Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Quais os pontos de atenção com a IA?

Episódio 7: Vamos conhecer quais os principais riscos apresentados pela IA

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
28 de junho de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Quais os pontos de atenção com a IA?

Neste artigo vamos dar continuidade a nossa curva de aprendizagem sobre IA. Nosso foco aqui serão quais os maiores riscos apresentados pela IA e qual a postura que as empresas precisam ter para se proteger e usufruir da IA com segurança.

Por todos os lados, vemos informações que nos remetem aos desafios da IA, mas o que é certo é que ainda não temos domínio total de todas as suas implicações.

Como toda novidade, ela vem carregada de euforia pela sua chegada, associada a ansiedade para a sua implementação e como consequência, um funil encurtado para avaliação dos seus riscos e potenciais danos.

Um relatório do Fórum Econômico Mundial afirmou recentemente que as organizações estão subestimando os riscos relacionados à IA e que apenas 4% dos líderes consideram o nível de risco como significativo.

Dentre os riscos, podemos citar alguns dos mais abrangentes que estão concentrados em quatro categorias:

  • Precisão: não podemos confiar que os resultados da IA generativa sejam precisos, pois as ferramentas de pesquisa, como ChatGPT e outras, são alimentadas com informações vindas das pessoas que as utilizam, portanto, não temos clareza da fonte e da sua veracidade. Muitas vezes, podem estar incorretas ou distorcidas, o que vai refletir diretamente na nossa tomada de decisão e ações.
  • Cultura e ambiente interno: a implementação de novas tecnologias e mudanças na rotina comumente são geradores de ansiedade nos colaboradores. A novidade traz desacomodação e gera desconforto pela necessidade de aprender e pelo medo da substituição. Todos esses fatores podem gerar uma quebra de clima organizacional e consequentemente uma possibilidade de perda de talentos e redução da produtividade e da felicidade.
  • Qualidade dos entregáveis: os sistemas de IA dependem totalmente da conformidade dos dados com os quais são treinados. Os resultados podem ser distorcidos, subestimados ou superestimados e podem afetar diretamente a tomada de decisões. Por exemplo, ao utilizar uma ferramenta de digitalização de documentos e pedir que ela filtre de acordo com alguma informação relevante, se essa informação não estiver presente nos documentos, o resultado será desprezível, pois não terá levado em conta o filtro necessário. E, se mesmo assim, o resultado for utilizado sem criticidade, levará a grandes danos para a organização.
  • Ameaças à segurança: Elas podem ser internas ou externas. Internas quando informações corporativas vão parar na nuvem através do uso de ferramentas como ChatGPT, sem treinamento prévio e de forma irresponsável. E externas, quando a empresa sofre ataques sofisticados de cibercriminosos que conseguem manipular e criar mensagens falsas, por exemplo, dos dirigentes de uma empresa pedindo que os seus colaboradores compartilhem na nuvem informações confidenciais.

O mais sensato seria que as empresas nomeassem um comitê de avaliação de riscos para que todos esses potenciais problemas fossem levantados e mitigados de forma cautelosa, para que a IA seja utilizada como uma grande aliada para o desenvolvimento da empresa e perfeitamente “incluída” junto aos colaboradores.

A IA veio para andar de braços dados com as pessoas, dando tração as demandas do dia a dia e tornando a vida mais leve e feliz. Precisamos apenas conhecer suas forças e fraquezas para que a convivência seja segura e produtiva.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

E-Moving passa a oferecer aluguel de e-bikes para entregadores

Próxima Postagem

Na era da digitalização, foodservice deve buscar humanização

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Black Friday

Black Friday vai além de novembro e datas promocionais viram estratégia dos marketplaces

11 de novembro de 2025
Artigos

Todo mundo é vendedor: as lições de Rubens Inácio sobre construir marcas inesquecíveis

11 de novembro de 2025
Varejo

Conheça a rua 25 de Março, símbolo do comércio paulistano que completa 160 anos

11 de novembro de 2025
E-commerce

Como aquecimento para a Black Friday, e-commerces antecipam promoções com o 11.11

11 de novembro de 2025
Artigos

Entre o sol e a inovação: como os quiosques transformaram o consumo na praia

11 de novembro de 2025

Midway reforça integração entre crédito e varejo e lança mais soluções financeiras

11 de novembro de 2025
Varejo

Casa Osten, do grupo que representa BMW e Jaguar, faz 85 ativações no primeiro ano

11 de novembro de 2025
Artigos Mercado&Food

Vegetais congelados ganham força no mercado: o que isso diz sobre mudanças comportamentais?

10 de novembro de 2025
Próxima Postagem
Dom’s Kitchen & Market, no bairro de Old Town

Na era da digitalização, foodservice deve buscar humanização

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile