Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo Total – Destino: Varejo 2020!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
5 de setembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

O varejo que surge tem uma nova fórmula, o varejo que surge tem novas moedas comerciais.

Para o varejo atual e suas boas práticas, não será suficiente ser um ponto de experiência, degustação e test drive de produtos, ter uma ambientação encantadora, arquitetura e visual merchandise distintos, ser conveniente e possibilitar diversas conexões e interações ao gosto do cliente e possibilitar todas as formas multicanais de consumir e ter acesso ao produto ou serviço. E ainda ter um time engajado, motivado e curador.

O Varejo 2020 demandará mais que isso! Este varejo que surge é o resultado de uma sequência finita de regras, raciocínios e operações que, aplicada a um número finito de dados, permite solucionar classes semelhantes de problemas.

Sim, o varejo que surge é um ALGORITMO, suportado pelo BIG DATA, softwares capazes de interpretar dados que são coletados de todas as operações realizadas e não realizadas online ou offline.

Fonte: GS&Consult

O varejo moderno trabalha com a capacidade de predizer, de anteceder ou prever o consumo com certa precisão. Este é o chamado data-driven, antecipando tendências. Coleta dados, elabora estratégias e, a partir delas, direciona a oferta, porém, até isso já está virando coisa do passado, pasmem! Aqui temos um salto evolutivo acontecendo nesse instante, onde esses softwares que nos indicavam tendências de consumo já estão sendo superados pela IDENTIFICAÇÃO do consumidor, possibilitando ainda mais assertividade:

  • Enviando a mensagem correta
  • Para a pessoa correta
  • No momento correto
  • Pelo canal correto
  • Com o preço correto

O que estamos assistindo neste exato momento é a evolução do data-driven varejo para o nascimento do Varejo de Identificação! Ao mesmo tempo esse data-base permite trabalhar e escalar com números infindáveis de consumidores, proporcionar total personalização da oferta, demanda, necessidade e comodidade.

Fonte: GS&Consult

Aquilo que o antigo varejo, quando faz bem feito, consegue reconhecer 20% dos clientes que são representativos para o negócio, hoje em dia, com o Varejo de Identificação, é possível se conectar com milhões de consumidores, representativos ou não, para o negócio.

Definitivamente o Varejo 2020 captura dados on e offline e os interpretam gerando analytics para aperfeiçoar a gestão precisa.

Paralelo a isso, as marcas hoje em dia contam com muito pouca credibilidade junto ao público consumidor. Para termos uma referência, a Havas Mediás Meaningful Brands Report 2015 realizou um estudo na Europa com consumidores do continente e apurou incríveis números, tais como:

  • 74% das pessoas entrevistadas afirmam que as marcas que estão presentes poderiam desaparecer que eles nem notariam…

Por aqui, a revista Exame, na edição de aniversário 2017, trouxe pesquisa similar apontando que:

  • 71% dos consumidores não se identificam com a comunicação que as marcas fazem, não sentindo nenhuma conexão entre as partes!

Sem dúvida esse pano de fundo volátil impõe à liderança do varejo rever sua posição. Pesquisa realizada pela Russel Reynolds aponta que apenas 23% da liderança se acha preparada para liderar a transformação tecnológica que surge, enquanto 73% relata a necessidade para tal.

2020 está logo ali e não temos tempo a perder! O novo varejo que surge tem novos valores e moedas de troca, e vem desafiando a todos nós. Agora, como especialista, já posso afirmar que os que não liderarem essa transformação perderão espaço e produtividade.

Quer falar mais, entre em contato! Nós, da GS&CONSULT, encabeçamos diversos projetos orientados para o novo varejo, será um prazer dividir as experiências com os nossos clientes.

Postagem anterior

Lojas Americanas inaugura primeira unidade em Promissão (SP)

Próxima Postagem

Azul lança serviço exclusivo em seu programa de vantagens

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho
Varejo

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens que desejam entrar no mercado de trabalho

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Azul lança serviço exclusivo em seu programa de vantagens

Azul lança serviço exclusivo em seu programa de vantagens

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.