Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sua empresa está preparada para o omniconsumidor?

Alexandre Machado de Alexandre Machado
20 de fevereiro de 2018
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 2 minutos

Faço essa pergunta porque o que mais ouvimos nos últimos tempos é que o varejo precisa se reinventar pois o consumidor está cada vez mais empoderado e multicanal. E que esse consumidor está deixando de comprar em lojas físicas e abrindo espaço para os canais digitais.

Então a receita é abrir um e-commerce? Definitivamente a resposta é não. Pois de nada adianta um canal adicional se eles não estiverem integrados, oferecendo experiências únicas para o consumidor ao redor dos produtos e com rentabilidade para os acionistas.

São muitos os fatores críticos de sucesso para uma operação omnichannel, porém é preciso mais do que muitos canais e um sistema de gestão de clientes integrado para que uma estratégia omni seja bem-sucedida. A consistência no posicionamento da marca e proposta de valor são o ponto de partida. Existem também alavancas que precisam ser construídas para essa mudança. Podemos destacar algumas:

Entregar os diferenciais percebidos e valorizados pelos consumidores

Eles dizem ficar mais satisfeitos com as lojas digitais por conta da disponibilidade de produtos, pagamento rápido, ampla variedade de produtos, informações sobre estes e opinião de outros clientes. Já em lojas físicas os quesitos de maior satisfação são o pós venda eficiente e rápido (por exemplo devolução e trocas de produtos), além da experimentação do produto.

Dispor de atendimento e hospitalidade

O equilíbrio dessa equação continuará sendo o fiel da balança na hora de visitar e fidelizar o ponto de venda físico. Tudo acontecendo sem fricção na jornada de compra.

Transformar o velho POS (point os sales) tradicional em POX (point of experience)

E o mais importante: com baixíssimo atrito e muita experiência para o consumidor. Ou seja, simplicidade no processo de atendimento e vendas, mas robusto e sofisticado na retaguarda do negócio.

Alinhar a estratégia de canais com a cultura organizacional

Sendo que o ponto principal aqui é minimizar os potenciais conflitos entre os canais com políticas claras de precificação de produtos e descontos, além da compensação junto à equipe das lojas físicas para evitar boicotes. Por vezes o melhor modelo de remuneração não é baseado em faturamento ou resultados.

Identificar os trade-offs

Entre o aumento nos custos operacionais e investimentos com o aumento das vendas da marca, independente de qual canal o cliente entrou e converteu. Consistência na execução em todos os pontos de contatos com o cliente continuará sendo fundamental.

E para encerrar essa provocação… Esteja presente na vida do seu cliente, ajude-o no dia a dia e seja conveniente.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Indicador de Confiança do Consumidor cresce e marca 43,6 pontos

Próxima Postagem

EÓtica investe em experiência do usuário e logística

Alexandre Machado

Alexandre Machado

Luiz Alexandre de Paula Machado é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
EÓtica investe em experiência do usuário e logística

EÓtica investe em experiência do usuário e logística

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.