Mas, este ano, acabou fechando algumas lojas.

Por ultimo, a LUSH, que abriu a primeira loja por aqui em 1999, via licenciado, depois retornou como operação própria. E agora resolveu fechar as portas. Porém, após quase uma década de briga na justiça, os direitos sobre a marca de cosméticos podem voltar à primeira licenciada.

As trocas de comando citadas podem trazer perspectivas melhores daquelas operadas anteriormente. Ganham os consumidores brasileiros.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Marcas que não protegem dados dos consumidores podem ter reputação manchada

Próxima Postagem

Marca do Grupo CMPC Melhoramentos lança e-commerce

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Marca do Grupo CMPC Melhoramentos lança e-commerce

Marca do Grupo CMPC Melhoramentos lança e-commerce

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.