Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As eras da saudabilidade

Bruna Pavão de Bruna Pavão
16 de julho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
As eras da saudabilidade

Você sabe o que é saudabilidade?

O conceito de saudabilidade pode ser confuso, pois o mercado ainda está amadurecendo e não está totalmente consolidado. De forma geral, saudabilidade refere-se às maneiras pelas quais as pessoas buscam bem-estar no dia a dia, seja na alimentação, no estilo de vida, na atividade física ou em um hobby. Não está necessariamente atrelada apenas à alimentação, mas permeia várias esferas da vida.

A Saudabe identifica que estamos na terceira era da saudabilidade. Abaixo, explicamos em detalhe as diferentes eras que identificamos por meio de estudos e pesquisas.

Primeira Era (anos 2000):

Esta era possui foco na estética e no universo fitness. Foi durante esse período que o termo “fitness” se tornou mais conhecido. O Brasil, sendo o terceiro maior mercado de estética do mundo, viu um impacto significativo na busca pelo emagrecimento.

Segunda Era (2010-2020):

Caracterizada pelo foco em alimentos “free from”, ou seja, produtos sem glúten, sem lactose, entre outros. Durante esse período, muitos consumidores começaram a identificar alergias alimentares e buscar produtos que atendessem a essas necessidades.

Terceira Era (pós-pandemia):

O foco está no bem-estar holístico, com os consumidores cuidando do corpo, mente e alma de forma integrada. Eles buscam entender a origem dos produtos, o processo produtivo e as funcionalidades do que consomem.

Quarta Era (futuro):

Chamamos esta era de “saúde conectada”. É um período em que a tecnologia e a Inteligência Artificial terão um impacto significativo na saúde dos consumidores. Dispositivos como relógios, anéis e pulseiras inteligentes monitoram a atividade física, frequência cardíaca e outras métricas de saúde em tempo real, proporcionando dados valiosos para a gestão da saúde. Plataformas de saúde online estão se expandindo rapidamente, oferecendo uma experiência de saúde completa que inclui consultas com médicos e educadores físicos, tudo integrado pela tecnologia. A Inteligência Artificial está sendo usada para diagnósticos precoces e análise de dados de saúde, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes. Além disso, a impressão 3D está sendo utilizada para a produção de próteses personalizadas e até mesmo determinados alimentos saudáveis, demonstrando o potencial transformador dessa tecnologia.

De forma geral, os consumidores buscam, em média, quatro benefícios nos produtos saudáveis: qualidade de vida, sustentabilidade, funcionalidade e, em menor grau, emagrecimento pela estética. Isso demonstra uma mudança no comportamento do consumidor, com uma maior valorização do bem-estar holístico.

Quanto o mercado de saudabilidade está crescendo?

Através de pesquisas, identificamos que, a nível global, o mercado de alimentos, personal care, wellness e serviços em geral representa 4,4 trilhões de dólares. No Brasil, esse mesmo mercado gira em torno de 80 bilhões de dólares, tornando o País o líder em wellness na América Latina. Quando analisamos especificamente os segmentos de alimentos, bebidas e suplementação, o Brasil se classifica como o quarto maior mercado do mundo, devido à sua robusta produção industrial de alimentos.

Conclusão sobre o mercado

A evolução das eras da saudabilidade demonstra claramente como as necessidades e prioridades dos consumidores têm mudado ao longo do tempo. Desde o foco inicial na estética e no fitness, passando pela preocupação com alergias e restrições alimentares, até o presente interesse pelo bem-estar holístico e a promessa da saúde conectada no futuro, cada era reflete uma transformação significativa na forma como entendemos e buscamos a saúde.

Hoje, a saudabilidade é mais do que uma tendência; é um movimento que abrange diversos aspectos da vida e incorpora avanços tecnológicos para oferecer soluções personalizadas e eficientes. O crescimento do mercado de saudabilidade, tanto globalmente quanto no Brasil, ressalta a importância e o impacto desse conceito em nossa sociedade.

Ao acompanhar essas transformações, empresas e consumidores têm a oportunidade de se adaptar, abraçando uma abordagem mais integrada e consciente em relação à saúde e ao bem-estar. O futuro da saudabilidade promete ser ainda mais dinâmico e inovador, com a tecnologia desempenhando um papel crucial na promoção de uma vida mais saudável e equilibrada.

Bruna Pavão é fundadora e CEO da SaudaBe Group.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: SaudaBe

Postagem anterior

Em parceria com a L’Oreal, a Shopee lança ferramenta de RA para avaliar a pele dos usuários

Próxima Postagem

Taco Bell fecha contrato com a E-Deploy para melhorar a gestão de seus restaurantes

Bruna Pavão

Bruna Pavão

Bruna Pavão é fundadora e CEO da SaudaBe. Tem passagens por grandes empresas, como Nestlé e Camil.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Taco Bell fecha contrato com a E-Deploy para melhorar a gestão de seus restaurantes

Taco Bell fecha contrato com a E-Deploy para melhorar a gestão de seus restaurantes

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.