Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

IA no RH: automação x proteção dados e humanização

Episódio 6: Benefícios e pontos de atenção da IA no RH

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
22 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Dando sequência na série sobre potencialização das pessoas com IA, eu e o Rob, meu companheiro de inteligência artificial (IA), viemos trazer informações para vocês sobre as aplicações da IA no RH das empresas e os pontos de atenção que precisam estar no foco dos gestores.

A IA veio mesmo para revolucionar e está se “alastrando” rapidamente em todos os setores das empresas. E não poderia ser diferente com o RH. Todas as áreas podem se beneficiar imensamente pelos usos, facilidades e, consequentemente, grandes ganhos que essa parceira tem para oferecer.

No RH, a IA traz ganhos na automação dos processos, na comunicação, no aprendizado, no suporte, na  interação com os colaboradores e na gestão como um todo. Ela veio para somar, trazendo benefícios, criando oportunidades e resolvendo problemas.

Trazemos, aqui, algumas de suas aplicabilidades:

  • Recrutamento e seleção: essa área tem muitos benefícios com a IA, pois ela traz muitos ganhos,  agilizando processos de triagem e, principalmente, aumentando a eficácia na seleção, à medida que utiliza algoritmos para analisar currículos e diversas outras fontes de dados dos candidatos.
  • Onboarding e treinamento: a IA pode customizar os programas de desenvolvimento de competências com base na jornada de cada colaborador, levando em conta as suas competências e necessidades. E através de um chatbot, pode desempenhar o papel de um atendente, tirando dúvidas com rapidez e dando celeridade a integração.
  • Engajamento e retenção: aqui a IA funciona como uma super gestora, analisando feedbacks dos colaboradores, pesquisas de satisfação e trazendo ganhos, à medida em que fornece dados sobre os níveis de engajamento, descontentamentos e outros indicadores. Com esses subsídios, as empresas podem tomar ações corretivas e proativas.
  • Previsão de rotatividade: por ser uma grande “delatora” de informações, ela pode antecipar os colaboradores que apresentam riscos de saída através de algoritmos que fazem análises em cima de avaliações de desempenho, histórico, entre outros.

Até aqui vimos algumas de suas aplicabilidades e benefícios, mas preciso trazer os pontos de atenção, que são igualmente importantes, pois estão relacionados à privacidade dos dados dos colaboradores e dos riscos existentes de discriminação pelas análises dos algoritmos.

Destaco também a importância de mantermos a tecnologia de braços dados com a humanização, colocando cada coisa no seu lugar. A IA está chegando nas nossas empresas, ditando um novo ritmo e oportunizando uma qualidade impressionante nas informações, mas ela jamais vai substituir a interação entre as pessoas.

O olhar humano, a mão esticada e a sensibilidade para acolher as necessidades dos colaboradores serão sempre as ferramentas preciosas dos humanos. Lembre-se de que quem explora o novo é o humano, a IA é alimentada por dados existentes. Logo, o que fazer, quando tem algo que não temos informações ou dados? Pois é. Não somos insubstituíveis na capacidade de criar, amar e explorar o novo.

A IA da Benkyou está esperando por vocês. Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.

Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Amazon Brasil promove ações para alavancar vendas de PMEs na Black Friday

Próxima Postagem

Decathlon segue plano de expansão para o Nordeste e inaugura primeira loja em Sergipe

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Decathlon lança serviço de compra e venda de produtos second hand

Decathlon segue plano de expansão para o Nordeste e inaugura primeira loja em Sergipe

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.