Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
[the_ad id="106237"]
Home Artigos

Os melhores cases de IA da NRF 2024

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
15 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
[the_ad id="169690"]

“Estamos entrando em um superciclo tecnológico”. Essa foi uma das frases da tão aguardada e concorrida palestra da Amy Webb no SXSW 2024, maior festival de inovação e criatividade do mundo. Esse superciclo se caracteriza por uma janela de 20 anos com tamanho avanço tecnológico que transformará fundamentalmente a forma como vivemos e vivenciamos o mundo, será o maior avanço tecnológico da história do mundo.

[the_ad id="138406"]

Mensagem forte, não? Ela não é a única. Bill Gates também tem falado amplamente sobre o tema. Segundo ele, a IA trará uma revolução ao mundo maior do que a internet trouxe há 20 anos e teremos o maior aumento de produtividade da história da humanidade.

O mais interessante é que a própria Amy comentou que é muito desafiador antever como será o futuro empoderado pela IA, assim como não conseguíamos vislumbrar todas as disrupções que a internet traria há 20 anos.

Inteligência Artificial na NRF

É claro que o maior evento de consumo e varejo do mundo também não ficaria de fora das discussões da transformação que a IA trará para o segmento de consumo e varejo, sendo esse um dos temas mais abordados e discutidos na NRF 2024.

Marcando presença em praticamente todos os stands de tecnologia da enorme área de exposição de mais de 30.000 m², o tema foi praticamente inserido em todas as palestras do evento. Em maior ou menor grau, a IA se consolidou como uma das grandes tendências e promete ser o principal motor de inovação para o nosso mercado.

Mesmo que ainda em estágio inicial, diversas empresas apresentaram seus cases de aplicação da IA e, como é o esperado de todas as novas tecnologias, as aplicações estão concentradas em melhorar e otimizar processos atuais, e não em transformações estruturais.

Mapeamos as seguintes áreas de maior uso e aplicação da IA na NRF 2024:

Princpiais cases de IA na NRF

Vamos aos cases que mais se destacaram na NRF 2024, procuramos selecionar exemplos de diferentes cenários e aplicações.

Amazon Ads – Personalização 1 a 1

A Amazon mostrou seu case de produção de anúncios gerados por IA. Basta selecionar os SKUS desejados, escolher o tema de fundo, a aplicação e, pronto, fotos realistas em diferentes casos de uso gerados em tempo real pela máquina.

Foi discutido que em um futuro próximo poderemos personalizar ao extremo a experiência digital de cada consumidor e teremos fotos, descrições, reviews, vídeos explicativos etc. customizados cliente a cliente.

 Carrefour França – Atendimento via IA

Na palestra da Gouvêa Ecosystem na NRF24, mostramos os cases mais inovadores de varejo no mundo. Um deles foi o do Carrefour na França, que integrou seus canais digitais com uma versão personalizada do ChatGPT-4.

A IA se faz presente em todos os canais de atendimento ao consumidor e reponde de forma natural a qualquer questão relacionada ao Carrefour, como status dos pedidos, ofertas personalizadas, planejamento para um jantar, receitas etc. A IA foi batizada de Hopla! e usa os dados de navegação e histórico do cliente para entregar as melhores recomendações personalizadas 1 a 1.

Rewind – Assistentes pessoais

“Todos nós teremos assistentes pessoais dentro de 3 a 5 anos cuidando da nossa vida pessoal e profissional”. Essa foi a frase da Kate Ancketill, CEO da GDR na NRF24.

O uso dessas novas tecnologias promete escalar a produtividade dos profissionais e das empresas. E exemplos de aplicativos de assistentes pessoais baseados em IA não faltaram: ChatGPT, da OpenAI; CoPilot, da Microsoft; PI etc.

Um dos que mais chamaram a atenção foi o da empresa Rewind, que por meio de aplicativos instalados no seu celular e computador passa a ler tudo o que você faz (e fez) nesses ambientes, permitindo com que o usuário faça perguntas de forma natural e aberta para obter sua resposta, algo como “Onde será o meu evento de sexta-feira?”, Qual o nome da pessoa da empresa ABC com que eu almocei na semana passada?” ou “Qual o faturamento da empresa 123 que Fulano comentou comigo?”

O mais interessante é que essa empresa está desenvolvendo, ainda em fase de protótipo, um pingente que ouvirá e transcreverá tudo o que é dito pelo usuário e no seu entorno, amplificando ainda mais o poder do assistente pessoal.

 

Superbalist – Redução de custos

A varejista de moda sul-africana Superbalist implementou nos seus canais digitais uma ferramenta baseada em IA para encontrar o tamanho certo para cada cliente. Esse é um grande desafio, considerando as inúmeras variações nas modelagens e no caimento único de cada peça.

Usando como dados de entrada do usuário apenas a altura, o peso e o formato do corpo, a ferramenta cruza tais informações com os dados da modelagem de cada peça usado pelas confecções e do comportamento de dezenas de milhares de outros clientes, como satisfação, reviews, taxas de devolução etc., para mitigar ao máximo o problema de devoluções pela compra do tamanho errado.

Walmart – Diga adeus a fazer compras

Outro case que chamou bastante a atenção foi o do Walmart, com o uso de IA aplicado ao programa de fidelidade da empresa, o Walmart Plus.

Através dessa aplicação, a empresa começou a prever quais itens seus clientes “querem comprar”, com base no seu histórico de compra, taxa de consumo e comportamento. Dessa forma, os clientes nunca mais precisarão lembrar de comprar o seu refrigerante favorito, por exemplo.

Um estágio ainda mais desenvolvido é a integração dessa IA com o serviço do Walmart chamado “In home delivery”, em que o entregador da empresa consegue abrir a garagem ou portão do cliente através do seu aplicativo e deixar as compras dentro de casa.

No limite, o Walmart prevê que seus consumidores nunca mais precisarão fazer compras. A IA fará todo o trabalho para eles e os itens aparecerão “magicamente” dentro das suas casas.

O Walmart reforçou que esse não é um serviço de assinatura de itens específicos que o cliente escolhe, mas, sim, que é uma IA determinando o que, quando e quanto o cliente precisa.

Visão do futuro

Como mencionei no início desse artigo, as aplicações demostradas, apesar de avançadas e já em operação, ainda estão em estágio inicial, pois estão centradas em otimizar os processos e as rotinas  existentes. Entretanto, estamos no limiar de novas aplicações, ideias e modelos de negócios que ainda não conseguimos antever, pois as bases que darão sustentação para essas transformações estão sendo construídas neste exato momento.

Apesar de o caminho ser ainda nebuloso, o destino, por outro lado, parece ser bem mais claro. Todos os segmento serão profundamente impactados, desafiados e transformados pelas novas tecnologias, abrindo amplo espaço e oportunidade para novos entrantes desafiarem o status quo. Isso demandará a reinvenção dos protagonistas de hoje para se manterem nessa posição.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação 

[the_ad_group id="11868"]
Postagem anterior

Alfama amplia relevância no mercado de foodservice com carnes porcionadas e parceria com o Eataly

Próxima Postagem

Varejo farma busca engajar geração Z por meio de saudabilidade, sustentabilidade e inovação

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Varejo farma busca engajar geração Z por meio de saudabilidade, sustentabilidade e inovação

Varejo farma busca engajar geração Z por meio de saudabilidade, sustentabilidade e inovação

[the_ad_group id="11875"]

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.