Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Franchising: tecnologia, cultura e liderança para um crescimento sustentável

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
14 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Franchising: tecnologia, cultura e liderança para um crescimento sustentável

O universo do franchising, especialmente quando observamos os movimentos globais do setor, nos revela não apenas tendências, mas também as práticas consolidadas que impulsionam o crescimento e a sustentabilidade das redes de franquias. Temos visto que o foco no franqueado deixou de ser algo desejado para se tornar uma estratégia necessária à todas as redes.

A importância desse stakeholder na cadeia de valor do franchising é inegável. Historicamente, franqueadores e franqueados eram vistos como entidades distintas, com responsabilidades e atividades claramente delimitadas. No entanto, a necessidade de uma abordagem centrada no franqueado é cada vez mais evidente: isso implica alocar consultores de campo e negócios, não apenas com base na estrutura da franqueadora, mas principalmente nas necessidades dos franqueados. Essa mudança de paradigma promove um suporte mais eficaz e personalizado, essencial para o desempenho de cada unidade.

E por conta dos cuidados com a performance, vemos cada vez mais o interesse dos fundos de private equity, uma vez que enxergam valor em investir em modelos de negócios comprovados, com fluxo de caixa estável e previsível, expansão estruturada e potencial de saída atrativo para os investidores.

A entrada desses fundos não só aporta recursos financeiros, mas também conhecimento, inovação e melhorias contínuas, elevando o profissionalismo e a governança das marcas. No mercado americano, um exemplo clássico é o do Grupo Neighborly, que se transformou em um grande hub de serviços domésticos, graças ao investimento de diversos fundos de private equity ao longo de sua história, Isso permitiu a aquisição de novas marcas e a criação de um ecossistema que fornece soluções para serviços domésticos e pessoais, com mais de 5.800 unidades.

Alcançar esse patamar não é apenas resultado dos investimentos de um fundo. É resultado de uma visão clara sobre a necessidade de ganhar eficiência e manter o negócio em movimento, renovando produtos e serviços, incrementando novos modelos e, claro, tecnologia.

A tecnologia é um pilar fundamental para a alta performance e lucratividade no franchising. Ferramentas de gestão, plataformas educacionais e o uso da Inteligência Artificial (IA) para otimização de processos são essenciais. A adoção de IA, por exemplo, pode melhorar significativamente a resposta aos leads, tanto do ponto de vista da franqueadora na captação de candidatos, quanto do atendimento do consumidor nas unidades, um fator crítico para o sucesso nas vendas.

Dados do mercado americano mostram que 40% dos negócios são concluídos quando o follow-up ocorre em, no máximo, 30 minutos. Ou seja, oferecer resposta rápida não é apenas uma demanda do candidato ou consumidor, é, de fato, uma necessidade para maximizar as conversões.

Essa cultura de agilidade e inquietude com foco em não deixar boas oportunidades escaparem é fundamental para o sucesso de qualquer rede de franquias. Isso se manifesta primeiro com o exemplo dos líderes e se reflete no comportamento da equipe.

Cultivar uma equipe engajada, promover uma comunicação eficaz e manter uma operação fluida, além de construir relacionamento saudável com a rede, podem ser receitas de sucesso para alcançar o que no franchising é sinônimo de prosperidade do negócio, os chamados “4Rs”: franqueados que indicam o negócio para novos investidores (referrals), avaliações positivas do consumidor (reviews), retorno do investimento em tempo reduzido para os franqueados (return) e uma alta taxa de renovação de contratos (renewals), afinal, franqueados felizes e rentáveis são o alicerce de uma franqueadora forte e próspera.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Vantagens do uso do CRM no varejo: transformando dados em estratégias

Próxima Postagem

Marcas são desafiadas a oferecer produtos saudáveis sem cobrar a mais por isso

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Marcas são desafiadas a oferecer produtos saudáveis sem cobrar a mais por isso

Marcas são desafiadas a oferecer produtos saudáveis sem cobrar a mais por isso

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.