Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vem aí, o melhor natal em vendas dos últimos anos! Mas o consumidor não é mais o mesmo…

Marcos Hirai de Marcos Hirai
23 de novembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Pontos comerciais
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois da pior recessão e queda de vendas da nossa história, o consumidor enfim dá demonstrações de que retoma as compras. Segundo levantamento do IBGE, das dez atividades de varejo monitoradas em setembro de 2017, sete tiveram resultados positivos na comparação anual. Puxando a lista, o segmento de “móveis e eletrodomésticos”, fechando em 16,6%. Já a atividade “artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria”, fechou com crescimento real de 8,3%. A atividade “tecidos, vestuários e calçados”, novamente obteve resultado positivo. Já os “hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”, apontou alta de 6,0%, obtendo o crescimento mais elevado desde abril.

É o quinto crescimento consecutivo, recuperando-se de um começo de ano ruim que foi comprometido principalmente pela elevação dos preços dos produtos. A variação acumulada no ano fechou em 1,0%. Além destes indicadores, outros sustentam o otimismo. A inflação, que tanto comprometeu o poder de compra das famílias, deu trégua este ano. Com a desaceleração dos preços, os juros também caíram. E, se há uma receita que agrada aos consumidores, é a possibilidade de comprar produtos à vista, com preços mais em conta, ou em prestações que caibam no orçamento.

Estes indicadores ajudam o comércio prever que tenha as melhores vendas de fim de ano dos últimos 4 anos. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), este natal devem registrar aumento tanto nas vendas quanto na abertura de vagas temporárias. Serão R$ 34,3 bilhões movimentados até dezembro, um avanço de 4,3% nos negócios no varejo.

Com o aumento nas vendas, o comércio já começa a se preparar para receber o maior fluxo de consumidores nas lojas. Para suprir a demanda, entre e setembro e dezembro deste ano devem ser contratados cerca de 73,1 mil trabalhadores temporários, um avanço de 10% em relação ao ano passado.

Ainda é pouco, é verdade, mas demonstra claramente que o pior já passou. Importante dizer porém que a retomada será gradual e deve ser cercada de cautela. Lembre-se que o panorama político ainda está nebuloso e isto tem amedrontado os investidores. O consumidor também não está eufórico. Está voltando a comprar apenas o que precisa, sem assumir grande endividamento. Afinal, passou por dificuldades nos últimos anos e isto está muito recente na sua memória. Mas ao mesmo tempo, está de olho em boas oportunidades e também está mais racional, buscando fazer uma análise mais criteriosa, adquirindo produtos e serviços que ofereçam o melhor custo X beneficio.

Aliás, considerando estas premissas, 2018 indica que as atividades do varejo mais promissoras serão justamente às que estão em plena sintonia com este momento do consumidor. Oferecer mais por menos, sem luxo, sem ostentação, mas que atendam seus anseios e necessidades. Alguns varejistas com forte crescimento apontam isto: a rede de academias Smart Fit, as clínicas rápidas do Dr Consulta, a rede de vestuário fast fashion Renner, as lojas de preço único da Daiso, as padarias da Benjamin, as redes de fast food e de comida por kilo, os atacarejos, os home centers e as drogarias serão alguns dos varejistas que liderarão as expansões varejistas para 2018. Feliz ano novo!!!

Postagem anterior

Rede Taco Bell oferece 50% de desconto na Black Friday

Próxima Postagem

Em 7 anos, Black Friday cresceu quase 20 vezes no Brasil

Marcos Hirai

Marcos Hirai

Marcos Hirai é CEO da Omnibox, startup especializada em varejo autônomo que parte do ecossistema da Gouvêa com a chancela “powered by”.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Black Friday prevê arrecadação recorde de R$ 2,2 bi em 2017

Em 7 anos, Black Friday cresceu quase 20 vezes no Brasil

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.