Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A dinâmica do desejo: como as altas expectativas redefinem o relacionamento com o consumidor

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
12 de abril de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Alguns conceitos são perenizados pela força e capacidade de sintetizar o que vivemos e que, às vezes, temos dificuldade de traduzir em palavras. Um deles é o idealizado pelo sociólogo Zygmunt Bauman na década de 90 sobre a “modernidade líquida”, da qual hoje derivam muitas outras análises que traduzem mudanças constantes, estruturas flexíveis, voláteis, incertas e fluídas, assim como um liquido que muda de forma rapidamente.

A forma mais recente que vi sobre o conceito de Bauman foi sobre “expectativas líquidas”, que fala sobre a constante mutação nas exigências do consumidor e no que ele espera das marcas. Esse conceito tem sido importante para entender como as experiências individuais com marcas e produtos podem influenciar a lealdade e as decisões de compra de forma mais ampla.

No coração das expectativas líquidas está a ideia de que as expectativas dos consumidores não são restritas às suas experiências com marcas ou produtos que efetivamente consumiu. Em vez disso, as experiências são comparadas com outras diversas interações que podem acontecer em setores distintos, canais de venda diferentes e, muitas vezes, até com o que essa pessoa leu ou ficou sabendo sobre a experiência de outras pessoas.

.Dessa forma, uma experiência negativa com uma marca pode contaminar a percepção do consumidor sobre outras marcas, mesmo que não estejam relacionadas de forma direta. Uma espécie de desilusão generalizada como muitas vezes acontece na política ou nas relações interpessoais.

Ao mesmo tempo, também revelam um lado positivo: experiências excepcionais com uma marca podem elevar a barra para outras, gerando um efeito cascata de expectativas elevadas em diversos setores. Isso significa que uma interação positiva, por exemplo, em um setor de serviços, pode aumentar a expectativa do consumidor sobre a qualidade e o serviço em outros setores, como varejo ou tecnologia.

Em vez de uma desilusão generalizada, um padrão de excelência em determinadas áreas pode inspirar confiança e levar a expectativas mais altas em toda a jornada do consumidor. Assim, empresas que se destacam em oferecer experiências memoráveis e positivas não apenas solidificam sua própria reputação, mas também podem, indiretamente, incentivar uma melhoria na qualidade e no serviço em todo o mercado.

Este cenário pressiona as empresas para não apenas atender, mas superar (e muito) as expectativas dos clientes. A concorrência não é mais dentro do seu setor ou segmento de mercado, mas em um campo muito mais amplo, em que as experiências positivas ou negativas com uma marca podem influenciar todas as outras experiências com as outras marcas.

Para os varejistas, indústrias, franqueadores e todos que lidam de forma direta com o consumidor, entender e gerenciar as expectativas líquidas exigem uma abordagem dinâmica, com diversas frentes. Achar que o que o cliente vive na loja é suficiente para garantir uma experiência que atenda à suas altas expectativas, é no mínimo ingênuo. O olhar tem que ir além – cada ponto de contato conta, desde a facilidade de navegação no site, a qualidade do produto, até o serviço pós-venda e o suporte ao cliente.

Além disso, a transparência e a comunicação autêntica são estratégias que as marcas podem utilizar para gerenciar as expectativas dos cosnsumidores, delimitando as fronteiras entre o que o cliente pode esperar e o que ela consegue entregar (ou superar). Posicionamento que ajuda a construir confiança e a mitigar as percepções negativas causadas em experiências de desilusão ou insatisfação.

Investir na experiência do cliente não significa apenas evitar erros ou gerenciar falhas, mas também criar momentos memoráveis que possam elevar a percepção do consumidor sobre a marca, compensando as experiências negativas que viveu em outros lugares.

As expectativas líquidas, então, assim como quase tudo no mundo, representam um desafio e uma oportunidade. Para os varejistas, compreender essa dinâmica e integrá-la nas estratégias de negócios não é apenas uma questão de sobrevivência, mas um meio de diferenciar sua marca em um mercado saturado.

Ao se concentrar na entrega de experiências consistentemente positivas, as empresas podem influenciar as expectativas líquidas a seu favor, construindo uma base de clientes leal e engajada que valoriza e defende a marca em diversos contextos.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O cenário do e-commerce dos supermercados em 2024

Próxima Postagem

Pix já representa mais de 25% dos pagamentos no e-commerce

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Pix já representa mais de 25% dos pagamentos no e-commerce

Pix já representa mais de 25% dos pagamentos no e-commerce

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.