Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Viva o varejo regional!!

Marcos Hirai de Marcos Hirai
10 de maio de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 3 minutos

Lojas Americanas, Casas Bahia, Boticário, Hering e Chilli Beans são algumas redes de varejo e de franquias que estão quase onipresentes, com lojas em praticamente todos os estados brasileiros. Mas não chegam a 60 o número de redes que têm presença nas 5 regiões oficiais da federação. Somadas as cerca de 15 redes internacionais como o Mc Donalds, Subway, Burger King, temos um número que não chega a 100 de redes que têm presença nacional.  E mesmo estas, acabam concentrando suas operações nas capitais, tornando o interior ainda carente das grandes marcas nacionais. Mas por que existem tão poucas redes espalhadas por este país? Talvez o principal motivo seja o fato de que existe uma grande concentração geográfica e demográfica no potencial de consumo. Há 5.570 municípios no Brasil, mas os 40 maiores respondem por 40% do potencial de consumo; 89 municípios geram 50% do consumo nacional e 366 alcançam 70%. Já no extremo oposto, há 2.462 municípios que respondem por apenas 10% do consumo. Em termos demográficos, a classe A responde por cerca de 20% do consumo, a B1 por 26% e a classe C por 50%. A região sudeste sozinha concentra 55,4% do PIB.  Somada com a região Sul, este número chega a 71,1%, restando para as demais 28,9%. Por conta disto, a grande maioria das redes prefere concentrar sua atuação neste eixo. Para as redes de franquias, consequentemente, acaba sendo mais fácil conseguir franqueados nesta faixa do país.

O cenário descrito cria um ambiente no qual, de um lado, torna-se economicamente inviável ter uma rede com cobertura nacional, pois, à medida que a densidade dos municípios diminui, o potencial torna-se muito limitado. De outro lado, para construir negócios de grande escala no mercado brasileiro é preciso atingir o mercado de massa. Sendo assim, a lógica das redes é de expandir por raios. Crescem a uma distância definida da base e assim buscam força dentro desta área restrita.

Um shopping center médio precisa de cerca de 200 lojas para completar seu mix. E, com a crise econômica recente, metade destas redes encolheram suas expansões. Portanto, um shopping center não consegue hoje depender apenas de marcas nacionais. É aí que o mix se completa com as marcas regionais. Mais do que nunca, elas se tornaram essenciais para atender as populações das cidades do interior e das capitais menores. No grande formato, temos alguns exemplos de sucesso de redes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, como o Armazém Paraíba de Teresina, Piauí, que conta com 300 lojas e tem atuação em 10 estados da federação, focados no Norte e Nordeste. A rede Novo Mundo, de Goiânia, tem 150 lojas e atuação em 10 estados. As lojas Avenida, de Cuiabá, é a maior rede de moda da região Centro-Norte e uma das 10 maiores do Brasil, com mais de 100 lojas espalhadas por 13 estados brasileiros. Ou a Gazin, um gigante que, apesar de ter sua sede em Douradina, no interior do Paraná, tem quase todas as suas 250 lojas nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. De Manaus, a Bemol, uma rede de lojas de departamentos, atua nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima com 20 lojas físicas.

São também inúmeras as redes do eixo Sul e Sudeste. As Lojas Cem, de Salto, interior de São Paulo, atua na área de eletrodomésticos e tem atualmente 246 lojas. As Lojas Pompéia/Gang de Camaquã, no Rio Grande do Sul, vende moda em 70 filiais, em 65 cidades; o Madero de Curitiba, de hambúrgueres, que já conta com 120 lojas e está se espalhando com sucesso por todo o Brasil. Na área de franquias, são inúmeros os exemplos, impossíveis de serem todos citados, mas a rede de restaurantes e fast foods Bonaparte de Recife; a rede de loja de variedades Le Biscuit de Salvador; a 1 a 99 com 50 lojas e sede em Socorro, interior de São Paulo; as redes de cosméticos – Mundo do Cabeleireiro e Bel Salvador; o Grupo Zaffari do Rio Grande do Sul e inúmeras outras. São todas redes fortes, profissionais, com ampla aceitação do mercado local e que muitas vezes não são conhecidas no eixo Rio e São Paulo, mas que são excelentes varejistas. E muitas vezes oferecem serviços, atendimento, tecnologias e formatos de lojas à frente dos varejistas nacionais, mas com um toque local.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Shopping Granja Vianna e ONG Amor em Mechas realizam ação de caridade

Próxima Postagem

Tyco Retail Solutions apresenta modelo de supermercado no APAS Show 2018

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Tyco Retail Solutions apresenta modelo de supermercado no APAS Show 2018

Tyco Retail Solutions apresenta modelo de supermercado no APAS Show 2018

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile