Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A aprendizagem constante ou ‘milagres’ de um dia

Rodrigo Maia dos Santos de Rodrigo Maia dos Santos
3 de abril de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A aprendizagem constante ou ‘milagres’ de um dia

O mundo se atualiza em alta velocidade. As pessoas querem respostas com rapidez. Empresas pressionam executivos por resultados em cada vez menos tempo. A tecnologia já trouxe uma novidade enquanto você leu as primeiras palavras desse texto. Velocidade real ou pressa?

Velocidade é um movimento ou deslocamento rápido. Pressa é a falta de paciência ao agir; uma precipitação ou afobação.

A maioria dos leitores vai afirmar, categoricamente, que o mundo de hoje exige velocidade e que a pressa fica na conta de quem não tem experiência profissional.

Faço um desafio: em relação ao seu desenvolvimento pessoal, você busca velocidade ou tem pressa? Pense bem na resposta. Não diga apenas sua opinião sobre o tema. Responda com o que você coloca em prática na sua vida.

Os avanços no mercado de trabalho são constantes, e o profissional que não buscar atualizações, vai ficar pra trás. Neste cenário, há alguns anos, o mundo corporativo apresentou o conceito de lifelong learning, ou seja, o aprendizado ao longo da vida. É a priorização da educação contínua. É a ideia de que os estudos devem ser permanentes, e não apenas durante um período específico.

Os grandes executivos do mercado afirmam, em dezenas de palestras e entrevistas em podcasts, que praticam esse conceito e buscam passar essa ideia para seus colaboradores.

Se o aprendizado acontece ao longo de uma vida, é contínuo e permanente, a pressa deve passar longe. Alguém sem paciência, afobado e precipitado não conseguirá se desenvolver com qualidade.

E aqui vai uma provocação que vai gerar polêmica. Os apressados são aqueles que fazem uma imersão de dois dias e afirmam que o treinamento valeu por um MBA de dois anos. Isso não é velocidade. Isso é pressa.

Aprender algo significa aplicar um conhecimento adquirido, em todas as circunstâncias possíveis. Ter acesso a uma ferramenta de gestão e uma dica de um mentor não fará você aprender algo. Com certeza, a ferramenta e o conselho vão te ajudar a adquirir uma informação importante, mas você precisa aplicar tudo isso em diversas situações diferentes para ver se aprendeu mesmo.

Pense no seguinte exemplo: um renomado chefe de cozinha te passa uma receita criada por ele de um prato premiado no mundo todo. Ele te informa quais são os ingredientes e faz uma descrição do modo de preparo. Você anota tudo ou leva um documento pronto.

Quando chega em casa, você vai se aventurar a fazer. Ao terminar, percebe o óbvio: não ficou igual ao do renomado chefe. A temperatura exata do fogo, a medida certa de cada ingrediente, a forma de misturar e o tempo de mistura, de descanso e de resfriamento não são iguais. Mas ainda tem o principal: a experiência do chefe. Ele criou a receita e a produziu milhares de vezes. Ele errou várias, perdeu material, mudou ingrediente, fez de novo e errou de novo até chegar num modelo.

Ao pegar o modelo dele, sem dúvida, você pulou algumas etapas, mas ainda não sabe se virar em todas as adversidades que podem surgir no momento de produzir a receita.

Fica muito claro que a pessoa não quer aprender algo; a pessoa quer o conteúdo do milagre de um dia. A pessoa não quer o lifelong learning. Ela quer uma mágica, ou seja, que tudo aconteça numa imersão de dois dias.

Com apenas um curso, por melhor que ele seja, ninguém se transforma em alguém vitorioso, cheio de reconhecimento, que trabalha em alto nível de excelência, que sabe liderar pessoas, formar times de alta performance e fazer uma gestão financeira eficiente.

Isso não é lifelong learning, isso não é velocidade. Isso é pressa, afobação, precipitação e falta de paciência ao agir.

E a velocidade?

A velocidade deve estar presente. Errar rápido é importante. Ao perceber o erro, faça o deslocamento e busque alternativas. Não perca tempo com duas horas de Instagram por dia.

Constantemente, faça uma análise de suas prioridades. Tenha foco. Seja constante e consistente. Cuide de sua saúde, esteja ao lado das pessoas que ama. Tenha maturidade para saber que, mesmo fazendo tudo isso, não há garantias de sucesso.

O mundo exige de você a tal velocidade. Saiba diferenciá-la de pressa e busque seu desenvolvimento. Ser paciente não é ser lento. Ser rápido não é ser apressado.

Que busquemos mais maturidade e menos papo furado de internet.

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da Gonow1.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Novas abordagens para o impacto social: inspiração direto do SXSW

Próxima Postagem

Rappi lança funcionalidade de lista de compras que permite comparar preços e economizar

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos

Rodrigo Maia dos Santos é CEO da plataforma educacional Gonow1. Tem experiência de 23 anos em jornalismo, com passagens como editor-chefe por TV Record, TV Bandeirantes e CNN Brasil, além de agências como DM9, Rapp e DPZ&T. É formado em Jornalismo, Radialismo e Letras, mestre e doutor em Língua Portuguesa, com pós-doutorado em Comunicação e Linguística. Palestrou em universidades como Columbia, Berkeley, Princeton e Harvard.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Rappi lança funcionalidade de lista de compras, que permite comparar preços e economizar

Rappi lança funcionalidade de lista de compras que permite comparar preços e economizar

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.