Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Reflexões sobre liderança pós-IA. Em especial no varejo

Momentum Nº 1.106

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
10 de fevereiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Reflexões sobre liderança pós-IA. Em especial no varejo.

“Os desafios envolvidos com liderança num cenário em meta-transformação pelo empoderamento individual, promovido pela comunicação multidirecional e interativa, já eram motivo de muita análise, pesquisa e propostas.

Mas tudo isso se torna ainda mais complexo pelo que a Inteligência Artificial impõe nos mais diversos níveis hierárquicos ou anárquicos, no ambiente profissional ou no social.

A começar pelo próprio entendimento de hierarquia, responsabilidade e outros conceitos clássicos envolvidos nas estruturas tradicionais e que estão sendo subvertidos por comportamentos, desejo, anseios, expectativas e a relação individual com o trabalho, carreira, desenvolvimento, remuneração e compensação de forma geral.

E considerando também outros elementos pelo quais líderes devem estar mais atentos, como sustentabilidade e diversidade para além de Governança e, o mais importante, entrega de resultados.

Todos os setores profissionais têm sido afetados pelas mudanças e os inúmeros estudos, pesquisas e materiais produzidos buscam respostas para novos e antigos desafios de como motivar, envolver, engajar, atrair e reter talentos no mundo atual. E que é apenas prenúncio do que ainda acontecerá na sua versão futura.

Mas em particular no varejo e hospitalidade esses desafios ficam maiores pelas características das atividades nesses setores, em que o trabalho nos fins de semana, a intensidade da relação com consumidores mais empoderados e a menor condição de home office conspiram para ampliar as dificuldades”.

De forma simplista é possível ditar que a liderança não é mais aquela e vivemos um dos períodos mais complexos, pois convivem elementos de modelos de gestão elaborados e evoluídos a partir do passado com uma realidade em profunda, ampla e rápida transformação. Em que ideias e propostas devem ser ajustadas em tempo real.

E é o ser humano no centro de tudo que dita os novos desafios. O omniconsumidor metaempoderado na sua relação profissional ou de prestador de serviço também é o colaborador, funcionário, parceiro ou contratado, que precisa ser engajado, liderado, envolvido ou integrado para fazer parte da solução e não do problema.

Tão simples de enunciar e tão complexo de equacionar! A liderança deve buscar elementos para estimular o alcance das metas e objetivos impostos pelo ambiente e desafios em rápida evolução nesse cenário radicalmente distinto do passado, quando foram geradas as referências dos modelos ainda em uso. Sem esquecer as questões mais atuais envolvendo sustentabilidade, diversidade e governança (ESG).

O liderar pelo saber fazer acontecer ou fazer com que liderados façam acontecer é cada vez mais crítico pela questão das novas demandas e senso de urgência envolvidos no redemoinho em transformação do mercado.

Receber o funcionário ou colaborador no ambiente de trabalho tomando como exemplo os escritórios das empresas do setor de tecnologia é motivo de festa, congraçamento e comemoração, considerando os espaços destinados a experiências, alimentação, happy hour, meditação ou atividades físicas e intelectuais. Tudo para diferenciar, desenvolver a criatividade, a inovação e gerar soluções disruptivas.

Visitem escritórios da Google, Amazon, Linkedin, Tik Tok e Pay Pal e terão a constatação dessa realidade.

Na Ásia, escritórios de Alibaba, Tencent, JD, Didi, Huawei e outros, em maior ou menor escala, também mostrarão algo similar, porém de forma mais comedida.

O problema é que poucos negócios e setores permitem esse ambiente pelas mais diversas razões e por mais que a liderança assim deseje. Mas as novas referências estão criadas e são constantemente repensadas com empresas que declaram extinto o home office e outas que buscam o equilíbrio ideal dos dias presenciais e os virtuais.

Em especial no varejo e hospitalidade essas questões se tornam mais complexas pela constante e intensa interação com o público consumidor e a crescente pressão competitiva imposta pela ampliação da oferta de produtos e serviços.

No plano dos modelos e atitudes da nova liderança pós IA tudo indica que o conceito da liderança situacional, aquela que pressupõe um modelo múltiplo, ajustado ao perfil do liderado e não ao modelo único do líder, se torna ainda mais importante.

Ou seja, o ajuste do modelo de liderança a ser exercido vem de acordo com o perfil e a maturidade pessoal e profissional do liderado. Porém com o agravante da constante e permanente mutação de comportamento, precipitada pelos cenários em permanente mudança que afetam comportamentos dos liderados.

Os modelos de organização também estão em transformação

O elemento talvez mais importante para além dos desafios da liderança individual é o fato de que também vivemos a transição dos modelos de organização, em que os líderes operam e que também devem evoluir para contemplar o cenário já desenhado do mundo pós-Inteligência Artificial.

Em que flexibilidade, adaptabilidade, velocidade, iniciativa, inovação e criatividade sejam combinadas de forma virtuosa com o foco no que precisa ser feito: processos e métodos para gerar resultados consistentes e de longo prazo. Sob intensa e crescente pressão competitiva e de novos comportamentos e atitudes sociais que são cada vez mais demandados. Em especial pelas novas gerações.

O recente episódo Deep Seek é evidente exemplo do turbilhão constante e intenso que o ambiente de negócios precipita.

Nunca se sabe de onde virá a próxima ameaça, quão intensa será e quanto vai durar. E só sabemos que teremos que conviver com isso de forma permanente. E que zona de conforto foi algum dia um conceito que vigorou por algum tempo.

Nada tem sido tão eloquente nessa visão do que o comportamento do presidente Trump. Retrata muito bem (ou mal) as incertezas, desafios e volatilidade do ambiente mutável e mutante do mundo atual, potencializado pela Inteligência Artificial. Ou da falta de.

Vale refletir.

Nota

Em maio e junho estaremos em Missão Técnica envolvendo Coreia do Sul e Singapura.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Divina Terra projeta 100 lojas e presença nos 27 estados brasileiros até o final de 2025

Próxima Postagem

Renner leva digitalização a 100% dos processos em suas lojas

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Renner digitaliza 100% dos processos em suas lojas

Renner leva digitalização a 100% dos processos em suas lojas

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.