Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada podem fazer por seus treinamentos

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
25 de maio de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 2 minutos

Quando o foco é atrair a atenção dos nossos clientes, todos nós buscamos inovação. É mandatório ser criativo e proporcionar experiências e interações que emocionam e sabemos que a utilização da tecnologia aumenta consideravelmente todas as possibilidades quando se fala em modificar esta experiência.  De clientes também chamamos aqueles que são os maiores propagadores da missão e propósito do negócio: nossos times. E prepará-los para desempenhar bem suas funções, com paixão, motivação e engajamento pode ser o nosso grande diferencial competitivo.

Uma forma de inovar nos treinamentos e no desenvolvimento dos times é apostar no uso das tecnologias de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Estes ambientes digitais e simulados proporcionam uma interface muito avançada, facilitando o treinamento em situação que requerem a manipulação de equipamentos, vivenciar situações e condições adversas, perigo e risco – tudo de forma absolutamente segura. Permite simular situações reais e interagir em reproduções das situações mais difíceis com clientes. Elas nos permitem ainda conhecer produtos e especificações técnicas em sua integra e um cardápio de acesso rápido a estes dispositivos no caso de consultas.

A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada permitem uma conexão direta com nossos sentidos de audição, visão e, em alguns casos, até olfato, e nossa resposta é imediata. Unidos à alta capacidade de promover a interação, esses fatores causam uma poderosa imersão. A aprendizagem neste caso é bastante aumentada, pois o participante tem uma rápida absorção do conhecimento “vivenciado”.

As vantagens dos treinamentos que usam Realidade Virtual e Realidade Aumentada são inúmeras e vão desde a imersão e interação, que resultam em uma alta aprendizagem, ao engajamento, atração e interesse pelo treinamento; a possibilidade de simular situações (de risco ou não), dentro de um ambiente controlado; a total liberdade de criar condições de treinamento a qualquer momento; bem como a alta capacidade de escala de reprodução. A interação e o feedback imediato proporcionam também uma avaliação contínua, seja do método, do conteúdo e até mesmo de avaliação da aprendizagem, além de proporcionar a repetição prática para o ganho de eficiência.

Outro importante benefício da Realidade Virtual é a possibilidade de treinar um grande número de pessoas dentro de um ambiente virtual e remoto, sem grandes volumes de investimento de tempo, deslocamento e recursos.

A área de extração do petróleo já se utiliza bastante dos recursos da Realidade Virtual em seus treinamentos para capacitar seus executores sem colocá-los em perigo, bem como as áreas da saúde e aviação, sem oferecer riscos aos seus pacientes e passageiros.

Apesar de todos os benefícios, é importante avaliar as razões por trás do uso destas tecnologias, e, sobretudo, os objetivos envolvidos no treinamento e nos resultados esperados. Um conteúdo significativo criará valor real para o treinamento, não apenas a necessidade de usar a tecnologia para ser inovador e moderno. O propósito garantirá o engajamento e o aprendizado real. Por último, é imprescindível encontrar o equilíbrio entre o conteúdo criativo, a tecnologia utilizada e os formatos de aplicação, para fomentar o desenvolvimento e a formação das pessoas para enfrentar seu dia-a-dia.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Setor de serviços em shoppings cresce mais de 15%

Próxima Postagem

Empresas e consumidores brasileiros não concordam quanto à qualidade do atendimento oferecido

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Empresas e consumidores brasileiros não concordam quanto à qualidade do atendimento oferecido

Empresas e consumidores brasileiros não concordam quanto à qualidade do atendimento oferecido

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.