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Home Artigos

Qual é a principal entrega da gamificação?

Episódio 03: Principais ganhos no uso da gamificação

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
12 de junho de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Qual a principal entrega da gamificação?

Neste terceiro episódio da série “Benefícios da gamificação no ambiente corporativo”, vamos explorar os principais ganhos no uso da gamificação, com foco na sua principal entrega, que são a atenção e o envolvimento das pessoas.

A gamificação é uma ferramenta de muitos usos e ganhos. Podemos gamificar tudo ou quase tudo dentro das empresas. E o saldo é sempre muito positivo.

Os ganhos são para todos: colaboradores e empresa. A gamificação nos conecta com momentos de felicidade e prazer, que estão presentes nos jogos; ativa a nossa atenção pelo seu visual colorido e movimentos; provoca imersão, com o uso de personagens, moedas, desafios, recompensas e interações, além de despertar o nosso desejo de competir para vencer.

Esse pacote de emoções, desejos e gatilhos faz com que a gamificação ganhe cada vez mais espaço nas empresas em tudo o que envolve pessoas.

E essa jornada pode começar no processo de seleção, seguir pelo onboarding e seguir por todos os treinamentos, desde desenvolvimento pessoal e profissional até os de vendas, campanhas de incentivos ou que tenham algum conteúdo que precise de atenção, retenção e engajamento, pois tudo o que desperta a nossa atenção tem grande chance de nos conectar e tirar o melhor de nós.

E, quando além de tudo isso, uma história que desperta a nossa curiosidade é contada, o nosso desejo por conhecer mais e mais é ainda maior.

Alguns números da gamificação em educação corporativa:

  • Acima de 90% de engajamento nas trilhas de aprendizagem
  • Acima de 80% de redução no tempo de treinamento
  • Acima de 90% de satisfação com os treinamentos gamificados

Com a gamificação, temos aumento da produtividade e satisfação do time, além de maior colaboração por meio de jogos em equipe, estimulando a melhora das relações e do clima organizacional.

Para a empresa, além desses ganhos, a gamificação gera dados que possibilitam aos gestores ter  informações exatas das competências adquiridas e dos déficits a serem trabalhados e, com isso, tomar decisões com muito mais segurança e ter um fluxo muito mais organizado e coerente das atividades.

O mundo da gamificação é um universo repleto de encantos, desafios, oportunidades de evolução pessoal e profissional, reconhecimento pelo empenho, engajamento e ganho de conhecimento por meio de rankings. E a cereja do bolo são as premiações pelos atingimentos.

Em um mundo em que temos números alarmantes de pessoas com burnout, a gamificação vem acalentar nossos corações como uma forma de levar os desafios e as demandas do dia a dia de maneira leve e prazerosa.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

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Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

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