Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Qual o futuro do foodservice?

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
17 de outubro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Qual o futuro do foodservice?

Em um setor tão competitivo como o de foodservice, manter uma marca moderna e disruptiva é essencial para se destacar no mercado. A chegada de novas tecnologias revela um vasto espaço para modelos de negócios inovadores no Brasil. Contudo, as relações humanas e a alimentação evoluíram conjuntamente, moldando um perfil de consumidor mais consciente e atento ao posicionamento das marcas, além de atualizado e que não apenas valoriza práticas sustentáveis, mas também deseja ser protagonista em suas escolhas. Nesse contexto, a tecnologia se torna uma aliada poderosa, permitindo personalização, conveniência e uma conexão diferenciada entre as marcas e seus clientes.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o empreendedorismo continua em alta no Brasil. O franchising, por exemplo, superou as expectativas do mercado e cresceu 13,8% e chegou a R$ 240,6 bi em 2023. Em destaque está o segmento de Alimentação-Foodservice, com alta de 17,9%, beneficiado pela retomada da vida social da população.

Isso mostra que, apesar dos obstáculos, nós, brasileiros, não paramos de ser resilientes no setor. O Brasil é muito rico e há espaço para todos os empreendedores abrirem o seu restaurante. Quando o Bob’s nasceu, há 72 anos, fomos a primeira marca de foodservice a chegar no Brasil, no coração do Rio de Janeiro, e em 1984 abrimos a primeira franquia, que este ano celebra 40 anos. Hoje, a rede soma mais de mil pontos de venda, com presença em todas as regiões e capitais do País.

Desde então, há novas gerações de consumidores chegando, com novas exigências. O impacto acelerado da transformação digital e de produtos mais sustentáveis moldam um novo foodservice.

Já é uma realidade, por exemplo, o conceito de “pick-up”, em que o cliente faz o pedido pelo celular e retira no local do restaurante, sem fricção com o colaborador do restaurante. Na outra ponta, esse mesmo consumidor espera ter refeições a qualquer hora do dia e um sanduíche personalizado ou até mesmo ter opções de produtos mais sustentáveis.

Fica claro que ele quer ser protagonista das suas escolhas. Se ele muda, nós também mudamos. Já notamos essa realidade em nossos totens de autoatendimento, em que houve um aumento da escolha dos clientes ao selecionar produtos adicionais em seu pedido. Saber ler esses dados e o que o consumidor deseja faz parte do processo de manter a marca moderna, atenta aos detalhes para fazer desta a melhor experiência em loja. O Bob’s valoriza em sua essência o sabor dos encontros, e tem investido em soluções pioneiras, como uma proteína de sanduíche 100% vegetal, pois entende a velocidade das tendências e investe na inovação completa.

Do outro lado, os bastidores exigem uma cozinha do futuro mais robótica. Atualmente, o mercado já conta com chapa ou fritadeira tecnológicas, mas podemos ir além, com robôs realizando a lavagem de alimentos ou louça, novidades que já estão em desenvolvimento no mercado. Na nossa visão, essa solução aumenta a produtividade da loja, e permite que os colaboradores façam outras atividades para poder incrementar o serviço ofertado e trazer faturamento para a loja.

O futuro do foodservice começa agora. Em breve, os totens de autoatendimento serão substituídos por comandos de voz, enquanto a Inteligência Artificial estará presente em todos os processos. Essas tendências exigem constante experimentação para que cada restaurante as adapte à sua maneira, integrando uma cultura interna que assegure a aceitação tanto pelo time quanto pelo consumidor final.

No entanto, ressalto que os restaurantes que abraçarem essas tendências e se adaptarem às novas demandas dos consumidores estarão muito mais preparados para prosperar nos próximos anos. Cabe a nós fazermos isso acontecer.

O futuro do foodservice é agora.

Ricardo Bomeny é CEO do Grupo BFFC
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com mais maturidade sobre retail media, mercado foca em métricas de desempenho

Próxima Postagem

Governo envia proposta ao Congresso para oficializar socorro às aéreas com R$ 4 bi do Fnac

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Governo envia proposta ao Congresso para oficializar socorro às aéreas com R$ 4 bi do Fnac

Governo envia proposta ao Congresso para oficializar socorro às aéreas com R$ 4 bi do Fnac

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.