Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O que a integração do Excel com Python sinaliza ao mercado e profissionais de TI sobre oportunidades de emprego?

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
30 de agosto de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O que a integração do Excel com Python sinaliza ao mercado e profissionais de TI sobre oportunidades de emprego?

Já não podemos esperar frases como “conhecimentos avançados em pacote Office” nos currículos. Com a recente notícia sobre a Microsoft liberar a integração entre Excel e Python, o mercado se prepara para novas oportunidades de emprego aos profissionais que consideram especializações voltadas ao desenvolvimento com linguagem de programação.

Por mais que a integração exista há anos, o investimento da Microsoft mostra a importância de trabalharmos com profissionais que consigam ir além das planilhas, com a coleta e análise de dados, tornando fundamental a presença de profissionais de TI em equipes multitarefas.

Ao analisarmos a principal discussão que está além das possibilidades que o Python oferece ao ser integrado ao Excel, podemos perceber que o foco está na competitividade do mercado de trabalho para profissionais de TI, por ser uma área em constante mudança, com novas tecnologias e tendências surgindo regularmente.

Essa questão está ligada diretamente à importância de buscar por certificações, colocando você à frente de outros candidatos ao demonstrar sua expertise em áreas específicas. A especialização envolve aprofundar conhecimentos em um domínio específico, permitindo compreender melhor os desafios e as soluções, tornando o profissional em um especialista que pode resolver problemas complexos de maneira eficaz.

Tornar-se um desenvolvedor em Python, por exemplo, pode estar ligado à demanda de oportunidades no mercado de trabalho, pois muitas empresas estão adotando a linguagem para suas necessidades de desenvolvimento back-end devido à sua legibilidade, produtividade e facilidade de manutenção, além de ser uma linguagem de programação versátil.

No entanto, perceber que existirá a possibilidade de você integrar bibliotecas ao Excel, através da estrutura da Microsoft Cloud, e poder inserir e editar a programação diretamente nas células (através da função “Fx”), faz com que um novo tipo de profissional corporativo, com conhecimentos em Python, consiga entender e atender as demandas relacionadas a bancos de dados, sistemas de mensagens, serviços em nuvem e muito mais.

O desafio dos gestores, principalmente dos departamentos ligados ao TI, será analisar as oportunidades para absorver em suas estruturas de maneira eficiente os profissionais capazes de trabalhar desde o  desenvolvimento web até o aprendizado de máquina, a análise de dados e a automação de tarefas. Ou seja, um especialista em Excel ou um desenvolvedor back-end em Python pode não estar mais limitados em um único domínio, proporcionando uma gama mais ampla de oportunidades de carreira.

Com o recente interesse e investimento do mercado em ciência de dados e inteligência artificial, a procura por profissionais qualificados será cada vez maior. Não será analisado apenas o conhecimento técnico, mas sim se possui perfil e atuação capazes de ultrapassar a barreira da programação, oferecendo uma atuação mais ampla e que alcance níveis mais estratégicos.

A definição de “profissional multitarefa” deixará de ser apenas sobre execução, passando a ter uma conotação mais importante por envolver o entendimento do negócio e a capacidade em integrar frentes de trabalho. Com esse novo perfil e cultura, as empresas precisarão analisar a evolução de quem iniciou a carreira como “perfil avançado em Excel” para um especialista em integração de bibliotecas e desenvolvedor em Python.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Restaurantes devem manter preços, mesmo com a redução do IPCA: saiba por quê

Próxima Postagem

Dafiti engloba e-commerces da Kanui e Tricae e amplia portfólio

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Dafiti engloba e-commerces Kanui e Tricae e amplia portfólio

Dafiti engloba e-commerces da Kanui e Tricae e amplia portfólio

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.