Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As grandes oportunidades que o setor de alimentos e bebidas traz para o e-commerce

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
24 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
As grandes oportunidades que o setor de alimentos e bebidas traz para o e-commerce

É inegável que o e-commerce brasileiro continua crescendo, mesmo após uma desacelerada no ano passado. De acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQEbit, o faturamento chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior.  Apesar do crescimento bem abaixo da inflação (que foi de 5,79% ), depois de anos de altas de duplo dígito durante a pandemia, o valor representa um recorde para o setor.

O estudo da Nielsen|Ebit mostra outro dado muito interessante sobre o mercado brasileiro: a cesta de alimentos e bebidas saiu da sexta posição no ranking para o terceiro lugar em número de pedidos. O segmento foi o que mais contribuiu para a alta geral de pedidos no e-commerce. De acordo com a pesquisa, o grupo teve a maior variação, com crescimento de 82,8% em 2022, na comparação com o ano anterior. O crescimento acelerado da categoria só reforça sua importância para o varejo digital e nos vislumbra um cenário de grande potencial de crescimento.

A pesquisa traz outro dado positivo para o setor: a maior parte dos consumidores digitais brasileiros tem mais de 35 anos, segundo o levantamento. A representatividade dessa faixa cresceu ao longo do ano de 2022 e soma mais de 68% do público total. Esse perfil compra, principalmente, alimentos e bebidas, itens de casa e decoração, construção e ferramentas, eletrodomésticos e gastos com saúde.

Por onde quer que olhemos, os números são animadores. No último trimestre, o setor de foodservice, alimentação fora do lar, movimentou R$ 56,5 bilhões no Brasil, segundo o estudo Crest, realizado em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB) e Mosaiclab.

Os valores representam um aumento de 10%, em relação ao mesmo período de 2021, e de 1%, em relação a 2019. Em 2022, 16% dos pedidos foram feitos por delivery, enquanto esse número era de 9% até 2019. Os pedidos feitos exclusivamente via aplicativos cresceram mais de 1.000%, em relação a 2016, e já são o dobro do pré-pandemia, mostrando que o delivery e os canais digitais consolidam seu espaço, facilitando a vida dos consumidores.

Outra característica desse setor é a omnicanalidade – este foi historicamente um dos primeiros mercados a investir em canais alternativos de venda fora do ambiente físico. O consumidor que tem uma experiência positiva no restaurante tende a pedir no delivery da marca e vice-versa.

Nos últimos anos, além do tradicional telefone, os pedidos podem ser feitos por mensagens instantâneas, sites do restaurante e em aplicativos de entregas. Investir cada vez mais em tecnologias e canais é fundamental para que o setor de alimentos e bebidas tenha espaço para ganhar escala e aumentar as vendas – sem esquecer de um possível aporte em logística, para possibilitar que seus produtos cheguem a outras regiões do País.

É importante que o setor tenha ciência de que ainda há lugar para atrair novos consumidores e que o comércio eletrônico tem uma grande capacidade para novas dinâmicas de consumo. Claro que há novos desafios, mas vemos uma habilidade de adaptação e reinvenção do segmento.

Giuliana Cestaro, diretora de Produtos e-commerce da Fiserv Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Farmacêutica Daiichi Sankyo investe R$ 400 milhões em expansão de fábrica em Barueri

Próxima Postagem

A diversidade como alavancadora de performance na experiência do cliente

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

"Tempestade perfeita" da economia faz Magalu perder 75% de seu valor
E-commerce

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

21 de julho de 2025
Varejo

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

21 de julho de 2025
Haddad
Economia

Governo estuda dar apoio a setores afetados por tarifaço de Trump, diz Haddad

21 de julho de 2025
Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança
Gestão

Paulo Camargo fala sobre transição do fast-food para o setor de bem-estar e futuro da liderança

21 de julho de 2025
Artigos

Serviços financeiros revolucionam o comércio e o varejo no Brasil

21 de julho de 2025
Varejo

Grupo Boticário vai ampliar presença física de Eudora e Beleza na Web com novas unidades

21 de julho de 2025
Varejo

Instagram é a grande vitrine do varejo online no Brasil segundo pesquisa

21 de julho de 2025
ESG

Favela Gaming, com apoio da Petrobras, vai distribuir 5 mil bolsas para jovens das periferias

20 de julho de 2025
Próxima Postagem
A diversidade como alavancadora de performance na experiência do cliente

A diversidade como alavancadora de performance na experiência do cliente

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.