Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A importância da cibersegurança para o mercado conversacional

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
11 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A importância da cibersegurança para o mercado conversacional

À medida em que a sociedade se torna cada vez mais digital, o comércio conversacional se alinha com as preferências dos consumidores por comunicações instantâneas e interações online. Com essa evolução, os aplicativos de mensagens se tornaram ferramentas de comunicação ubíqua, não apenas para interações sociais, mas também para negócios.

Ao mesmo tempo em que empresas adotaram diversos aplicativos e soluções de mensagens instantâneas para se conectarem com clientes e parceiros de negócios, precisamos estar atentos aos riscos, ao considerarmos estes novos canais de comunicação para interações comerciais como parte dos negócios.

De acordo com o recente relatório publicado pela Yalo e realizado pela International Data Corporation (IDC), 95% das empresas no Brasil utilizam o WhatsApp como ferramenta para comunicação. Com outros dados mostrando que os consumidores vêm trocando o e-mail por aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais, é importante notar que, embora essas plataformas tomem medidas significativas para garantir a segurança dos usuários, a cibersegurança é uma responsabilidade compartilhada.

Os usuários também devem adotar boas práticas de segurança, como o uso de senhas fortes e únicas, a ativação da autenticação de dois fatores e a vigilância contra tentativas de phishing, para garantir sua própria segurança ao usar essas plataformas de mensagens.

Com o comércio conversacional desempenhando papel fundamental na construção de relacionamentos sólidos com os clientes, na melhoria da experiência e no aumento das vendas, à medida que a tecnologia continua evoluindo e as preferências dos consumidores mudam, as empresas precisam investir em segurança digital para sustentarem essas novas estratégias de negócio, assegurando a permanência e prosperando neste mercado cada vez mais competitivo e digitalizado.

Os riscos associados ao WhatsApp, Slack, Discord e demais plataformas, como questões de segurança e conformidade, não podem ser subestimados. As empresas devem adotar uma abordagem equilibrada, utilizando essas e outras soluções de forma responsável, mantendo a segurança dos dados e garantindo o cumprimento das regulamentações.

Afinal, além das questões sobre segurança, a linha tênue entre interações úteis e spam é facilmente ultrapassada e o envio excessivo de mensagens pode alienar os clientes e levar à percepção negativa da marca.

Sem contar que mesmo criptografadas de ponta a ponta, o que significa que apenas o remetente e o destinatário podem ler o conteúdo da mensagem, ainda existem muitas preocupações sobre a segurança dos dados transmitidos por conta do vazamento de informações confidenciais, que representam um risco significativo para empresas, além das questões relacionadas ao armazenamento dessas informações. 

Outros fatores que exigem atenção e investimento em tecnologia são os benefícios da automação por meio de chatbots e assistentes virtuais, mesmo que o foco esteja na interação humana. Eles permitem que as empresas lidem com um grande volume de interações de forma eficiente, liberando tempo para interações mais complexas que exigem toque humano. A melhoria e aumento na capacidade em responder perguntas dos clientes e o fornecimento de informações em tempo real estão diretamente relacionados ao aumento na confiança dos clientes e, consequentemente, à melhoria nas taxas de conversão de vendas.

Com a sociedade se tornando cada vez mais digital, o comércio conversacional se alinha com as preferências dos consumidores por comunicações instantâneas e interações online, obrigando as empresas a investirem em cibersegurança para adotarem essa abordagem e atenderem às expectativas de seus clientes.

Ao fazê-lo da maneira correta e segura, podemos aproveitar ao máximo as vantagens destes poderosos canais de comunicação, mantendo a confiança dos clientes e protegendo a reputação da empresa no mundo digital em constante evolução.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A revolução da experiência do cliente: como a Inteligência Artificial está moldando o futuro

Próxima Postagem

Marca brasileira de cosméticos e perfumaria Avatim inaugura primeira loja física fora do País

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
Avatim

Marca brasileira de cosméticos e perfumaria Avatim inaugura primeira loja física fora do País

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.