Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Um Novo Quarto Poder

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
28 de maio de 2018
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

O quadro atual é resultado da combinação perversa de um poder executivo fragilizado, um legislativo inconsequente e um judiciário empoderado, mas desalinhado.

As consequências são o país paralisado, a população desassistida, os consumidores desabastecidos e as lideranças empresariais atônitas.

E o que mais preocupa é que as próximas eleições, ou as seguintes, ou as posteriores, não irão mudar essa situação, pois o quadro atual é resultado de uma deterioração estrutural que avançou e se torna agora avassaladora em suas consequências.

A imprevidência no trato dos grandes temas nacionais, o curto-prazismo dominante na condução dos assuntos estratégicos, a corrupção e compadrio, o clima deteriorado, porque leviano, de relacionamento entre poderes, contribuíram para que chegássemos ao ponto atual, onde domina o permanente sobressalto e a dificuldade de pensar e planejar o futuro.

Permanecemos, portanto, sujeitos à espiral viciosa de deterioração do cenário sócio-político que interfere de forma contundente no quadro econômico, inibindo o crescimento, a melhoria do emprego, da renda e da confiança de consumidores e empresários.

Na reconstrução do Japão, após a Segunda Guerra Mundial, os empresários dos mais diversos setores avocaram para si parte da responsabilidade e criaram o Keidanren, órgão máximo de organização empresarial, para atuar junto aos outros poderes constituídos. E seu papel foi decisivo nesse processo e essa organização permanece até hoje alinhada em seus propósitos de contribuir para o crescimento do país.

O que temos hoje vivido no Brasil tem o impacto de uma guerra, porém com outros tipos de danos.

Talvez fosse o momento oportuno para que pensássemos que outra estrutura poderia viabilizar a recuperação do que tem sido sistematicamente destruído nesses últimos anos.

Uma estrutura que combinasse de forma competente e comprometida com o longo prazo, as incríveis potencialidades naturais e aquelas desenvolvidas no Brasil melhorando resultados no curto, médio e longo prazo.

Um Quarto Poder, formado pelas lideranças empresariais, supra setorial e supra regional, para atuar no reequilíbrio de forças e na agregação de visão e competência, para transformar estruturalmente o país.

Tão simples de enunciar, tão complexo de viabilizar.

Mas a crescente deterioração do quadro atual e, pior, a falta de perspectiva de transformação estrutural à frente deveriam nos estimular a pensar diferente e de maneira ambiciosa. Sem minimizar as dificuldades de sua implantação.

Muitos anos de um modelo associativista de entidades sem muita representatividade, ou de representatividade relevante apenas setorial ou regional, criaram uma indesejável pulverização da  representação empresarial que se tornou, ao longo do tempo, passiva, acomodadada, leniente ou focada apenas nas questões de curto prazo em seu âmbito de atuação.

Mas, de forma muito diferente, seus líderes, enquanto empresários, desenvolveram e praticam a visão estratégica, a economia permanente de custos, a busca da racionalidade, a permanente preocupação com a produtividade, a governança apoiada nas melhores práticas.

Permanentemente avaliados e julgados por consumidores mais empoderados, pesquisam, estudam e implantam ações que permitam o desenvolvimento de seus negócios.

Não é exatamente isso que precisamos como país, apenas substituindo consumidores por cidadãos?

No cenário atual, a coisa pública, com raras e honrosas exceções, e, especialmente, no âmbito federal, está acéfala e corrompida em seus valores, estruturas e organização. E não será uma próxima eleição que irá alterar esse cenário. Nem as seguintes.

Um caminho seria atuar de forma decisiva para a criação desse Quarto Poder, formado pelo integração organizada do setor empresarial, similar ao Keidanren, no Japão, para buscar, de forma estrutural, alternativas orientadas pela visão estratégica e pela busca da eficiência na questão das coisas públicas.

Que o caos do atual momento ao menos nos estimule a pensamentos mais ambiciosos e estruturais para nossos problemas. Exatamente como faríamos em nossas empresas.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Vendas de combustíveis e supermercados são fortemente impactadas pela greve dos caminhoneiros

Próxima Postagem

Empreendedores lançam startup de produtos para dietas restritas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Empreendedores lançam startup de produtos para dietas restritas

Empreendedores lançam startup de produtos para dietas restritas

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.