Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Liderança é o sangue, resultado é o oxigênio

M&C Media Labs de M&C Media Labs
26 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Liderança é o sangue, resultado é o oxigênio

Ao longo de mais de 20 anos, treinando aproximadamente 1.500 pessoas por mês e colaborando com 130 a 150 empresas anualmente, tornei-me testemunha da força transformadora da liderança eficaz.

Este artigo destila a essência do que descobri serem o coração e a alma das organizações bem-sucedidas: liderança é o sangue que as nutre, enquanto os resultados são o oxigênio que elas respiram.

A essência da liderança

A liderança, como o sangue vital dentro das organizações, é essencial para sua saúde e sobrevivência. Essa percepção ecoa uma citação inspiradora de Jack Welch: “Os líderes garantem que as equipes não só vejam, mas vivam e respirem os objetivos”.
Uma organização sem liderança eficaz é como um corpo sem sangue: incapaz de funcionar, crescer ou prosperar.

O papel do coaching

Na minha trajetória, ficou evidente que os líderes mais impactantes são aqueles que agem como modelos a serem seguidos como coaches para suas equipes. Eles lideram pelo exemplo, mostrando que “aquilo que você é fala tão alto, que eu mal escuto o que você diz”, para citar Ralph Emerson.

A verdadeira liderança envolve orientar com integridade, demonstrando com ações o caminho a ser seguido.

O coaching é uma extensão natural da liderança modelar. Ele proporciona suporte, atenção e orientação essenciais, especialmente, quando enfrentamos desafios urgentes.

Ser um líder também significa ser um aprendiz eterno, sempre aberto a aprimorar suas habilidades para melhor servir sua equipe.

A importância dos resultados

Resultados são a prova viva da eficácia da liderança. Eles são o oxigênio que respiramos, vital para a sustentação e crescimento de qualquer organização. No entanto, esses resultados devem ser alcançados de maneira ética e sustentável, sem comprometer a integridade da equipe ou da missão da empresa.

Não pode ser um oxigênio tóxico. Ele mata o corpo bem devagar… mata a corporação.

Aqui, podemos lembrar da questão do goleiro. A pergunta “qual é o objetivo do goleiro?” serve como uma metáfora poderosa neste contexto. A resposta é simples: ganhar o jogo.

Tudo que não for ganhar o jogo é função. Dele e de todos os “jogadores”.

Da mesma forma, cada membro da equipe, liderado por uma visão clara e uma liderança inspiradora, deve se concentrar na vitória – não apenas em evitar a derrota -, na busca da excelência com determinação e integridade.

Jogar para ganhar e não jogar para não perder

Viver em um mundo de empates é aceitar a mediocridade. Os verdadeiros líderes jogam para ganhar, inspirando suas equipes a fazer o mesmo.

Eles entendem que liderar é mais do que apenas alcançar resultados pessoais. Trata-se de elevar a equipe, formar novos líderes e deixar um legado duradouro.

A mediocridade é o preço mais caro que uma organização pode pagar.

Quem planta tâmaras não colhe tâmaras. Este ditado antigo nos lembra que as ações de hoje podem não beneficiar diretamente quem as realiza, mas sim, as futuras gerações. Como líderes, nosso objetivo deve ser plantar as sementes para um futuro próspero, sabendo que, embora possamos não estar lá para ver, alguém colherá os frutos do nosso esforço. Isso é liderança. Isso é jogar para ganhar. E este é o verdadeiro valor da liderança.

Daniel Ramirez é diretor e fundador do Grupo Azevedo Ramirez
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Nubank tem aumento de 62% no número de usuários do app ao oferecer venda de gift cards

Próxima Postagem

Aena prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões no Brasil

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Aena

Aena prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões no Brasil

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.