Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Web Summit Rio 2023: inclusão digital e as novas tecnologias

Ter acesso à tecnologia no Brasil não garante de fato a inclusão digital, principalmente se levarmos em consideração que boa parte da população ainda não se apropriou do uso da internet

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
4 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Web Summit Rio 2023: inclusão digital e as novas tecnologias

Nesta semana estamos sendo contemplados com um dos maiores eventos mundiais de inovação, tecnologia e empreendedorismo, o Web Summit, pela primeira vez no Brasil e trazendo temas importantes para o cenário digital brasileiro. Como já era previsto, um dos temas que está sendo repercutido no evento é a relação dos dados e o paradigma digital do Brasil, em que ficou claro que ter acesso à tecnologia não garante de fato a inclusão digital, principalmente se levarmos em consideração que boa parte da população ainda não se apropriou do uso da internet.

E aqui quero propor uma reflexão sobre o cenário complexo em que estamos inseridos, como destacado na palestra do Rodrigo Grunes, diretor-executivo de inovação da Vivo, ao evidenciar que 71% da população brasileira têm pelo menos uma rede social – a média global é de 59% – e passa mais de 9h diariamente no celular, onde um terço é navegando em redes sociais. Porém, sobre a inclusão digital, Grunes ressaltou que 40% dos estudantes em escolas públicas não têm acesso a computador ou ferramentas digitais no país, enquanto, nos EUA, há uma taxa de 94% de acesso às ferramentas de inclusão digital. Este contexto nos leva a entender por que existe um paradoxo entre o tamanho da complexidade de cada brasileiro com as informações do cenário digital.

A boa notícia é que, durante a edição deste ano, observei uma crescente evolução no interesse dos brasileiros em eventos de inovação e tecnologia. Mas vale a reflexão sobre o quanto estamos absorvendo de fato essas novas transformações no dia a dia das nossas empresas e instituições. Quando o assunto é inteligência artificial (IA), Cassie Korzyrkov, cientista-chefe de decisões do Google, foi precisa ao discutir o tema e tranquilizar a audiência de que a IA, na verdade, nos cerca há muito tempo, seja nas pesquisas e aplicações, como em canais de streaming, ou nas redes sociais, onde somos usuários de modo passivo das interações de inteligências artificiais de comportamentos e recomendações.

Sendo assim, o que mudou nesses poucos meses em que o assunto tem sido pauta? É que a partir de agora estamos utilizando esta ferramenta de modo direto, ativo e individual, estando disponível e acessível para todos e, por isso, agora o grande desafio é entendermos como essas novas tecnologias podem ajudar a resolver os problemas da nossa sociedade, das corporações e das pessoas, reflexão trazida por Korzyrkov.

Também não posso deixar de comentar a apresentação do Arthur Madrid, CEO da Sandbox, sobre o metaverso, um assunto que deixou de ser destaque nos eventos, mas ainda em amadurecimento no portfólio de algumas empresas, como a do próprio Arthur. Ele destacou que é preciso criar e desenvolver, juntos, o metaverso, ao apresentar o potencial já exercido pela sua marca com os parceiros e famosos que já utilizam a plataforma e interagem com os usuários. Acredito que o metaverso ainda vai ganhar força e voltar a ter grande destaque nos eventos. Talvez falte a participação das novas gerações nos ambientes de discussão sobre o projeto, visto que já nasceram nesse novo mundo digital, de metaverso e jogos como Fortnite, Roblox e Minecraft, por exemplo, que são grande sucesso entre o público.

Por fim, também tivemos debates sobre e-sports, com a grande apresentação da Nicolle “Cherrygumms” Merhy, CEO da Blackdragons, juntamente com o CEO da Loud, Bruno “PH” Bittencourt, falando sobre o contexto e a evolução do Brasil nesse segmento. Os jogos eletrônicos atualmente têm crescido bastante, em 2019, no Web Summit, em Lisboa, o mercado de e-sports já era maior que a soma dos mercados de filmes, música e esportes, com mais de USD$ 138 bilhões.

Nesse cenário de esporte digital, o que fica de aprendizado é que não são apenas times, são empresas organizadas para rentabilizar e gerar lucro. A relação com os fãs e a conexão com a comunidade são questões de gestão de oportunidade, cada jogo tem sua forma de comunicação e estratégia de marketing de acordo com o perfil de público e jogadores, sempre em prol da experiência. Um case de sucesso foi a criação do Player’s Bank, uma parceira da Loud com o Banco Itaú, criado especialmente para o público apaixonado por games. O e-sports é o entretenimento do futuro, provando que tecnologia e esporte têm total sinergia.

Matheus Manssur é superintendente comercial da ClearSale.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Western Alliance diz que notícia de que considera venda é ‘categoricamente falsa’

Próxima Postagem

Petrobras cria grupo de trabalho com China Energy International na área de energia renovável

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
Petrobras cria grupo de trabalho com China Energy International na área de energia renovável

Petrobras cria grupo de trabalho com China Energy International na área de energia renovável

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.