Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Já pensou que a IA pode ser a sua melhor parceira, estagiária ou coach?

Episódio 2: Vamos entender como a IA pode somar no nosso dia a dia e não nos suprimir

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
29 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Já pensou que a IA pode ser a sua melhor parceira, estagiária ou coach?

Neste artigo vou dividir com vocês como estou enxergando a participação da IA no dia a dia nas empresas e para dar luz a essas ideias vou compartilhar alguns highlights da SXSW 2023, que é o maior evento de inovação do mundo, que aconteceu em Austin, no Texas, e terminou no dia 19 de março.

O tema IA esteve em grande parte dos palcos como assunto principal. Trouxe muita informação para ampliar os horizontes da representatividade que ela terá na nossa vida e muitos exemplos práticos da sua eficiência, como palestras onde a apresentação tinha sido feita utilizando somente o ChatGPT e com resultados excelentes e em tempo recorde. Também levantou a importância fundamental da capacitação das pessoas para a sua utilização e o quanto ela proporcionará que sejamos seres humanos melhores, ao passo que a IA será alimentada com os dados gerados por todos nós.

Nossa mente deve estar cada vez mais aberta a mudanças. E, talvez, se perguntar como ela pode me ajudar, seja um ótimo passo. Como “quero trazer logo algumas tarefas que a nossa parceira pode colocar a mão na massa por nós e liberar nossas agendas para fazer coisas que estão um degrau acima. E que tarefas são essas que a IA pode dar conta?”

Eis algumas delas: gerar conteúdo, responder perguntas, analisar, ofertar alternativas, fazer o reconhecimento da fala, criar músicas, criar imagens a partir de textos, traduzir idiomas, analisar informações, ser um assistente virtual… e por aí vai!

Trago as palavras do Kevin Kelly, fundador da revista Wired, que tem uma visão muito positiva sobre como será o uso da IA no futuro e diz que ela pode se transformar no nosso estagiário pessoal universal e nos ajudar naquelas tarefas improdutivas, mecânicas, que não gostamos de fazer, ou de torná-las mais eficientes. Mais do que isso. Poderá nos permitir pensar diferente, a partir de outros pontos de vista, rapidamente coletados ali.

E de onde vem toda essa habilidade da IA para fazer tudo isso e muito mais? Vem de muito treino e de muitos dados. E, cada vez mais, a nossa parceira vai estar sabida, porque à medida que a utilizamos, novos dados vão sendo cadastrados no seu imenso banco de dados.

E para que esse ciclo seja virtuoso, preciso chamar a atenção para a necessidade de capacitação das pessoas. A utilização da IA demanda treinamento para que ela realmente seja uma aliada e inclua as pessoas. E quem vai cuidar dessa capacitação? Os governos e empresas precisam urgentemente colocar essa necessidade para pauta prioritária.

E aí, o que fica claro no fim do túnel para nós? Para mim, fica muito claro que as tecnologias estão vindo a galope para aliviar a carga das pessoas, fazendo uma triagem das tarefas, separando o que a IA pode se comprometer em dar conta. E, com isso, liberar as pessoas para criarem o novo, o que não está nos bancos de dados ainda, para terem mais tempo para cuidar de si e para estarem com a família e amigos e,  por tabela,  ajudar a reduzir os índices elevadíssimos de ansiedade e de depressão que assolam a humanidade.

Podem ter certeza de que nada disso é por acaso. A IA tem um papel na humanidade muito importante e o que temos que fazer agora é treinarmos para que saibamos usá-la buscando os melhores resultados. Aí está a grande desafio.

Amy Webb, que  é uma das mais respeitadas futuristas e CEO do Future Today Institute, nos lembra que as respostas da IA são totalmente dependentes das nossas perguntas. Nesse momento, o foco é treinar. Todos devem treinar para fazer as perguntas certas e, com isso, aprimoraremos o conteúdo coletivo que ficará armazenado nos bancos de dados da IA. Ninguém tem todas as respostas ou sabe tudo, nem mesmo a Inteligência Artificial.

E fecho o nosso artigo dizendo que nós somos responsáveis por abastecer essa grande base de dados com as melhores referências para que as respostas sejam cada vez melhores. E para isso, precisamos ser treinados pelos governos e pelas empresas. Esse papel é da sociedade. Capacitar para inserir!

O objetivo final é que a IA nos faça seres humanos melhores, aprofundando os nossos conhecimentos e dando pista para subirmos a nossa barrinha da felicidade.

E assim seguimos conhecendo mais sobre a IA.

Vejo vocês no próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Lacta digitaliza Páscoa e estreia página oficial no Mercado Livre

Próxima Postagem

Totens de autoatendimento e omnichannel são destaques do primeiro dia da Autocom 2023

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027
Marketing

Speedo mira o marketing de influência com projeto de 100 influenciadores até 2027

9 de junho de 2025
Foodservice

Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets

8 de junho de 2025
Com uma média diária de 72 mil atendimentos e mais de 26 milhões de pedidos realizados ao longo de 2024, o Giraffas lançou uma nova edição do estudo Raio X dos Hábitos Alimentares dos Consumidores. A análise mostra que o ticket médio também evoluiu no período, alcançando R$ 47,71, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023. No ano, o frango foi a proteína mais consumida, representando 50,01% dos pedidos com proteína animal, seguido pela carne vermelha, com 48,21%. Porém, o levantamento por estado revela outro cenário: a carne vermelha liderou o consumo em 16 estados, enquanto o frango foi mais pedido em nove estados e no Distrito Federal. O estudo também aponta alguns padrões regionais: A região Sul é onde mais se compartilham refeições, apesar do crescimento dos pedidos individuais. O consumo de brindes avulsos e combos infantis se destacou no Centro-Oeste (31,96%) e no Sudeste (30,64%). Datas comemorativas como Dia das Crianças, Natal e Black Friday impulsionaram o fluxo nas lojas, com alta de até 55% em relação a fins de semana anteriores. O Nordeste teve o maior ticket médio (R$ 48,40), seguido pelo Sudeste (R$ 48,32). Já o Sul, com o menor ticket (R$ 46,88), registrou aumento nas vendas de bebidas, acompanhamentos e pratos com adicionais como espetinhos e saladas. O Centro-Oeste se destacou no consumo de sobremesas, enquanto o Norte teve crescimento nos pedidos de adicionais e bebidas. A digitalização também avançou: os totens de autoatendimento já representam mais de 50% das vendas nas lojas. Tendência de escolhas saudáveis Entre os acompanhamentos, observa-se uma inclinação crescente por opções mais leves. O arroz integral teve boa aceitação, com destaque para São Paulo (34,05% dos pedidos), além do Distrito Federal, Paraná, Goiás e Santa Catarina. Os adicionais de salada também mostraram crescimento proporcional por mil clientes. Nas bebidas, o refrigerante segue líder (71% dos pedidos), seguido por suco (14%), água (10%), cerveja (4%) e chá (1%). A cerveja apresentou queda de 11,72% em relação a 2023, enquanto sucos e água continuam em alta.
Foodservice

Giraffas lança análise dos hábitos de consumo dos clientes

8 de junho de 2025
Próxima Postagem
autocom

Totens de autoatendimento e omnichannel são destaques do primeiro dia da Autocom 2023

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.